Projeto Andorinhas

O Projeto Andorinhas faz parte das ações do CEAK Educandário Eurípedes. O projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA Campinas e tem por objetivo “promover o exercício da cidadania através do acesso à cultura e à arte, recuperando o registro histórico do município, valorizando o patrimônio material e imaterial”.

Nesse primeiro semestre de 2025 contamos com a inscrição de 62 adolescentes na faixa de 12 a 17 anos que estão vivenciando atividades na área de artes, música, capoeira e fotografia.

No dia 08/05/2025 realizamos a atividade externa “Desbravando SP”, no qual realizamos uma visita no centro cultural e museu de arte brasileiro Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e no Museu Afro Brasil. Consideramos um desbravamento, pois foi a primeira atividade externa do Projeto Andorinhas em São Paulo e a primeira atividade cultural dos adolescentes na cidade. Foi um momento de
muito aprendizado para todos.

Conforme relato da Arita Souza, da equipe de referência do projeto, é possível compreender a importância desta ação.

“Deixo registrado a alegria e ansiedade dos educandos durante a organização prévia desta saída cultural. Ao acessarmos ao MASP, notei uma certa estranheza e dificuldade dos meninos em se adaptar ao ambiente. Ficou claro um sentimento de não pertencimento àquele lugar. Fui aos poucos ajudando para que eles ficassem mais à vontade e explicando como absorver a temática da exposição observando as orientações referentes a cada obra, mas poucos se atentaram ao processo e ficaram mais ao celular fotografando aleatoriamente do que focando no local. Eles ficaram
abismados com a proporção do Ibirapuera e queriam explorar mais o parque. Após o almoço, já no Museu Afro, notei como eles se identificaram com a temática do local, a exposição sobre a cultura afro-brasileira chamou muito a atenção deles. Mesmo tendo toda a orientação na oficina de artes, estava bem clara a dificuldade deles relacionada
à concentração e compreensão da proposta dos locais visitados, mas a iniciativa do projeto possibilitou que eles pudessem ter contato com novos ambientes, plantando a semente da curiosidade e busca de novos saberes”.

Um integrante da equipe da instituição que também acompanhou o projeto, o educador social Lucas Miniussi, compartilhou a seguinte observação “Nossos participantes estavam muito empolgados para a saída no dia, encontravam-se muito ansiosos para a chegada em São Paulo, durante o percurso de ida, notei que alguns dos participantes já conheciam um pouco da cidade quando comentavam de locais da cidade como: zona leste, Osasco, rio tiete, centro antigo de SP, cracolândia, estação da luz, pinacoteca”. Uma das adolescentes, durante a visita no MASP, indagou se seria possível “andar de metrô”.

Esse tipo de observação demonstra a importância de ações como do Projeto Andorinhas para ampliar o repertório cultural e territorial dos adolescentes.

Dentre o relato dos adolescentes participantes:

“Eu gostei de participar da atividade, eu gostei de ir para São Paulo uma semana depois que fui. Sobre os museus: Eu achei legal até, menos algumas coisas que não gostei tanto, como as imagens e as estatuas sabe. É coisa antiga e outras pessoas valorizam então tá de bom”. Mehetabeel Lamothe

“O passeio foi muito legal e teve bastante coisa interessante que eu gostei, novas oportunidades, conhecimentos que nunca tive, obras interessantes e incríveis, pessoas que eu achava que não era artista e foi uma artista muito interessante. Pessoas incríveis, carinhosas, cuidadoras. Fui bem acolhida e é isso. Sobre os museus achei bem legal, gostei bastante e achei bem interessante”. Flávia Cristina de Lima Souza

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm4.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *