Teatro

CativArte

Criado em 2006, com o intuito de fazer apenas um evento diferente na vibração de Natal do CEAK, a apresentação da peça “Lições do Mestre” contagiou o público e não parou mais.
Em 2007, vieram mais dois trabalhos “Comédia Espírita” e “Eurípedes, o homem e a missão”. Esse último teve o privilégio de ser apresentado no ano seguinte, em Sacramento/MG. Foi um momento de grande emoção pelo encontro com os familiares do próprio médium, educador e jornalista Eurípedes Barsanulfo.

O ano de 2008 marcou também o batismo do grupo sob o nome CativArte. Em 2009, a peça “Eurípedes, o homem e a missão” foi estendida, ganhou um novo cenário feito pelo próprio grupo e ainda faturou dois prêmios no Festival de Teatro Amador (festival não espírita) de Valinhos. A trupe também fez apresentações em Atibaia, Indaiatuba e Paulínia.

Nos anos seguintes, novas peças foram montadas. Para as crianças, foram apresentadas Natal na Floresta, O homem de Bem, Vira Virou e Nadine. O público adulto também foi prestigiado com O Quarto Rei Mago; Extraordinário, o Show do Voluntário (em comemoração ao aniversário do CEAK); 70 anos do CEAK e Lições do Mestre.

Em março de 2016, em comemoração aos 10 anos do grupo, foi exibida a peça A Vida da Morte, no teatro Castro Mendes, em Campinas.

A família CativArte conta hoje com 25 integrantes, reunidos pelo amor à arte e em prol da divulgação da Doutrina Espírita.

Os ensaios acontecem aos sábados, das 9h às 12h, no salão do Educandário Eurípedes (Av. Theodureto Almeida Camargo, 750 – Vila Nova).

Mais informações e agenda das apresentações em: https://www.facebook.com/grupocativarte
Para participar ou agendar apresentações: cativarte@ceak.org.br

SouArt

O grupo de teatro SouArt surgiu em 2013, durante o festival de inverno de Sousas, com o objetivo de levar ao público a mensagem espírita de forma lúdica, alegre e com muita interatividade.
Formado por 18 voluntários, entre alunos e colaboradores, o grupo propõe diálogos sobre os questionamentos, medos e dúvidas de todos que buscam na doutrina espírita as respostas e o consolo para as questões espirituais.

Entre as peças do repertório do SouArt estão:
“A escolinha do professor Rivail”, que retrata os medos e dúvidas dos que vêm à casa espírita pela primeira vez, enfatizando, de modo divertido e instrutivo, alguns personagens, como quem tem medo de espíritos, quem se julga conhecedor da doutrina e os céticos, entre outros.

“Reencarnação, lições de vida” conta as dificuldades e armadilhas da reencarnação, mas ressaltando a importância de que nenhuma encarnação é perdida. Todas trazem importantes ensinamentos!
E a esquete “Orgulho e vaidade”.

Além de apresentações nos núcleos do CEAK, o SouArt participou do Festival de Teatro do Centro Espírita Paz, Luz e Amor, em Indaiatuba/SP.

Contato: artesceak@ceak.org.br