Ingressar no mercado de trabalho e conquistar seu espaço como profissional respeitado é o desejo de muitos jovens. Com o compromisso de desenvolver cidadãos aptos aos desafios do mundo do trabalho, o Educandário Eurípedes apresenta o Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz.
Aprendizes
Quando um adolescente/jovem se torna aprendiz de uma das empresas parceiras do Educandário Eurípedes (E.E.), inicia-se um processo contínuo de crescimento pessoal, social e profissional, ancorado em relações éticas e transparentes. É um momento de oportunidades, porém de responsabilidade e comprometimento do adolescente/jovem com uma nova etapa de sua vida.
Para ser um aprendiz, o adolescente/jovem deve:
De acordo com a legislação, a contratação tem um prazo determinado de, no máximo, dois anos. Para participar, os adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos precisam ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio.
Deverá priorizar a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, tais como:
Adolescentes egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas;
Jovens em cumprimento de pena no sistema prisional;
Jovens e adolescentes cujas famílias sejam beneficiárias de programas de transferência de renda;
Jovens e adolescentes em situação de acolhimento institucional;
Jovens e adolescentes egressos do trabalho infantil;
Jovens e adolescentes com deficiência;
Jovens e adolescentes matriculados na rede pública de ensino, em nível fundamental, médio regular ou médio técnico, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; e,
Jovens desempregados e com ensino fundamental ou médio concluído na rede pública.
Conforme DECRETO Nº 8.740, DE 4 DE MAIO DE 2016. Altera o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, para dispor sobre a experiência prática do aprendiz.
O plano de curso do Programa Jovem Aprendiz é validado pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. O Educandário Eurípedes está devidamente registrado no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
