
A cozinha sempre foi um lugar de afeto, criatividade e transformação. Mas, para muitas pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, ela também pode ser um ponto de virada — uma oportunidade concreta de recomeço, geração de renda e melhoria na qualidade de vida. É nesse contexto que um curso de iniciação profissional em gastronomia, com foco na produção de massas, se torna uma ferramenta poderosa de inclusão social.
Em parceria com a Eurogerm Brasil, realizamos no CEAK Educandário Eurípedes o Curso de Iniciação Profissional – CIPs Masseiro, com o objetivo do desenvolvimento de competências básicas que permitam o apoio à produção de massas, utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade.

O curso aconteceu em agosto e setembro, com 06 encontros e 25 participantes. Ao oferecer capacitação básica na área da gastronomia, esse tipo de curso abre portas para quem deseja entrar no mercado de trabalho, iniciar um pequeno negócio ou, simplesmente, aprender a preparar alimentos mais nutritivos e saborosos para sua própria família.

Conforme relato de Poliana Signore, representante da empresa, “A Eurogerm Brasil tem muito orgulho da parceria com o CEAK Campinas, que já dura mais de quatro anos. Durante esse período, tivemos a oportunidade de apoiar iniciativas que contribuem diretamente para a formação e capacitação profissional de jovens e adultos. Entre os projetos que patrocinamos, destacamos o Curso de Iniciação Profissional (CIP) – Masseiro, reconhecido pela qualidade do conteúdo, pela seriedade
na condução e pela dedicação dos educadores envolvidos. Esses cursos vão além do aprendizado técnico: representam oportunidades reais de transformação de vidas por meio do conhecimento e do trabalho. Acreditamos que investir em educação e qualificação é fundamental para construir um futuro melhor e mais sustentável”.
Para quem enfrenta desafios econômicos ou sociais, o acesso à formação profissional é, muitas vezes, um obstáculo difícil de transpor. Cursos como esse têm o potencial de mudar essa realidade, oferecendo conhecimento técnico acessível, com foco prático e imediato.

Encerramos no dia 15 de setembro esse ciclo de aprendizado e crescimento com muita satisfação. Foram dias de troca, dedicação e conquistas que marcaram positivamente todos os envolvidos. Ver a evolução dos participantes, suas histórias e o entusiasmo com o novo conhecimento nos mostra, mais uma vez, que investir em formação é também investir em esperança e futuro.
O resultado deste trabalho coletivo estão nos versos que foram escritos e proferidos pela Claudia Araújo, Pedagoga do CEAK EE, responsável pelo Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho.
Numa manhã fria de agosto
Todo mundo estava disposto
Apresentamos cardápio e roteiro
Começava o curso Masseiro
Cada encontro uma alegria
Aqui reinou a simpatia
Uma lista de ingredientes
E um grupo de adultos potentes
Tudo muito planejado
Nós queremos resultado
E a receita sai perfeita
Bom trabalho traz boa colheita
Vê se a massa está no ponto
Está quase tudo pronto
Molho, textura e sabor
Tudo feito com muito Amor
Macarrão, ravióli e pastel
Tudo saiu do papel
Massa, molho e recheio
Respeito e amizade no meio
Ao final tudo deu certo
Nada ficou em aberto
O que aprendemos no caminho
É que ninguém cresce sozinho
E as palavras usadas no curso
Que permearam o nosso percurso?
Farinha, fermento e manjericão
Gentileza, afeto e gratidão




Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm4.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.