Alvorada de Cristo

O Núcleo Alvorada de Cristo é o mais recente entre os endereços de atendimento do CEAK. Inaugurado em 31 de agosto de 1996, completou 20 anos em 2016, localizado na Rua do Professor, 292, no Jardim Proença, em Campinas.

A princípio funcionavam somente as atividades mediúnicas, com preleção evangélica, passes ao público e reuniões mediúnicas privativas. Hoje, além dessas atividades de assistência espiritual e cursos (como acontecem nos demais Núcleos do CEAK), o Alvorada de Cristo reúne ainda uma série de atividades para atendimento e suporte à comunidade. Conheça algumas delas:

CEAK Núcleo Alvorada de Cristo CNPJ 46.076.915/0006-96 Banco Bradesco Agência 2748 Conta 4664-7

Assistência ao Idoso

Criado em 2000, o grupo tem como objetivo básico a realização de visitas aos idosos do Lar dos Velhinhos de Campinas, levando conforto espiritual, através do diálogo fraterno e amoroso. O grupo é composto por cerca de 15 participantes.

Artesanato

Um grupo formado por mais de 40 pessoas se reúne todas as segundas e terças-feiras, das 14hs às 17h, para se dedicarem voluntariamente a produção de artesanatos. Os produtos são comercializados frequentemente em bazares do próprio Núcleo Alvorada de Cristo, ou integrado aos demais Núcleos, sendo que a renda contribui para a manutenção das atividades do Grupo Ninar.

Biblioteca e Livraria

Assim como em outras entidades vinculadas ao CEAK, o Núcleo possui uma biblioteca com obras espíritas para servir a seus frequentadores com o principal objetivo de disseminar a Doutrina Espírita. Essa biblioteca leva o nome de “Luiz Bargas”, em homenagem ao dedicado militante espírita, inspirador da doação do primeiro prédio ao CEAK. O Núcleo dispõe também de uma livraria com exclusividade para comercialização de obras espíritas a preços mais acessíveis que os do mercado.

Para saber sobre os dias e horários de atendimento ao público (acolhimento fraterno, preleção e passes) no Alvorada de Cristo clique aqui

Para conhecer os dias e horários disponíveis para realização dos cursos básicos do CEAK oferecidos no Núcleo Alvorada de Cristo, clique aqui

Histórico

O Núcleo “Alvorada de Cristo” teve origem na União Espírita “Alvorada de Cristo”, entidade que funcionava no prédio na década de 70. Impossibilitados de continuarem suas tarefas, principalmente devido a falta de continuadores, o então presidente Sr. Luiz Bargas resolveu cumprir o que recomendava o Estatuto: “doar o prédio a uma instituição espírita idônea que pudesse utilizá-lo da melhor maneira possível, com a única exigência de que fosse conservado o nome “ALVORADA DE CRISTO”. E assim foi feito em 1995.

Após reformas, foi inaugurado o Núcleo “Alvorada de Cristo”, do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), no dia 31 de agosto de 1996. As atividades foram oficialmente iniciadas, logo a seguir, em 5 de setembro, coincidindo com o 58º aniversário do CEAK. O primeiro dirigente do Núcleo “Alvorada de Cristo” foi Alexandre Zambelo.

A criação de diversas atividades atraiu para o Núcleo “Alvorada de Cristo” um número cada vez maior de frequentadores, o que começou a provocar a necessidade de ampliação das instalações. Em 2003, surgiu a oportunidade de aquisição de um terreno vizinho ao prédio original, pleiteado por Zambelo junto à presidência do CEAK, na ocasião era Daisy Jurgensen Machado, que reconheceu a necessidade de expansão que surgiria para anos seguintes.

Em 2005, a Arquiteta Ana Cláudia Elias doou o projeto completo para a construção do novo prédio e sua integração com o prédio já existente. Ao final do mesmo ano, foi aprovada a obra para o início de 2006, mesmo sem todo o recurso para a execução total do projeto em caixa. A expectativa era concluir pelo menos a primeira laje, para proporcionar um espaço adicional que atendesse parte da demanda já existente.

Ao final de 2008, o novo prédio estava pronto graças ao esforço de todos, contribuições financeiras, de materiais e de profissionais inesperadas, e com a proteção do Plano Superior. Um ano depois, as duas instalações estavam integradas e pouco a pouco, de acordo com a prioridade e possibilidade financeira da entidade, os acabamentos foram finalizados de modo a propiciar para quem caminha pelo seu interior, o sentimento de muita paz e leveza, proporcionados pela transparência de seus ambientes e claridade muito viva.

Alexandre Zambelo, após 12 anos à frente do Alvorada, saiu da direção do núcleo em 2008, e sob sua recomendação, Ricardo Luiz Elias assumiu o cargo de Coordenador do “Alvorada de Cristo”, onde permanece até os dias atuais.