Adolescentes e Jovens

Adolescentes e jovens de 15 a 24 anos podem participar das Atividades Socioeducativas do Educandário Eurípedes no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (CCII) ou no Projeto Trampolim.

Para participar das Atividades Socioeducativas, necessário preencher a Ficha de Cadastro de Interesse para que o Serviço Social entre em contato CLIQUE AQUI.

As Atividades Socioeducativas do Educandário Eurípedes visam estimular o protagonismo, potencializar as habilidades, fortalecer vínculos familiares e comunitários e oferecer recursos para o acesso ao mundo do trabalho.

Para mais informações sobre as Atividades Socioeducativas CLIQUE AQUI.

Conheça mais no nosso Blog! 

Entre em contato e saiba mais contato.ee@ceak.org.br

Centro de Convivência Inclusivos e Intergeracionais (CCII)

Realizado em parceria à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, tem por objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, de sociabilidades, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social.

Para participar das atividades do CCII Educandário Eurípedes priorizamos o atendimento aos moradores da região norte do município de Campinas, referenciados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por outros serviços da rede socioassistencial e das demais políticas públicas (saúde, educação e outros), articulação intersetorial, demanda espontânea, busca ativa, encaminhamentos da Proteção Social Especial, órgãos de defesa/sistema de garantia de direitos e alta complexidade.

São atendidos, em especial, adolescentes e jovens:

  • Pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferências de renda;
  • Em situação de isolamento ou com vivência de violência e/ou negligência;
  • Com defasagem escolar;
  • Em situação de acolhimento ou em situação de rua;
  • Vítimas e/ou vinculados a programas de combate à violência sexual;
  • Em situação de vulnerabilidade em consequência de deficiências.

São propostas do CCII Educandário Eurípedes:

  • Estimular o protagonismo, através do acesso à informação sobre direitos de cidadania;
  • Assegurar espaços de referência para o convívio familiar, grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direitos de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
  • Favorecer o desenvolvimento de atividades Intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, de modo a prevenir a segregação dos idosos e combater o preconceito, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

Projeto Trampolim

Realizado em parceria à Fundação FEAC, tem por objetivo capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mercado de trabalho.

A participação nas atividades do Projeto Trampolim são para adolescentes e jovens moradores do município de Campinas, com idade entre 15 e 24 anos e, em especial, aqueles que encontram-se em situação de risco ou vulnerabilidade social.

São propostas do Projeto Trampolim:

  • Apresentar os recursos para a garantia dos direitos do trabalhador;
  • Acompanhar o adolescente e jovem em sua trajetória escolar;
  • Promover a inclusão digital (introdução a informática) e qualificação dos recursos tecnológicos (uso mídias sociais);
  • Realizar o acompanhamento familiar durante toda participação no projeto;
  • Instrumentalizar os adolescentes e jovens sobre as oportunidades e novas configurações do mundo do trabalho.

Programa de Aprendizagem Profissional

Jovem Aprendiz – Tem por objetivo atender adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, estudantes de escola pública, e de famílias de baixa renda e público prioritário, possibilitando a formação técnico-profissional metódica compatível com seu desenvolvimento, físico, moral e psicológico respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Para mais informações CLIQUE AQUI.

Cursos de Iniciação Profissional – Tem por objetivo especializar e capacitar profissionalmente adolescentes a partir de 16 anos em áreas específicas, com conhecimentos práticos e teóricos nos diversos segmentos de trabalho, garantindo seu ingresso e permanência no mundo do trabalho.

Para mais informações CLIQUE AQUI.

Conheça mais no nosso Blog