Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 1

Cara Equipe!

Iniciamos nossas atividades virtuais explorando nossos sentimentos e experiências com filme e música. Diante do isolamento social que continua, vamos avançar um pouco mais em nosso ambiente de trabalho virtual, fazendo uma ponte entre nossos vínculos e o quanto estamos vulneráveis na atual situação, capacitando-nos ainda mais para exercer nosso papel na área social.

Orientações para a Atividade Virtual com o tema: Vulnerabilidades e vínculos

Vamos relembrar… Segundo o dicionário de sinonimos.com.br online:

  • Vulnerabilidade: qualidade do que é vulnerável, delicadeza, destrutibilidadade, fragilidade, fraqueza, indefensibilidade, insegurança, instabilidade.
  • Vínculos: elo, amarra, ligação, conexão

Segundo Abigail Torres, uma das autoras do Caderno Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, MDS, 2013) os sinônimos dessas duas palavras abrangem o cotidiano que trabalhamos e vivenciamos, vamos conferir?

Como ponto de partida propõe-se o entendimento de convivência e vínculos como um atributo da condição humana e da vida moderna, que se dá entre sujeitos de direito que se constituem a medida que se relacionam (BRASIL, MDS, 2013, p. 17).

Para a vulnerabilidade:

 Não se encontra uma definição que vocalize as diversas áreas do conhecimento, atribuindo um sentido unívoco à vulnerabilidade, apesar de existir um relativo consenso, em termos genéricos, de que ela é o resultado da confluência da exposição aos riscos, da incapacidade de resposta e da inabilidade de adaptação (VIGNOLI, 2002, p. 95). Nessa acepção, a vulnerabilidade pode ser uma condição dos atores frente a acontecimentos adversos de variadas naturezas: ambientais, econômicas, fisiológicas, psicológicas, legais e sociais, ao mesmo tempo em que pode ser uma abordagem para a análise de diferentes tipos de riscos e de respostas, de ofertas de assistência, ocorridas em sua materialização (BRASIL, MSD, 2013, p. 27).


TAREFA: Como é um assunto fundamental para o desenvolvimento das ações junto aos participantes das atividades do Educandário Eurípedes, vamos adentrar neste reflexão a partir dos estudos da Dra. Abigail Silvestre Torres.

Nessa Primeira Parte da Atividade 3, indicamos assistir até 19 de junho (sexta-feira), a palestra Convivência, Vínculo e Proteção Social.

Para acessar clique aqui!

Fonte: Página Facebook do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

#FICADICA: anote as dúvidas, curiosidades e possíveis perguntas sobre a fala da Dra. Abigail 😉

Bom encontro com Abigail!

Qualquer dúvida, nos comunique!

Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *