Em novembro de 2022 aconteceu a XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Campinas. Realizada nos dias 24, 25 e 26/11 na sede do Patrulheiros Campinas contou com a presença de diversas crianças, adolescentes, profissionais e militantes ligadas a garantia e defesa dos direitos.
O tema trabalhado nacionalmente foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Conforme Documento Base, com as orientações referente a realização da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, “As Conferências Nacionais da Criança e do Adolescente, enquanto espaço de participação no ciclo de políticas públicas, possibilitaram a discussão de temas e a elaboração de políticas para a infância e adolescência” (Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/blob/baixar/15351 acesso em 04 jan. 2023).
Contamos com a participação de três adolescentes do SCFV CCII CEAK Educandário Eurípedes, além da equipe do serviço. Após a realização de encontros para reflexão sobre a participação na XII Conferência Municipal, os adolescentes e a equipe validaram o compromisso para a mobilização de ações necessárias para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Vejam o depoimento dos adolescentes que representaram o CEAK EE:
“Eu achei até que legal os assuntos tratados, as crianças tendo uma grande participação nas apresentações e nas eleições. Algo que eu gostei ainda mais é que essa conferência foi aberta para pessoas de fora que queria participar, também mantiveram o sarau” – Bruno Barbosa dos Santos, 17 anos.
“Bom, a conferência foi algo muito interessante e algo diferente, fora da minha zona de conforto. O ambiente foi muito acolhedor, cheio de pessoas bem receptivas e abertas a novas ideias. Gostei bastante de ter participado da troca de ideias, debatendo sobre propostas em relação ao direito das crianças e dos adolescentes, de expressar sua opinião e ideias que possam ter sobre o tema debatido. No momento do debate foi bem interessante ver todas as discussões, tanto sobre coisas como o racismo e homofobia entre outros tipos de preconceitos com minorias” – Samuel Santiago Costa Ramos, 15 anos.
“Bom, desde o começo da conferência tivemos trocas de ideias, tanto no salão ou fora dele com pessoas que é maravilhoso debater e conversar, um deles que me marcou muito foi o Miguel Passará, que tinha opiniões ótimas. Falando em questão ao ambiente, foi muito acolhedor, com um espaço amplo, muito organizado e com pessoas muito educadas. Os momentos dos debates sobre as propostas foram os melhores, porque lá eu consegui falar com tanta liberdade e sem medo de ser julgado, e sim acolhido e debatendo ideias, mudando elas e claro, adquirindo muito conhecimento. Bom, com tudo é isso, o que eu posso dizer é que foi ótimo” – Luiz Henrique Espírito Santo Sena, 14 anos.
O Luiz Henrique Espírito Santo Sena foi eleito como delegado para representação das/dos adolescentes do munícipio de Campinas na Conferência Estadual.
Nas redes sociais do CMDCA Campinas você encontra mais fotos da XII Conferência Municipal (https://www.instagram.com/cmdcacampinas/).
Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.
Nome do evento: Adolescente participante das atividades do CCII CEAK EE é eleito delegado na XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Campinas. Responsável: Luiz Mendes / CEAK Educandário Eurípedes.