Projetos

Desde 1979, voluntários do CEAK prestam assistência a gestantes, por meio do Instituto Popular Humberto de Campos (IPHC). A partir da consolidação da Casa de Apoio à Vida, em 2001, a entidade se estruturou e aprimorou seus serviços a ponto de receber diversos prêmios e reconhecimento por sua contribuição social. Conheça alguns deles:

2017

Fundação Banco do Brasil

Com o projeto GEST-AÇÃO, a CAVI recebeu, em 2017, o valor de R$ 54 mil da Fundação Banco do Brasil para aprimorar a qualidade no atendimento e acolhimento às gestantes assistidas, através da adequação do espaço físico e aquisição de material didático e móveis adequados para atender às atribuições dos cursos de capacitação semiprofissionais.

Entre os materiais a serem adquiridos pelo projeto estão cadeiras de manicure, espelhos, lavatório, armários suspensos, coifa suspensa, mesas, ventiladores e materiais para confecção dos Kit de Manicure e Kit Festa, sendo esses dois últimos entregues para as gestantes ao final do curso, além de investimentos em aparelhos eletrônicos, como computadores.

O convênio, que tem prazo de um ano, faz parte do  projeto “Voluntários BB” contemplado no edital FBB 2016 e tem como objetivo o apoio às ações sociais e ambientais desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos que tenham atuação de Voluntário BB (da ativa ou aposentados), em iniciativas de inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental e educação.

2013

Tecnologia Social (TS)

Em 2013, fomos a primeira instituição convidada pela FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) para implantar a Tecnologia Social, que nada mais é do que organizar e tornar sistemático o desenvolvimento das ações e atividades da instituição. Com a tecnologia social é possível replicar ações em outras localidades, ampliando o poder de transformação social, além de servir como indicador de caminhos para políticas públicas que abordem a relação ciência – tecnologia – sociedade.

Para serem incluídas como Tecnologia Social, as ações devem possuir atributos de interdisciplinaridade, pluralidade, efetividade e replicabilidade, para que a transformação social seja ampliada a novos horizontes.

Em setembro de 2014, o projeto de Tecnologia Social da CAVI foi apresentado em um seminário, realizado pela FEAC. Em 2015, a entidade recebeu o certificado de participação na formação em tecnologia social pela mesma federação.

feac

2012

Prêmio Destaque do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

A CAVI figurou entre as 20 organizações não-governamentais (ONG) que receberam o prêmio. Entre 1638 práticas inscritas, a CAVI foi a única escolhida no quesito “Melhoria da Vida da Mulher”. O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). É coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Aprovação do Projeto da CAVI pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e  do Adolescente) e classificado entre os 7 melhores.

2011

Apoio da UNICEF – Globo (Programa Criança Esperança)

O apoio fez crescer o número de atendimentos na entidade e mostrou a necessidade de gerar dados que comprovassem os resultados sociais do Curso de Gestantes. Para cumprir essa etapa, foi realizada a 1ª pesquisa de impacto social da CAVI, com participantes que frequentaram a instituição entre os anos de 2007 e 2009. Os resultados demonstraram melhorias nos níveis de planejamento familiar, amamentação, vacinação e aceitação dos bebês, além de ótimos níveis de não-violência e do aumento do índice de empregabilidade e obtenção de renda.

Finalistas do Prêmio ABRINQ

A CAVI esteve entre os 20 melhores projetos.

Programa Ação Jovem – SP

Cadastramento de 29 gestantes no programa social que prevê um auxílio mensal para jovens concluírem a educação básica.

logo-crianca-esperanca
abrinq
acao-jovem