Oficinas

As oficinas destinadas às gestantes são divididas entre adolescentes e adultas com conteúdos e abordagens específicas. São 5 turmas anuais, as aulas acontecem semanalmente, e tem a duração de 20 (para adolescentes) ou 13 encontros (para adultas), com no máximo de 30 gestantes por turma.

Oficina para Gestantes – Cuidar de quem Cuida

A principal característica desta oficina é o acolhimento. Adolescentes e adultas carentes chegam até a CAVI e recebem informações sobre a gestação de forma amorosa e repleta de conhecimento, de maneira que desperta a responsabilidade para o exercício da maternidade.

Entre os conteúdos estão a autoestima, aceitação da gestação, família, projeto de vida, educação de filhos, relacionamento conjugal, até questões mais práticas como cuidados com o bebê, alimentação na gestação, desenvolvimento infantil, orientação jurídica entre outros. Todo conteúdo é ministrado por profissionais especializados de cada área como médico, advogado, assistente social, psicólogo, enfermeira-obstetra e enfermeira, fisioterapeuta, entre outros.

A oficina para gestantes da CAVI, aliada às oficinas de saúde, sexualidade e prevenção, cidadania e protagonismo juvenil, orientam, capacitam e direcionam essas mães para uma maternidade responsável.

Oficina “Cuidar de quem Cuida”

A principal característica desta oficina é o acolhimento!

Adolescentes, adultas e seus familiares em situação de risco e vulnerabilidade social e emocional chegam até a CAVI e recebem esclarecimentos sobre a gestação e tudo que envolve esse momento tão especial, de maneira a despertar a responsabilidade para o exercício da Maternidade/Paternidade e a importância da família.

Esta oficina está aliada ao estudo sobre saúde, sexualidade e prevenção, cidadania e protagonismos juvenil, empoderamento da mulher, fortalecimento de vínculo familiar, orientando e direcionando os assistidos para um projeto de vida saudável.

CUIDAR DE QUEM CUIDA” é direcionada às gestantes adolescentes e adultas e seus familiares com apresentação de conteúdos e abordagens específicas.

A Oficina é dividida em 5 turmas/por ano, sendo 2 de adolescentes e 3 de adultas.

Composta por 30 gestantes por turma, a de adolescentes tem a duração de 20 (vinte) encontros e de adultas 13 (treze), que acontecem semanalmente.

Oficina de Beleza

Destinada a capacitar o público atendido pela CAVI para o trabalho e que buscam o aperfeiçoamento, resgate da cidadania e autoestima, com atuação na área da beleza. Aborda em seu como conteúdo as seguintes atividades: manicure, pedicure, unhas artística, design de sobrancelhas, auxiliar de cabeleireiro (escova, chapinha, baby liss, hidratação, etc).

Essa oficina desenvolve também as habilidades para ao atendimento ao cliente, comportamento profissional, empreendedorismo, manuseio e higienização de instrumentos e identificação de enfermidades das mãos, pés e outras partes do corpo que as colocam no quadro de risco na área da saúde.

Oficina Kit Festa – Faça é Fácil

Essa oficina é voltada ao empreendedorismo no qual poderão desenvolver uma atividade e atuar também no ambiente domiciliar.

As aulas transmitem conhecimentos teóricos e práticos para a preparação de doces e salgados, assim como orientação para cálculo de custos (matéria-prima, energia, etc.) e precificação do produto final.

Como se inscrever

Para participar das oficinas para gestantes basta ligar no número (19) 3237-2019 ou (19) 9 8926-6852 e agendar uma entrevista com a Assistente Social. As demais oficinas são exclusivas para as participantes (ou ex-participantes) da CAVI.