Os ensinamentos do espiritismo traduzidos em acordes. A música aproxima pessoas e corações. Por isso, o CEAK incentiva a manifestação artística dos grupos que nasceram no interior de seus núcleos. Conheça mais sobre esses grupos e saiba como participar, ou prestigiar as apresentações.
Cantarte
Momentos de aprendizado e amizade de crianças e adolescentes, que frequentam a educação espírita do núcleo Vila Nova, são embalados e celebrados pelas cantorias deste grupo com simplicidade e criatividade, desde 2012.
Utilizando a textura folk, com pitadas saborosas de blues e country, uma verdadeira família composta por educadores, pais, crianças e jovens, que trabalham e frequentam esses grupos de estudo, tocam piano, guitarra, baixo, violão, bandolim, gaita e banjo em belas músicas do cancioneiro espírita.
Brinquedos percussivos, apetrechos lúdicos e inusitados como apitos kazoo, megafone e gaitas dão o tom lúdico, estético e de criatividade que as canções merecem, versando sobre as mensagens do Espiritismo e espiritualidade.
Além de apresentações internas, o Cantarte também já levou sua criatividade e alegria à outras casas espíritas de Campinas e região em eventos voltados para a infância e mocidade como a COMECELESP e Noite da Fraternidade, da USE (União das Sociedades Espíritas).
Facebook: https://www.facebook.com/cantoria.cantarte?fref=ts
Contato: artesceak@ceak.org.br
Coral Allan Kardec
O mais tradicional grupo de música do CEAK nasceu em 5 de agosto de 1989, graças aos esforços de alguns voluntários do Centro Espírita Allan Kardec que, há anos, buscavam formar um coro espírita.
Hoje, com aproximadamente 20 integrantes, mantém, desde a sua formação, a proposta de canto coral a quatro vozes e um repertório que abrange os mais diversos gêneros musicais: cristãs espíritas, sacras, renascentistas, folclóricas, populares, negro spiritual e outras.
O objetivo do grupo é o incentivar o amor pela música como forma de encontro às alegrias sublimes e práticas do bem, reunindo esforços para, através da música, preceitos de sentimentos elevados; embalar corações, mentes e almas dos os ouvem, além de propiciar aos coristas habilidades musicais no ouvir, sentir e cantar, através de dinâmicas de canto em equipe e técnica vocal.
Este afinado coro já soma mais de 350 apresentações realizadas em encontros de corais, eventos de instituições filantrópicas e em centros espíritas do interior do estado de São Paulo. Se você se identificou e quer fazer parte, confira os requisitos:
– Com ou sem experiência em canto coral;
– Disponibilidade para comparecer aos ensaios e apresentações;
– Dedicação de corpo, alma e voz nos ensaios semanais:
– Comparecer em dia e horário de ensaio do coral e realizar avaliação e classificação de voz com o regente.
– É necessário apenas ter afinação e perseverança no ensino/ aprendizagem em canto coral.
Horários e locais dos ensaios semanais: Às terças-feiras, das 19h30 às 21h30 no salão do Instituto Popular Humberto de Campos, localizado na Av. Irmã Serafina, 674, Centro, Campinas.
Contato: artesceak@ceak.org.br
Vozes do Amanhã
O Vozes do Amanhã é um grupo musical espírita de trabalho voluntário e formado por eternos amigos que fazem da música um elo uno com Deus, espalhando o amor e a compreensão.
Nos mais de 20 anos de atividades, o grupo já soma quatro CDs, dos quais a renda é totalmente revertida em prol dos trabalhos assistenciais desenvolvidos pelo CEAK.
O Vozes do Amanhã surgiu em um momento de alegria e inicialmente composto por 3 vozes-amigas: Luciana Marins, Triana Silva e Silvia Schober, inspiradas pelo espírito de Irmã Scheilla. Atualmente, o Grupo é formado por André Cunha, no contrabaixo; Ciro Ribeiro, no violão; Diego Barbosa, na percussão e as vozes de Karla Maturana, Laura Mello, Silvia Schober e Vivien Ruiz.
Discografia e projetos:
1998 – À você amigo
2005 – Encontro
2011 – Novos Tempos
2013 – Evangelho em Canção – “Onde encontro a paz?”
2016 – Safra de Amor
O Vozes do Amanhã se apresenta em diversas casas espíritas da região de Campinas e também pelo Brasil afora.
Mais informações e agenda das apresentações em: www.vozesdoamanha.com.br ou www.facebook.com/vozesdoamanha
Contato: vozesdoamanha@ceak.org.br
Trabalhadores da Última Hora
Formado por jovens de mocidade, que estudam a música em seu cotidiano e que têm como missão divulgar a doutrina espírita através da música, os Trabalhadores de Última Hora surgiram a partir da divulgação de um vídeo, onde dois dos integrantes cantavam a música Pedro, de Tim e Vanessa. Com o sucesso da publicação resolveram agregar mais integrantes e criar o grupo musical.
Atualmente, com vocais de Ana Karla e Fábio Purchatti, o grupo conta com Ricardo Schieber no violão, Lucas Nagaoka de Castro no baixo, Gabriel Dovnorovzki Rodrigues ao piano e João Pedro Piacente Fontanini na percussão com o cajon.
Mais informações e agenda das apresentações em: https://www.facebook.com/tduhoficial/artesceak@ceak.org.br
Contato: artesceak@ceak.org.br