Adolescente do CEAK EE é eleito delegado na XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Campinas

Em novembro de 2022 aconteceu a XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Campinas. Realizada nos dias 24, 25 e 26/11 na sede do Patrulheiros Campinas contou com a presença de diversas crianças, adolescentes, profissionais e militantes ligadas a garantia e defesa dos direitos.

O tema trabalhado nacionalmente foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Conforme Documento Base, com as orientações referente a realização da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, “As Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente, enquanto espaço de participação no ciclo de políticas públicas, possibilitaram a discussão de temas e a elaboração de políticas para a infância e adolescência” (Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/blob/baixar/15351 acesso em 04 jan. 2023).

Contamos com a participação de três adolescentes do SCFV CCII CEAK Educandário Eurípedes, além da equipe do serviço. Após a realização de encontros para reflexão sobre a participação na XII Conferência Municipal, os adolescentes e a equipe validaram o compromisso para a mobilização de ações necessárias para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Vejam o depoimento dos adolescentes que representaram o CEAK EE:

Eu achei até que legal os assuntos tratados, as crianças tendo uma grande participação nas apresentações e nas eleições. Algo que eu gostei ainda mais é que essa conferência foi aberta para pessoas de fora que queria participar, também mantiveram o sarau” – Bruno Barbosa dos Santos, 17 anos.

“Bom, a conferência foi algo muito interessante e algo diferente, fora da minha zona de conforto. O ambiente foi muito acolhedor, cheio de pessoas bem receptivas e abertas a novas ideias. Gostei bastante de ter participado da troca de ideias, debatendo sobre propostas em relação ao direito das crianças e dos adolescentes, de expressar sua opinião e ideias que possam ter sobre o tema debatido. No momento do debate foi bem interessante ver todas as discussões, tanto sobre coisas como o racismo e homofobia entre outros tipos de preconceitos com minorias” – Samuel Santiago Costa Ramos, 15 anos.

“Bom, desde o começo da conferência tivemos trocas de ideias, tanto no salão ou fora dele com pessoas que é maravilhoso debater e conversar, um deles que me marcou muito foi o Miguel Passará, que tinha opiniões ótimas. Falando em questão ao ambiente, foi muito acolhedor, com um espaço amplo, muito organizado e com pessoas muito educadas. Os momentos dos debates sobre as propostas foram os melhores, porque lá eu consegui falar com tanta liberdade e sem medo de ser julgado, e sim acolhido e debatendo ideias, mudando elas e claro, adquirindo muito conhecimento. Bom, com tudo é isso, o que eu posso dizer é que foi ótimo” – Luiz Henrique Espírito Santo Sena, 14 anos.

O Luiz Henrique Espírito Santo Sena foi eleito como delegado para representação das/dos adolescentes do munícipio de Campinas na Conferência Estadual.

Nas redes sociais do CMDCA Campinas você encontra mais fotos da XII Conferência Municipal (https://www.instagram.com/cmdcacampinas/).

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Nome do evento: Adolescente participante das atividades do CCII CEAK EE é eleito delegado na XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Campinas. Responsável: Luiz Mendes / CEAK Educandário Eurípedes.

Educandário Eurípedes é capa da Revista Abraço!

A região norte de Campinas conta com vários coletivos que contribuem na luta pela melhoria da qualidade de vida no território e no desenvolvimento de toda a população.

Dentre eles, contamos com a Rede Abraço Amarais que é a união das entidades da região dos Amarais (região norte de Campinas, SP). O esforço conjunto destas entidades (sendo OSCs, Serviços, Grupos e Fundação) deu origem a um grande evento chamado Abraço Educativo Social da Região dos Amarais que logo deu origem a Rede Abraço Amarais. Atuamos desde 1998 e temos grandes conquistas (Fonte: https://abracoredeamarais.wordpress.com/)

O CEAK Educandário Eurípedes faz parte da Rede Abraço Amarais. Temos muito orgulho das lutas e conquistas que juntos tivemos para todo o território da região norte. Dentre essas conquistas temos a produção da Revista Digital Abraço.

No mês de novembro/2022 o CEAK EE foi capa da Edição nº 7 que está disponível em https://heyzine.com/flip-book/e9d0f9f535.html

Nossos parabéns a todos os envolvidos! Vamos continuar compartilhando as lutas e conquistas do território!

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Nome do evento: Educandário Eurípedes é capa da Revista Abraço! Responsável: Luiz Mendes / CEAK Educandário Eurípedes.

Encontro de Responsáveis – CCII CEAK EE

Como parte das ações do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK EE estão as atividades grupais de convívio, que tem como uma das propostas fortalecer o vínculo com a família e comunidade, a fim de estimular sua participação no projeto de vida dos usuários. Dentre essas atividades, está o Encontro de Responsáveis.

No ano de 2022 tivemos 03 encontros de responsáveis presenciais que trouxeram a propostas de acolher as famílias, aproximá-los, ouvi-los, dialogar, trocar ideias, aflições e sugestões.

Em sintonia com a vivência de final de ano, realizamos o último encontro que aconteceu quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2022, oportunidade bastante significativa para partilhas e reflexões sobre a importância do papel da família na construção de cidadãos conscientes. 

Iniciamos com a Exposição Fotográfica das atividades realizadas durante o ano de 2022, a equipe CCII deu as boas-vindas aos participantes com uma calorosa acolhida e em seguida Rafaella (Assistente Social) realizou uma dinâmica que consistia em que as famílias se dividissem em 03 grupos para responder as seguintes perguntas:

  1. Quais os maiores desafios das famílias na atualidade?
  2. Qual o meu papel para contribuir para a felicidade da minha família?
  3. Quais os valores fundamentais em uma família?

A partir dessa dinâmica os apontamentos realizados geraram um diálogo salutar sobre o papel da família, fortalezas e fragilidades. Mas principalmente reforçando a importância do papel da família e desafios de educar no amor e autoridade, buscando manter vivo o diálogo, espaço de escuta e acolhimento.

A equipe pedagógica apresentou o trabalho desenvolvido nas oficinas (temáticas e ações).  E para encerramento do encontro buscamos a interação de todos os participantes através de uma música tocada pelo educador Marcos em forma de capela acompanhada de viola caipira (música de Almir Sater – Tocando em frente), que cantada por todos e emocionou todo o ambiente. 

A participação dos responsáveis nos encontros sempre é importante pois conseguimos alinhar a rotina e realizar um melhor acompanhamento no desenvolvimento dos nossos educandos.

Para nós (Centro de Convivência) ao trazermos para o diálogo os saberes, memórias e valores, reafirma a opção de adotar a perspectiva de conscientização da educação informal, desenvolvendo da criticidade dos nossos usuários e sua família e garantia de acesso aos direitos sociais.

ATIVIDADE: Encontro de Responsáveis. RESPONSÁVEL: Valquíria Santos (Pedagoga) e Rafaella Modesto (Assistente Social)