ASSISTÊNCIA SOCIAL

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Instituto Popular Humberto de Campos (IPHC) executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço socioassistencial com famílias residentes em Campinas e que passam por situações de vulnerabilidade social.

O trabalho é realizado com cerca de 160 crianças, na faixa entre 6 e 10 anos de idade, e atinge diretamente as famílias, pois promove atividades de convivência e participação na vida cotidiana de seus filhos na entidade. Durante o meio período que permanecem no SCFV do IPHC, as crianças recebem três refeições, além de orientações de higiene, educação de vida cotidiana que proporcionam o convívio social e exercício de cidadania. São realizadas oficinas de informática, artes e artesanato, atividades culturais e brincadeiras diversas.

Às crianças que participam do SCFV é assegurada a permanência na escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, através da parceria com Governo do Estado de São Paulo, que utiliza as instalações do IPHC para as atividades da Escola Estadual IPHC, no período contrário ao funcionamento do Instituto.

O objetivo do programa é a proteção social, o desenvolvimento global das crianças em um ambiente acolhedor e protetor, incentivando-as a conviver e superar a realidade existente no mundo atual, assim como o fortalecimento dos vínculos afetivos na família, na comunidade onde vivem e entre outras crianças.