Dia Nacional da Mamografia

Foi a partir de um Projeto de Lei, de autoria de Maria do Rosário, instituído em 2013, que 5 de fevereiro é considerado o Dia Nacional da Mamografia para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

É mais uma data, além do Outubro Rosa, para sensibilizar e conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama.

É cientificamente comprovado que o quanto antes soubermos do diagnóstico maiores são as chances de cura.

Bem, mas e o que é mamografia? Segundo o site Wikipédia, a mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

Para quem não tem casos na família, os exames começam a serem feitos `a partir dos 40 anos de idade, uma vez ao ano.

Normalmente quem faz o acompanhamento da mulher é seu ginecologista. Por isso, tenha um da sua confiança!

Mamografia na gravidez: pode ou não ser feita?

De acordo com especialistas, ao suspeitar do câncer de mama durante a gestação, é recomendado que a mulher não faça o exame de mamografia, pois o mesmo contém certa carga de radiação que pode prejudicar na formação do feto, como por exemplo, a agenesia (ausência do osso que liga o joelho a bacia).

O exame mais recomendado diante da suspeita da doença é o de ultrassom, pois não expõe a criança à radiação e, assim, não prejudica na formação do bebê.
Ainda de acordo com especialistas, a mamografia só deve ser feita durante uma suspeita concreta de câncer, ou seja, quando as evidências apontarem a existência da doença. Neste caso, o abdômen da gestante é protegido por uma manta de chumbo, para que possa ser evitado qualquer tipo de dano na formação da criança.

Fonte de pesquisa:
 http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/posso-fazer-a-mamografia-se-estou-gravida-.php
 http://www.mamorad.com.br/medica-explica-verdades-e-mitos-da-mamografia-durante-a-gravidez/
Casa de Apoio à Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *