Gastronomia como Caminho: A Importância de um Curso de Iniciação Profissional!

A cozinha sempre foi um lugar de afeto, criatividade e transformação. Mas, para muitas pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, ela também pode ser um ponto de virada — uma oportunidade concreta de recomeço, geração de renda e melhoria na qualidade de vida. É nesse contexto que um curso de iniciação profissional em gastronomia, com foco na produção de massas, se torna uma ferramenta poderosa de inclusão social.

Em parceria com a Eurogerm Brasil, realizamos no CEAK Educandário Eurípedes o Curso de Iniciação Profissional – CIPs Masseiro, com o objetivo do desenvolvimento de competências básicas que permitam o apoio à produção de massas, utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade.

O curso aconteceu em agosto e setembro, com 06 encontros e 25 participantes. Ao oferecer capacitação básica na área da gastronomia, esse tipo de curso abre portas para quem deseja entrar no mercado de trabalho, iniciar um pequeno negócio ou, simplesmente, aprender a preparar alimentos mais nutritivos e saborosos para sua própria família.

Conforme relato de Poliana Signore, representante da empresa, “A Eurogerm Brasil tem muito orgulho da parceria com o CEAK Campinas, que já dura mais de quatro anos. Durante esse período, tivemos a oportunidade de apoiar iniciativas que contribuem diretamente para a formação e capacitação profissional de jovens e adultos. Entre os projetos que patrocinamos, destacamos o Curso de Iniciação Profissional (CIP) – Masseiro, reconhecido pela qualidade do conteúdo, pela seriedade
na condução e pela dedicação dos educadores envolvidos. Esses cursos vão além do aprendizado técnico: representam oportunidades reais de transformação de vidas por meio do conhecimento e do trabalho. Acreditamos que investir em educação e qualificação é fundamental para construir um futuro melhor e mais sustentável”.
Para quem enfrenta desafios econômicos ou sociais, o acesso à formação profissional é, muitas vezes, um obstáculo difícil de transpor. Cursos como esse têm o potencial de mudar essa realidade, oferecendo conhecimento técnico acessível, com foco prático e imediato.

Encerramos no dia 15 de setembro esse ciclo de aprendizado e crescimento com muita satisfação. Foram dias de troca, dedicação e conquistas que marcaram positivamente todos os envolvidos. Ver a evolução dos participantes, suas histórias e o entusiasmo com o novo conhecimento nos mostra, mais uma vez, que investir em formação é também investir em esperança e futuro.

O resultado deste trabalho coletivo estão nos versos que foram escritos e proferidos pela Claudia Araújo, Pedagoga do CEAK EE, responsável pelo Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho.

Numa manhã fria de agosto
Todo mundo estava disposto
Apresentamos cardápio e roteiro
Começava o curso Masseiro

Cada encontro uma alegria
Aqui reinou a simpatia
Uma lista de ingredientes
E um grupo de adultos potentes

Tudo muito planejado
Nós queremos resultado
E a receita sai perfeita
Bom trabalho traz boa colheita

Vê se a massa está no ponto
Está quase tudo pronto
Molho, textura e sabor
Tudo feito com muito Amor

Macarrão, ravióli e pastel
Tudo saiu do papel
Massa, molho e recheio
Respeito e amizade no meio

Ao final tudo deu certo
Nada ficou em aberto
O que aprendemos no caminho
É que ninguém cresce sozinho

E as palavras usadas no curso
Que permearam o nosso percurso?
Farinha, fermento e manjericão
Gentileza, afeto e gratidão

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm4.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Dia do Idoso: Celebração da Vida, da Experiência e do Cuidado com Quem Construiu Caminhos!

O dia 1º de outubro marca uma data de extrema relevância: o Dia do Idoso, celebrado tanto no Brasil quanto internacionalmente. Mais do que uma data comemorativa, este é um momento de reflexão, valorização e conscientização sobre os direitos, a dignidade e o papel fundamental da pessoa idosa na sociedade.

A data está diretamente ligada à criação do Estatuto do Idoso, no Brasil, e à Política Nacional do Idoso, estabelecida pela ONU, que visam garantir não apenas o respeito, mas também o pleno exercício da cidadania, a autonomia e a qualidade de vida da população com 60 anos ou mais.

No Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, este compromisso vai além das palavras. Aqui, desenvolvemos diariamente um trabalho pautado no acolhimento, na escuta ativa e na valorização das vivências e saberes que os idosos carregam consigo. Acreditamos na potência da convivência entre gerações, promovendo atividades que estimulam o respeito mútuo, a integração e a troca de experiências entre idosos, jovens e crianças.

Oficinas, rodas de conversa, atividades culturais, recreativas e socioeducativas são algumas das formas que encontramos para fortalecer vínculos, combater o isolamento social e incentivar a participação ativa dos idosos na comunidade. Cada história compartilhada, cada gesto de afeto e cada aprendizado intergeracional nos lembram da
importância de um envelhecimento digno e com sentido.

Celebrar o Dia do Idoso é, também, reconhecer o valor daqueles que ajudaram a construir o presente que vivemos hoje. É reafirmar o compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa para todas as idades.

Que possamos, todos os dias, ouvir com atenção, cuidar com carinho e caminhar lado a lado com os nossos idosos, aprendendo com eles e garantindo que seus direitos sejam respeitados.

Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK EE Cuidar de quem cuidou de nós é um ato de amor e justiça.

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Trampo Jovem: Qualificação Profissional e Inclusão Digital para um Futuro com Mais Oportunidades!

O Projeto Trampo Jovem é uma iniciativa transformadora voltada para a juventude que busca seu primeiro emprego ou deseja se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Em um cenário cada vez mais competitivo, a qualificação profissional e a inclusão digital deixaram de ser diferenciais e passaram a ser exigências básicas para quem deseja crescer e se destacar.

Por meio de uma abordagem prática e acessível, o Trampo Jovem oferece conteúdos que capacitam os jovens com habilidades técnicas e comportamentais, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho. Além disso, o curso reconhece a importância da tecnologia no cotidiano profissional e promove a inclusão digital como ferramenta de
acesso ao conhecimento, à comunicação e às oportunidades.

Em uma sociedade marcada pela desigualdade de acesso à educação e à tecnologia, o Trampo Jovem atua como uma ponte, aproximando os jovens de realidades antes distantes. Com aulas sobre empreendedorismo, postura profissional, elaboração de currículos, ferramentas digitais e muito mais, o curso contribui diretamente para o desenvolvimento da autonomia, autoestima e empregabilidade da juventude.


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3º Festival de Massas do Educandário Eurípedes – Prestação de Contas


Olá, Tudo bem?

Queremos compartilhar com você o resultado do nosso Festival de Massas 2025, que representou uma verdadeira receita de união, sabor e solidariedade!Graças ao apoio de cada pessoa que comprou, divulgou, trabalhou e torceu por nós, produzimos e comercializamos nas seguintes quantidades:

Foram 271 massas vendidas, sendo 42 massas solidárias. O gasto com a produção e insumos das massas foi de R$8.220,22. O lucro líquido obtido com a campanha foi de R$9.496,98.O valor líquido arrecadado de R$9.496,98 será destinado à manutenção e continuidade dos atendimentos e projetos do Educandário Eurípedes, que diariamente transforma vidas com educação, cuidado e acolhimento.

A cada pessoa que fez parte dessa história, o nosso muito obrigado. Foi lindo ver como, juntos, conseguimos ir tão longe! Mais uma vez, muito obrigado por fazer parte da nossa missão.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelo doadores@ceak.org.br ou WhatsApp (19) 99319-3359.
Com gratidão,Equipe CEAK

Fortalecendo Vínculos com Alegria e Tradição!

As atividades de convivência têm um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais. Elas criam espaços de acolhimento, escuta, troca de experiências e construção coletiva. E quando essas atividades são alinhadas a datas temáticas e culturais, como a tradicional Festa Junina, os laços se fortalecem ainda mais!

Com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários, realizamos o Arraial do Educandário, envolvendo os participantes do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional, do Projeto Andorinhas e dos Cursos de Iniciação Profissional, envolvendo os adolescentes, jovens, adultos e idosos em uma atividade socioeducativa e Intergeracional.

Momentos como esses proporcionam descontração, alegria e pertencimento, além de valorizarem a cultura popular. Através das danças, comidas típicas, brincadeiras e decorações, despertamos memórias afetivas, estimulamos a convivência saudável e criamos oportunidades de diálogo e respeito à diversidade.

