CAVI – Casa de Apoio à Vida

Fundada em 1979, a Casa de Apoio à Vida – CAVI é um departamento assistencial do Centro Espírita Allan Kardec – CEAK. Nosso trabalho está voltado às pessoas e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e às gestantes adolescentes e adultas da região de Campinas.

Nosso quadro de Recurso Humano é composto por 5 funcionários, contratados em regime de CLT, e 115 voluntários para atender a demanda de cerca de 200 assistidas por ano. Desde a sua fundação, a CAVI já recebeu mais de cinco mil mulheres de diversas faixa etárias.

O início da CAVI foi marcado pelos jovens da Mocidade Espírita Allan Kardec (MEAK) que se mobilizavam para conseguir recursos e comprar artigos para bebês. Os recursos vinham de campanhas e rifas, e então eram adquiridos os enxovais e outros itens essenciais.

Hoje, a CAVI se mantém com as doações de pessoas físicas, empresas, por meio das arrecadações com a Nota Fiscal Paulista, além de recursos provenientes do CEAK.

Valores da CAVI

Comunicação: entre assistidas e voluntários;
Aperfeiçoamento: do trabalho e do atendimento a gestante;
Valorização: de todos que aqui se encontram para atender ou ser atendidos;
Iniciativa: para que cada ano represente o crescimento e conquistas.

Missão: Ser referência no acolhimento, apoio e orientação às gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social, propiciando-lhes ações preventivas e protetivas de seus direitos fundamentais, além de capacitá-las para o mercado de trabalho.

Visão: Trabalho sério e responsável exercido com amor, na forma plena do acolhimento, transforma vidas e contribui para a formação de uma sociedade mais consciente, justa e solidária.

Valores:

  • Do AMOR afetivo, de mãe para filho, ao Amor fraternal, que cresce e multiplica, o nosso trabalho transcende as fronteiras assistenciais para implantar efetivamente nas pessoas um novo sentido à vida.
  • Acreditamos na EDUCAÇÃO como construção de valores e meio de transformação e crescimento.
  • A nossa RESPONSABILIDADE é tornar nossas assistidas protagonistas de suas próprias histórias.
  • Temos convicção de que somente conseguiremos fazer a diferença se imprimirmos RESPEITO por toda condição humana.
  • A ALEGRIA permeia nosso cotidiano porque estamos a serviço de Deus e do próximo.

Conheça mais um pouco sobre a CAVI no Programa Mais Caminhos, da EPTV Campinas, exibido em 7 de dezembro de 2019.

Produção EPTV Campinas