Institucional

A Creche Gustavo Marcondes é um departamento do Centro Espírita Allan Kardec e filiada à FEAC – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas.

Localizada no Jardim Atibaia, em Sousas, é uma unidade de educação infantil com capacidade para atender 100 crianças da região, com idades de 3 a 6 anos, oferecendo alimentação balanceada, atividades pedagógicas e recreativas, no horário das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Tem como objetivo promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, além da ampliação de suas experiências, valorizando as peculiaridades de cada aluno, incorporando a diversidade, inclusive de alunos especiais, sem nenhum tipo de distinção.

Busca ainda, estimular o interesse pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

História

Em 22 de fevereiro de 1976, o CEAK inaugurou o Lar dos Quinze Irmãos com a finalidade de abrigar crianças órfãs ou abandonadas do sexo masculino, na faixa etária de zero a três anos. Nos 14 anos que funcionou como orfanato, passaram pelo Lar 152 crianças. Em 4 de junho de 1990, o Lar dos Quinze irmãos foi transformado em creche para atender crianças carentes na faixa etária de três a cinco anos, com capacidade inicial para 10 crianças.

Entre 1998 e 1999, a creche foi reformada e ampliada. Em 1 de Janeiro de 2000 teve seu nome alterado para Creche Gustavo Marcondes, em homenagem ao fundador do Centro Espírita Allan Kardec. Em 2014, a Creche Gustavo Marcondes foi homologada pela Prefeitura Municipal de Campinas como unidade educacional.

Patrono

Nascido aos 7 de Dezembro de 1900, em Palmeiras, estado do Paraná, Gustavo Marcondes realizou seus primeiros estudos em sua terra natal e o curso de contador em Paranaguá. Com vocação para o magistério, destacou-se como professor licenciado para o ensino particular e profissional.

Em 1923, transferiu-se para a cidade de Franca – SP, onde ingressou por concurso público no Banco do Brasil. Já era profitente do Espiritismo e colaborava com a Casa de Saúde Allan Kardec. Em 1925 contraiu matrimônio com D. Mercedes Rufino Selles. No ano seguinte, foi transferido para Ribeirão Preto. Em 1928, fundou a Escola e a Biblioteca dos Pobres, ministrando diversos cursos de jardim da infância, primário, noturno para adultos e curso prático de comércio. Realizava palestras doutrinárias para divulgação do Espiritismo por toda aquela região. Participava ainda da União Espírita de Ribeirão Preto e do Centro “Eurípedes Barsanulfo”. Em 1934, foi transferido para a cidade de Campinas, onde se aposentou, em 1953.

Em Campinas, fundou o Instituto Popular “Humberto de Campos” voltado para estudantes de baixa renda, com a oferta dos cursos pré-primário, datilografia e prático de comércio. Em setembro de 1938, juntamente com outros abnegados companheiros, fundou o Centro Espírita “Allan Kardec”, no qual anexou o Instituto Popular “Humberto de Campos”, como um de seus departamentos.

Inaugurou em 1949 a sede própria na Rua Irmã Serafina, 674, no centro da cidade, criando então novos cursos: corte e costura, bordado, trabalhos manuais, preparatório para o ginásio, primário e noturno para adultos. Pouco depois foram criados novos setores, como a Casa dos Meninos, um internato para jovens de 14 a 18 anos, que ali recebiam educação, alimento e moradia.

Fundou também a Mocidade Espírita e o Departamento Feminino. Gustavo Marcondes presidiu o Centro Espírita “Allan Kardec” por mais de 30 anos. Seu desencarne deu-se aos 26 de Agosto de 1968.

*Compilado do livro “Cartas do ‘Seu’ Gustavo” – Editora EME.

Missão: Ser uma instituição referência no acolhimento e no cuidado de crianças de 3 a 5 anos, promovendo o desenvolvimento integral e a convivência harmônica, num ambiente afetivo e estimulante, para que possam crescer de forma plena e saudável.

Visão: Oferecer à criança um acolhimento amoroso e seguro, com oportunidades significativas para o exercício da sua expressividade, criatividade e singularidade, em um ambiente de respeito, disciplina, aprendizagem e bem-estar, é proporcionar ao ser humano um desenvolvimento pleno e o direito a uma trajetória feliz.
É esse comprometimento que nos mobiliza todos os dias.
E é esta a nossa contribuição para a formação de uma sociedade mais consciente, justa e solidária.

Valores:

  • Mais do que um valor, Educação para nós é uma missão e vai muito além da transmissão de conteúdos educacionais – prepara o cidadão autoconsciente e autor do seu destino.
  • Nossa conduta é regida pelo Respeito em todos os sentidos, sobretudo pela singularidade de cada Ser. Agindo desta forma, garantimos um ambiente harmônico e um modelo de convívio às nossas crianças e a todos nós – dirigentes, instrutores e colaboradores – que fazem parte desta grande causa.
    A Alegria é o valor espontâneo que flui e permeia todo nosso ambiente, como resultado do amor e da plena realização pelo que fazemos.
  • Imprimimos Excelência em tudo o que fazemos porque estamos a serviço da Vida.