Promover ações coletivas com esse enfoque é investir no bem-estar emocional e social de todos os envolvidos. É dar espaço para que cada um se sinta parte importante da comunidade, contribuindo com suas histórias, talentos e sorrisos.

Agradecemos a todos os parceiros que contribuíram para a realização desta ação.

Vamos juntos celebrar, conviver e fortalecer os vínculos que nos unem!

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Fazendo arte, fortalecendo vínculos!

O Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, tem como objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Para a efetivação deste objetivo, utilizamos algumas estratégias, como as oficinas socioeducativas. Dentre elas, destacamos a “Atividades grupais e/ou oficinas de cunho artesanal” que tem como proposta promover a criatividade, a autonomia, concentração, elevação da auto-estima, valorização pessoal e social. Com planejamento e organização, a equipe do CCII CEAK EE tem observado como essa atividade tem contribuído no processo de reflexão e fortalecimento de vínculos.

Esse resultado aparece no relato de um dos profissionais que a partir das suas habilidades, tem feito arte e fortalecido vínculos.

“Sou Wesley Vitorio Alves, artesão autodidata e oficineiro no CCII CEAK Educandário Eurípedes. Propus atividades com modelagem em biscuit para entrarem em contato com sua criança interior, afinal, ao longo da vida acabamos a negligenciando devido à compromissos da vida adulta, rotina de trabalho, dedicação a filhos, netos, boletos, etc… Então durante essa troca que temos nesse curto espaço de tempo, elas se sentem à vontade para desabafar sobre a rotina enquanto “brincam de massinha” e fazem artes lindas que remetem à infância. Esse momento acaba sendo reflexivo para ambos, pois também me traz leveza e brilho nos olhos”.

A atividade também é desenvolvida com os adolescentes, que aderiram fortemente a proposta, possibilitando um espaço de convívio e troca, potencializando suas habilidades.

Segundo Luiz Mendes, Coordenador Técnico do CCII CEAK EE, “a realização destas estratégias tem contribuído para a efetivação do plano de trabalho apresentado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, possibilitando a transformação de vidas, o fortalecimento de vínculos e novas perspectivas sociais”.

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Quando o assunto é saúde!

Dentre os temas trabalhados nas ações desenvolvidas no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, está a saúde na adolescência.

Conforme destaca o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) “a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.

Frente a importância deste tema, além do desenvolvimento de atividades socioeducativas para falar sobre sexualidade, gestação, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), acolhemos todas as parcerias que potencializam o direito à informação. Foi assim que recebemos o Projeto Acolhimento Menstrual, em parceria
com o Instituto Padre Haroldo, a Girl Up Campinas e Valinhos e Organização Mulheres de Fases.

O Projeto Acolhimento Menstrual “atua na educação de jovens para o desenvolvimento da autopercepção quanto a seus corpos e capacidade de protagonismo, sensibilização do território e implementação de estratégias para
fortalecimento dos territórios na promoção da dignidade e direitos menstruais”.

Incrível a importância desta temática. Conforme apresentado na proposta do projeto, “de acordo com o Relatório UNICEF 2021, das 8 bilhões de pessoas no mundo, 1.9 bilhões são pessoas que menstruam. E, destas, 1 em 4 encontram-se em pobreza menstrual com o sintoma da problemática mais evidente é a falta de itens de manuseio
da higiene menstrual (MHM) durante a menstruação”.

A partir dos encontros realizados com os adolescentes e jovens do CCII CEAK EE, do grupo participante, foi formado um grupo de adolescentes multiplicadores com os adolescentes Andricio Desir, Geovanna Vitoria Pereira, Yasmin Santos Ferreira, Lorvencia Joseph, Emilly Karollyni de Souza Ferreira e Izabella Borges Araujo Rodrigues. Eles compartilharam com os demais adolescentes, através de uma intervenção, a reflexão sobre os direitos das juventudes através da abordagem de jovens para jovens.

Na fala desses multiplicadores:

“Eu amei demais participar do Projeto Acolhimento Menstrual! Foi uma experiência incrível, cheia de aprendizados importantes sobre cuidado, respeito e acolhimento. Fazer esse projeto no CEAK EE foi ainda mais especial, porque pude compartilhar esse momento com pessoas queridas e aprender em um ambiente acolhedor. Só tenho a agradecer por tudo que vivi e aprendi!”. Geovanna Pereira.

“O Projeto Acolhimento Menstrual ajudou bastante a expandir alguns conhecimentos que eu já tinha, porém bem vagos sobre menstruação, corpo, direitos. Fazer as atividades no Educandário foi algo que achei incrível, pois eu já participava do CCII, e dessa forma pude ter acesso e conseguir participar todas as terças quando ia para o Educandário. A ação que fizemos no final do projeto acredito que também tenha contribuído com informações necessários para outros adolescentes, como exemplo a divulgação de direitos dos próprios adolescentes, e que eles podem e devem acessar”.Izabella Rodrigues.

“Eu fiquei muito feliz de participar do Projeto Acolhimento Menstrual através desse projeto eu conseguiu aprender sobre meu corpo e a respeitar o meu corpo e a cuidar da minha higiene menstrual e através desse projeto eu aprender muitas coisas que eu não tinha aprendido na escola”. Lorvencia Joseph.
Segundo, Gabriela Zanolini Pisarewski Moisés, Coordenadora no projeto, “o Educandário é um espaço que vemos os jovens sentirem-se acolhidos e confortáveis. Ter trazido o Acolhimento Menstrual para esse espaço foi uma complementariedade a uma potência já existente. Ao longo de oito meses de encontros com os jovens, nós
vimos eles aflorarem, cada vez mais fortalecidos para pensar autocuidado e transformação social. Quando iniciamos as ações de intervenção, não imaginávamos o quão longe eles iriam. Eles nos surpreenderam muito se desafiando cada vez mais.
Eles desenvolveram uma gincana inovadora que tem o rostinho da ludicidade, aprendizado e diversão da juventude. E, se esforçaram muito, cada um com seu talento e potência, para se tornarem pessoas acolhedoras para outros jovens,
selecionarem informação de qualidade e mediarem conversas importantes. A ação que eu acompanhei dos jovens na EE Dr. Telêmaco Paioli Melges demonstrou que eles estavam caminhando com muita dedicação. E, acima de tudo, eles estavam dispostos a se desenvolverem e mudarem o mundo ao seu redor. Eles estavam inconformados e fortalecidos para multiplicarem. Nós agradecemos fortemente ao Educandário que construiu esse espaço de tanto aconchego para eles que permitiu-os aflorarem”.

Nossos parabéns a todos os envolvidos!

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Projeto Andorinhas

O Projeto Andorinhas faz parte das ações do CEAK Educandário Eurípedes. O projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA Campinas e tem por objetivo “promover o exercício da cidadania através do acesso à cultura e à arte, recuperando o registro histórico do município, valorizando o patrimônio material e imaterial”.

Nesse primeiro semestre de 2025 contamos com a inscrição de 62 adolescentes na faixa de 12 a 17 anos que estão vivenciando atividades na área de artes, música, capoeira e fotografia.

No dia 08/05/2025 realizamos a atividade externa “Desbravando SP”, no qual realizamos uma visita no centro cultural e museu de arte brasileiro Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Afro Brasil. Consideramos um desbravamento, pois foi a primeira atividade externa do Projeto Andorinhas em São Paulo e a primeira atividade cultural dos adolescentes na cidade. Foi um momento de
muito aprendizado para todos.

Conforme relato da Arita Souza, da equipe de referência do projeto, é possível compreender a importância desta ação.

“Deixo registrado a alegria e ansiedade dos educandos durante a organização prévia desta saída cultural. Ao acessarmos ao MASP, notei uma certa estranheza e dificuldade dos meninos em se adaptar ao ambiente. Ficou claro um sentimento de não pertencimento àquele lugar. Fui aos poucos ajudando para que eles ficassem mais à vontade e explicando como absorver a temática da exposição observando as orientações referentes a cada obra, mas poucos se atentaram ao processo e ficaram mais ao celular fotografando aleatoriamente do que focando no local. Eles ficaram
abismados com a proporção do Ibirapuera e queriam explorar mais o parque. Após o almoço, já no Museu Afro, notei como eles se identificaram com a temática do local, a exposição sobre a cultura afro-brasileira chamou muito a atenção deles. Mesmo tendo toda a orientação na oficina de artes, estava bem clara a dificuldade deles relacionada
à concentração e compreensão da proposta dos locais visitados, mas a iniciativa do projeto possibilitou que eles pudessem ter contato com novos ambientes, plantando a semente da curiosidade e busca de novos saberes”.

