
Dentre os temas trabalhados nas ações desenvolvidas no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, está a saúde na adolescência.
Conforme destaca o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) “a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
Frente a importância deste tema, além do desenvolvimento de atividades socioeducativas para falar sobre sexualidade, gestação, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), acolhemos todas as parcerias que potencializam o direito à informação. Foi assim que recebemos o Projeto Acolhimento Menstrual, em parceria
com o Instituto Padre Haroldo, a Girl Up Campinas e Valinhos e Organização Mulheres de Fases.
O Projeto Acolhimento Menstrual “atua na educação de jovens para o desenvolvimento da autopercepção quanto a seus corpos e capacidade de protagonismo, sensibilização do território e implementação de estratégias para
fortalecimento dos territórios na promoção da dignidade e direitos menstruais”.
Incrível a importância desta temática. Conforme apresentado na proposta do projeto, “de acordo com o Relatório UNICEF 2021, das 8 bilhões de pessoas no mundo, 1.9 bilhões são pessoas que menstruam. E, destas, 1 em 4 encontram-se em pobreza menstrual com o sintoma da problemática mais evidente é a falta de itens de manuseio
da higiene menstrual (MHM) durante a menstruação”.


A partir dos encontros realizados com os adolescentes e jovens do CCII CEAK EE, do grupo participante, foi formado um grupo de adolescentes multiplicadores com os adolescentes Andricio Desir, Geovanna Vitoria Pereira, Yasmin Santos Ferreira, Lorvencia Joseph, Emilly Karollyni de Souza Ferreira e Izabella Borges Araujo Rodrigues. Eles compartilharam com os demais adolescentes, através de uma intervenção, a reflexão sobre os direitos das juventudes através da abordagem de jovens para jovens.



Na fala desses multiplicadores:
“Eu amei demais participar do Projeto Acolhimento Menstrual! Foi uma experiência incrível, cheia de aprendizados importantes sobre cuidado, respeito e acolhimento. Fazer esse projeto no CEAK EE foi ainda mais especial, porque pude compartilhar esse momento com pessoas queridas e aprender em um ambiente acolhedor. Só tenho a agradecer por tudo que vivi e aprendi!”. Geovanna Pereira.
“O Projeto Acolhimento Menstrual ajudou bastante a expandir alguns conhecimentos que eu já tinha, porém bem vagos sobre menstruação, corpo, direitos. Fazer as atividades no Educandário foi algo que achei incrível, pois eu já participava do CCII, e dessa forma pude ter acesso e conseguir participar todas as terças quando ia para o Educandário. A ação que fizemos no final do projeto acredito que também tenha contribuído com informações necessários para outros adolescentes, como exemplo a divulgação de direitos dos próprios adolescentes, e que eles podem e devem acessar”.Izabella Rodrigues.
“Eu fiquei muito feliz de participar do Projeto Acolhimento Menstrual através desse projeto eu conseguiu aprender sobre meu corpo e a respeitar o meu corpo e a cuidar da minha higiene menstrual e através desse projeto eu aprender muitas coisas que eu não tinha aprendido na escola”. Lorvencia Joseph.
Segundo, Gabriela Zanolini Pisarewski Moisés, Coordenadora no projeto, “o Educandário é um espaço que vemos os jovens sentirem-se acolhidos e confortáveis. Ter trazido o Acolhimento Menstrual para esse espaço foi uma complementariedade a uma potência já existente. Ao longo de oito meses de encontros com os jovens, nós
vimos eles aflorarem, cada vez mais fortalecidos para pensar autocuidado e transformação social. Quando iniciamos as ações de intervenção, não imaginávamos o quão longe eles iriam. Eles nos surpreenderam muito se desafiando cada vez mais.
Eles desenvolveram uma gincana inovadora que tem o rostinho da ludicidade, aprendizado e diversão da juventude. E, se esforçaram muito, cada um com seu talento e potência, para se tornarem pessoas acolhedoras para outros jovens,
selecionarem informação de qualidade e mediarem conversas importantes. A ação que eu acompanhei dos jovens na EE Dr. Telêmaco Paioli Melges demonstrou que eles estavam caminhando com muita dedicação. E, acima de tudo, eles estavam dispostos a se desenvolverem e mudarem o mundo ao seu redor. Eles estavam inconformados e fortalecidos para multiplicarem. Nós agradecemos fortemente ao Educandário que construiu esse espaço de tanto aconchego para eles que permitiu-os aflorarem”.
Nossos parabéns a todos os envolvidos!
Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm4.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.