
O controle social é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a garantia dos direitos dos cidadãos. Quando a população participa ativamente da fiscalização das ações do poder público, contribui para a transparência, o combate à corrupção e a melhoria dos serviços públicos.
Através de conselhos, audiências públicas, denúncias e participação nas decisões políticas, os cidadãos exercem seu papel de fiscalizadores e ajudam a construir uma sociedade mais justa e responsável. O controle social, portanto, é um instrumento essencial para garantir que os recursos públicos sejam usados de forma ética e eficiente, sempre em benefício da coletividade.
Desta forma, a partir das Atividades Grupais e/ou Oficinas de Cunho Socioeducativo a equipe do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes tem realizado rodas de conversa com o público atendido para ampliar o universo informacional e contribuir para o protagonismo frente os espaços de discussão da Política de Assistência Social no munícipio.


A partir das Rodas de Conversa, tivemos a participação de representantes do CCII CEAK EE nos Encontros Formativos da Região Norte que estão discutindo os preparativos para a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para acontecer em julho de 2025.
Conforme aponta Paloma Casarini, Assistente Social do CCII CEAK EE “Possibilitar aos participantes, através das ações executadas no SCFV – CCII, o acesso a informações e aos direitos é um objetivo importantíssimo; mas fomentar espaços, dentro do serviço, que fortalecem a participação ativa do público, é primordial! São ações como essas que permitem aos participantes se entenderem como sujeitos de direitos e sujeitos ativos nos espaços de controle social, avaliando e sugerindo melhorias a partir da sua realidade”.

“Eu me chamo Karen e eu também participei do Encontro Formativo da Conferência da Assistência Social no Grupo Primavera. Achei bem interessante, porque muitas coisas eu não sabia como que funcionava. Fui convidada também pelo pessoal aqui do CCII CEAK Educandário Eurípedes para participar como usuária do serviço. Eu quero participar também bastante, porque quero aprender muita coisa da parte da assistência social, porque é um direito meu e um direito de todos como usuários”. Karen da Silva, participante das atividades do CCII CEAK EE.
“Para mim, o Encontro Formativo foi assim, maravilhoso, apontou vários assuntos que as vezes tá ficando no papel. Também foi falado a respeito de saúde. Então foi abordado esse tema lá e que eu achei interessante e também teve do transporte”. Maria Neuza Pereira Barros, participante das atividades do CCII CEAK EE.
Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm4.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.