Um integrante da equipe da instituição que também acompanhou o projeto, o educador social Lucas Miniussi, compartilhou a seguinte observação “Nossos participantes estavam muito empolgados para a saída no dia, encontravam-se muito ansiosos para a chegada em São Paulo, durante o percurso de ida, notei que alguns dos participantes já conheciam um pouco da cidade quando comentavam de locais da cidade como: zona leste, Osasco, rio tiete, centro antigo de SP, cracolândia, estação da luz, pinacoteca”. Uma das adolescentes, durante a visita no MASP, indagou se seria possível “andar de metrô”.

Esse tipo de observação demonstra a importância de ações como do Projeto Andorinhas para ampliar o repertório cultural e territorial dos adolescentes.

Dentre o relato dos adolescentes participantes:

“Eu gostei de participar da atividade, eu gostei de ir para São Paulo uma semana depois que fui. Sobre os museus: Eu achei legal até, menos algumas coisas que não gostei tanto, como as imagens e as estatuas sabe. É coisa antiga e outras pessoas valorizam então tá de bom”. Mehetabeel Lamothe

“O passeio foi muito legal e teve bastante coisa interessante que eu gostei, novas oportunidades, conhecimentos que nunca tive, obras interessantes e incríveis, pessoas que eu achava que não era artista e foi uma artista muito interessante. Pessoas incríveis, carinhosas, cuidadoras. Fui bem acolhida e é isso. Sobre os museus achei bem legal, gostei bastante e achei bem interessante”. Flávia Cristina de Lima Souza

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Controle Social

O controle social é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a garantia dos direitos dos cidadãos. Quando a população participa ativamente da fiscalização das ações do poder público, contribui para a transparência, o combate à corrupção e a melhoria dos serviços públicos.

Através de conselhos, audiências públicas, denúncias e participação nas decisões políticas, os cidadãos exercem seu papel de fiscalizadores e ajudam a construir uma sociedade mais justa e responsável. O controle social, portanto, é um instrumento essencial para garantir que os recursos públicos sejam usados de forma ética e eficiente, sempre em benefício da coletividade.

Desta forma, a partir das Atividades Grupais e/ou Oficinas de Cunho Socioeducativo a equipe do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes tem realizado rodas de conversa com o público atendido para ampliar o universo informacional e contribuir para o protagonismo frente os espaços de discussão da Política de Assistência Social no munícipio.

A partir das Rodas de Conversa, tivemos a participação de representantes do CCII CEAK EE nos Encontros Formativos da Região Norte que estão discutindo os preparativos para a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para acontecer em julho de 2025.

Conforme aponta Paloma Casarini, Assistente Social do CCII CEAK EE “Possibilitar aos participantes, através das ações executadas no SCFV – CCII, o acesso a informações e aos direitos é um objetivo importantíssimo; mas fomentar espaços, dentro do serviço, que fortalecem a participação ativa do público, é primordial! São ações como essas que permitem aos participantes se entenderem como sujeitos de direitos e sujeitos ativos nos espaços de controle social, avaliando e sugerindo melhorias a partir da sua realidade”.

“Eu me chamo Karen e eu também participei do Encontro Formativo da Conferência da Assistência Social no Grupo Primavera. Achei bem interessante, porque muitas coisas eu não sabia como que funcionava. Fui convidada também pelo pessoal aqui do CCII CEAK Educandário Eurípedes para participar como usuária do serviço. Eu quero participar também bastante, porque quero aprender muita coisa da parte da assistência social, porque é um direito meu e um direito de todos como usuários”. Karen da Silva, participante das atividades do CCII CEAK EE.

“Para mim, o Encontro Formativo foi assim, maravilhoso, apontou vários assuntos que as vezes tá ficando no papel. Também foi falado a respeito de saúde. Então foi abordado esse tema lá e que eu achei interessante e também teve do transporte”. Maria Neuza Pereira Barros, participante das atividades do CCII CEAK EE.

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