Departamento Editorial
Este link será brevemente ativado
Tudo Serve
Palestras Notícias Reportagens
Centro Espírita
Educandário Eurípedes
Inst.Popular Humberto de Campos
Creche Gustavo Marcondes
Creche Mãe Luiza
Terça, 27 de Junho de 2017  
Home Page
Grade de Atividades
Cursos
Palestras
Assistência Espiritual
Preleções Evangélicas
Atendimentos
Casa de Apoio à Vida
Mocidade Espírita
Educação Espírita
Voluntariado
Fale Conosco
Localização
Boletim
Campanhas
Reportagens
Vídeos
Palestra AO VIVO
Aulas de Espiritismo
Espiritismo
Livros / CDs
Biografias
Mensagens
Calendário
Arte
Grupo de Teatro
   Cativarte
Coral
Vozes do Amanhã
::  Biografias
Yvonne do Amaral Pereira
Dentre os grandes escritores espíritas que através dos tempos nos brindaram com obras de cunho moral e de grandes ensinamentos doutrinários, temos que colocar o nome de Yvonne do Amaral Pereira.

Foi uma grande divulgadora da Doutrina e do Movimento Espírita no Brasil.
De notável mediunidade, atuou durante muitos anos como médium receitista, orientada por Bezerra de Menezes e outros grandes vultos do espiritismo, auxiliando a todos aqueles que a procuravam em busca de um lenitivo para seus males do corpo e da alma.

Tinha verdadeira paixão pelo trabalho em prol dos suicidas. Em suas preces diárias e em suas obras, especialmente “Memórias de um Suicida”, buscou ajudar aqueles que, em desespero, tentaram ou atentaram contra a própria vida, comprometendo severamente a evolução espiritual que todos buscamos.

Grande estudiosa do Evangelho e das obras Espíritas, teve inúmeros trabalhos e artigos publicados na revista “Reformador”.

Era uma preletora de admirável valor, tendo proferido palestras em diversos Centros e Casas Espíritas, sempre com a mesma dedicação com que atendia a todos em seu trabalho do dia-a-dia.

Estudiosa que era, Yvonne Pereira sabia como poucos o Esperanto e através destes conhecimentos, comunicava-se com muitas outras pessoas do exterior, sempre em busca de novos aprendizados.

Sua vida foi intensa em favor do próximo. Deixou-nos um legado composto por várias obras de grande significação e ensinamentos, através de seus livros mediúnicos publicados pela Federação Espírita do Brasil.

Tanto os romances quanto as histórias que psicografou e publicou, foram ditados e orientados por grandes vultos do espiritismo como Bezerra de Menezes, com quem teve maior contato, seja pela psicografia, seja pelos atendimentos diários, Léon Denis, Camilo Castelo Branco, Léon Tolstoi e muitos outros.

Cada uma das obras de Yvonne Pereira mostra uma particularidade do mundo invisível e uma grande lição a ser aprendida e vivida.

Seus 12 livros publicados pela FEB estão assim distribuídos: “Devassando o Invisível” e “Recordações da Mediunidade”, narram suas experiências quando em desdobramento; nestas experiências, foi sempre assistida pelos Espíritos Bezerra de Menezes e Charles .“O Cavaleiro de Numiers”, “Drama da Bretanha” e “Nas Voragens do Pecado”, os dois primeiros esboçados por Roberto de Canalejas, foram concluídos depois de 40 anos por Charles. “Memórias de um Suicida”, ditado por Camilo Castelo Branco, que muito tem a ver com suas obras quando encarnado e, segundo Francisco Candido Xavier, é o melhor livro que retrata o umbral. “Ressurreição e Vida”, livro de contos ditado por Léon Tolstoi. “Nas Telas do Infinito”, traz em sua parte primeira uma história de Bezerra de Menezes e, na segunda, uma novela ditada por Camilo Castelo Branco, retratando uma narrativa recheada de emoções, sobre um castelo mal- assombrado. “A Tragédia de Santa Maria” relata uma história de amor e “Dramas da Obsessão”, os dois ditados por Bezerra de Menezes. “Amor e Ódio”, narrativa sobre o Espírito Gastão de Saint Pierre, ditada por Charles. “Sublimação”, que trata das implicações morais e as danosas conseqüências do suicídio, refletidas na vida além-túmulo.

Além das obras publicadas, Yvonne Pereira nos legou outras obras de interesse como “Evangelho aos Simples”, “A Lei de Deus”, “Contos Amigos”, “Pontos Doutrinários”, “O Livro de Eneida” e “A Família Espírita”.

Jorge Rizzini, citado por Augusto Marques de Freitas, secretário do Centro Espírita Yvonne Pereira, conta-nos que ela teria escrito mais 10 livros infanto-juvenis, ditados por Bezerra de Menezes e que se acham guardados há pelo menos 20 anos nos arquivos da FEB. Quem revelou isto a Rizzini foi a própria médium.

Yvonne Pereira tinha um temperamento tímido que lhe dificultava o relacionamento, porém, não foi empecilho ao trabalho árduo e profícuo desta alma generosa e dedicada.
O pai de Yvonne era funcionário público, tendo que se mudar constantemente, por força da profissão. Assim, morou em Lavras, Juiz de Fora, Pedro Leopoldo e Coronel Pacheco, em Minas Gerais, e Barra do Pirai no Rio de Janeiro.

Por todas estas cidades que passou, exerceu cargos ligados à assistência social, além do trabalho mediúnico ao qual se dedicou incessantemente.

Além do imenso legado de Yvonne Pereira, vários acontecimentos de sua vida merecem ser destacados.

Logo aos 29 dias de vida foi acometida de catalepsia e, no estado letárgico que ficou, quase foi enterrada viva.

Aos cinco anos de idade já via e conversava com os espíritos e aos 10 anos já assistia a reuniões mediúnicas. Aos doze seu pai deu-lhe “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começou a estudar e não mais parou.

No dia 10 de julho de 1989, o Centro Espírita “Yvonne Pereira” recebeu uma carta na qual o subscritor narrava que, desesperado, pensava em dar fim a sua vida quando, uma senhora idosa, bem trajada e sorridente, apareceu e disse-lhe: “Meu nome é Yvonne do Amaral Pereira. Sei o que pensas fazer. Desista. Escreva uma carta para Rio das Flores/RJ, que de lá receberá ajuda”. Além de dissuadi-lo do suicídio, Yvonne ainda lhe incutiu o respeito pela vida e a grandiosidade deste privilégio.

Na elaboração de suas obras, Yvonne Pereira comumente era conduzida pelos mentores ao além, para depois poder passar para o papel, a mensagem do plano espiritual.

Reencarnou em 24 de dezembro de 1900 e desencarnou em 09 de março de 1984.
José Carlos Branco

© 2003 CEAK Campinas - Todos os direitos reservados. Produzido por Interside