Bom dia, boa tarde, boa noite! Espero que todos estejam bem!
Vamos a nossa atividade do blog?
Em outubro muito se fala sobre “OUTUBRO ROSA”, mas afinal, o que isso significa?
Como se desenvolve o câncer de mama?
O principal fator de risco é a alteração de genes específicos que leva a uma divisão celular desordenada, dando origem a células com perda de função que podem invadir outros tecidos e órgãos. Esses fatores genéticos podem ser estimulados por fatores ambientais, que também são associados ao risco, como:
- Idade acima dos 50 anos
- Histórico familiar
- Fatores hormonais Fatores comportamentais e ambientais
O autoexame das mamas
Grande parte dos carcinomas de mama podem ser descobertos através de palpação e por isso é extremamente importante que a pessoa conheça sua própria mama e seja capaz de notar qualquer alteração visível ou nódulo palpável. Daí a importância do autoexame!
Mas apesar da importância do autoexame é fundamental o rastreamento através da mamografia, já que nem sempre as alterações iniciais são perceptíveis. O Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, mas a prevenção deve ser ajustada a cada caso de acordo com a recomendação médica.
Exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética podem ser complementares à mamografia e se forem identificadas alterações, o médico solicita a biópsia para confirmação diagnóstica.
Vamos juntas vencer o câncer!
Se cuidem e tenham uma ótima semana!
Nome do evento: Atividade Virtual 27 CCII – Câncer de mama. É melhor se prevenir! Responsáveis: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes