Profissionais para Oficinas – Inscrições até 15 de Outubro

O CONVITE PÚBLICO Nº 01/2021 visa o credenciamento de profissionais para desenvolvimento de oficinas de panificação e confeitaria, voltadas para adolescentes com faixa etária entre 14 e 17 anos e 11 meses, a serem desenvolvidas na Unidade CEAK Educandário Eurípedes como parte do Projeto Mãos na Massa que tem por objetivo:

  • Capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mercado de trabalho;
  • Desenvolver competências básicas que permitam o apoio à fabricação de pães, bolos e similares, utilizando equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade, possibilitando a formação de um futuro profissional consciente, competente e qualificado.

Inscrição: até às 23:59:59 (horário de Brasília) do dia 15 de outubro de 2021, conforme condições descritas no documento:

LINK PARA ACESSO AO DOCUMENTO COMPLETO CLIQUE AQUI

Vamos colocar a mão na massa?

Estão abertas as inscrições para o Projeto Mãos na Massa do Educandário Eurípedes, voltado para adolescentes de 14 a 17 anos.

Os encontros são semanais com uma proposta de vivência e conhecimento sobre o mundo de trabalho e das atividades de padeiro e confeiteiro. Então, se interessou?

Inscreva-se agora mesmo! CLIQUE AQUI!

As inscrições vão até 01 de outubro de 2021!

Informações: iniciacaoprofissional.ee@ceak.org.br
Fone: (19) 2514-8741

Histórias em quadrinhos ácidos para fazer reflexões sobre a sociedade

Bom dia, boa tarde, boa noite! Espero que todos estejam bem!

Vamos a nossa atividade do blog?

Hoje vamos refletir sobre os “quadrinhos ácidos”, do cartunista Pedro Leite, que se encarrega de escancarar cada pensamento comportamental e questionável da sociedade.

Toda semana Pedro Leite lança novos quadrinhos fazendo piada e críticas sutis a temas que vem desde o uso excessivo de celulares, cenário das eleições, até o conteúdo que as pessoas postam nas redes sociais.

Com seus quadrinhos conseguimos refletir sobre muitas questões que acontecem ao nosso redor, estimulando nosso pensamento crítico, auto avaliação, posicionamentos sociais entre muitos outros assuntos que valem uma bela reflexão.

Como ele mesmo afirma: “Estes não são quadrinhos para quem se ofende facilmente, extremistas, políticos, fanáticos religiosos ou fãs do big brother. São quadrinhos para pessoas que sabem rir de si mesmas e entendem que uma crítica nem sempre precisa ser uma coisa chata”.

Confira alguns deles:

Após ler e observar os quadrinhos podemos notar que cada um deles vêm como uma sátira construtiva e reflexiva diferente. A xenofobia, a inversão de papel ao retratar os animais, pessoas intolerantes e a geração smartphone são algumas que nos fazem questionar o comportamento social em que estamos inseridos e como podemos muito bem ser os personagens criados para a história.
Vale a observação, autocrítica e reflexão
Pegue uma folha sulfite e escreva ou desenhe suas reflexões e interpretações sobre os quadrinhos. Não esqueça de enviar para o WhatsApp do Educandário para que assim possamos discutir sobre!

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2014/09/quadrinhos-pra-la-de-acidos-fazem-reflexoes-sobre-a-sociedade/

Vale a atenção e a reflexão!

Se cuidem e tenham uma ótima semana!

Responsáveis pela atividade: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Amazônia em chamas – Vamos conversar sobre o futuro

Hoje vamos conversar com Jasmin Mendes, uma personagem de ficção que ganha vida através da inteligência artificial. 

Criado pela plataforma @somostalk2u, esse chat bot coloca você para conversar no WhatsApp com a Jazmin, a personagem principal dessa narrativa. Ela e outros sobreviventes vieram do futuro nos alertar sobre a maior queimada da história da Amazônia!! Em 2030, por causa dela, o planeta Terra vai se tornar inabitável. Não é apenas um bot, você é completamente imerso na história, com vídeos e outras ferramentas audiovisuais.

Vamos jogar?

É muito fácil, só iniciar a conversa e o resto você vai descobrindo.

Para começar essa imersão no futuro basta acessar o link que vai te redirecionar para o whatsapp e aí é só seguir as instruções da conversa. CLIQUE AQUI!

Vamos refletir sobre qual o nosso papel dentro do aquecimento global e outros assuntos?

Vale a atenção e a reflexão! Se cuidem e tenham uma ótima semana!

Nome do evento: Atividade Virtual 25 CCII – Amazônia em chamas. Responsáveis: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

HIP HOP: Movimento Cultural

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Hip Hop enquanto arte periférica e cultura urbana. Muito além da dança, o Hip Hop é um movimento cultural que envolve vários elementos como o Rap e Grafite. Vamos conhecer?

MOVIMENTO HIP HOP:

Gostaria de deixar também a recomendação de uma grande artista do Hip Hop que iniciou sua carreira no final da década de 1980. Rapper, cantora, MC, compositora e produtora musical, Missy Elliott, que ainda hoje é referência dentro da cultura.

Missy Elliot – Get Ur Freak On:

Throw It Back

Nome do evento: Atividade Virtual 24 CCII – Hip Hop, Movimento Cultural.

Responsáveis: Ozieliton Santos / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Luz, sombra, ação!

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Muitas vezes pensamos na sombra como apenas uma consequência sem utilidade da luz. Sempre que estamos na escuridão buscamos iluminação para ver o caminho à nossa frente. Mas porque será que temos tanto receio em olhar para as sombras e descobrir o que se esconde nelas? Pode ser que lá esteja algo para o qual seja difícil olhar, algo que queremos esconder ou esquecer… Mas quem sabe se quando olhamos com mais atenção essas coisas não se tornem menos assustadoras e até se transformem dentro de nós, de modo que não nos causa mais tanto medo?

Para essa atividade, você vai precisar de uma folha de papel, material de desenho, objetos aleatórios da sua casa e… luz! Afinal, não existe sombra sem luz e não existe luz que não forme sombra!

Selecione objetos aleatórios que você encontrar pela casa reunindo todos e levando para o local onde você vai realizar sua atividade!

Encontre um lugar na sua casa que tenha bastante luz. Se você tiver uma luminária ou um abajur também pode utilizar!

Coloque as folhas de papel em uma mesa ou mesmo no chão e distribua os objetos sobre elas. Agora observe as formas que as sombras fizeram, brinque um pouco com os objetos mudando eles de posição e percebendo como esses movimentos mudam as formas das suas respectivas sombras. Se estiver usando uma luminária, você também pode mover a própria luminária para esse exercício.

Agora, comece a perceber se essas formas te lembram outro objetos, ou talvez parte deles.

Veja o vídeo a seguir:

Muitos exemplos legais, né???

Agora é sua vez de usar as sombras para criar novas situações e novos objetos. Sua imaginação é o limite! O que será que vai surgir das suas sombras?

Boa atividade!!!

Nome do evento: Atividade Virtual 23 CCII – Luz, sombra, ação!

Responsáveis: Janine Ierullo / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Cadastro para 2022 – Educação Infantil

RESOLUÇÃO SME Nº 011/2021 – Período: 01/09/2021 a 22/10/2021

AGRUPAMENTO III – Para crianças nascidas 01/04/2016 a 31/10/2018

O cadastro poderá ser feito de duas maneiras: online ou presencial.

Cadastro online: o pré-cadastrodeverá ser preenchimento no Sistema Informatizado da SME, no site: https://precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br

O responsável deverá preencher o cadastro e anexar cópias digitalizadas (pode ser foto legível do original) dos documentos comprobatórios. No ato receberá um protocolo de atendimento.

Cadastro presencial – Agendar o dia e horário pelo telefone (19) 99429-2783, das 10h às 14h30.

O CADASTRO DEVERÁ SER REALIZADO PELO RESPONSÁVEL LEGAL (PAI/MÃE OU GUARDIÃO) DA CRIANÇA.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PARA CADASTRO ONLINE OU PRESENCIAL (ORIGINAIS)

Art. 12 O demandante de vaga deverá apresentar os seguintes documentos originais no ato do cadastro:

I – Certidão de nascimento da criança;

II – Cédula de identidade, RG, ou outro documento com foto do responsável legal;

III – Comprovante de guarda ou tutela, quando for o caso;

IV – Comprovante de residência no Município de Campinas, preferencialmente, conta de água;

V – Comprovante de trabalho da mãe/pai (Carteira Profissional ou Declaração de Trabalho);

VI – Comprovante de renda (holerite) de todos que residem com a criança.

§ 1º Os beneficiários do programa Bolsa Família deverão, além dos documentos indicados nos incisos deste artigo, apresentar ou anexar o cartão Bolsa Família do responsável legal, com o Número de identificação Social, NIS;

§ 2º Para a criança e/ou responsável legal público alvo da Educação Especial, além, dos documentos comprobatórios indicados acima, apresentar laudo, relatório médico ou Cartão Acessibilidade.

Ainda Cabe Sonhar

“Bordar, num pano de linho

Um poema tambor que desperte o vizinho.

Pintar, no asfalto e no rosto

Um poema alvoroço que adormeça a cidade.

Dançar com tamancos na praça

Cantar, porque um grito já não basta

Esfarrapados, banguelas e

Meninos de rua, poetas, babás.

Vistam seus trapos, abram os teatros,

É hora de começar:

Alerta, desperta, ainda cabe sonhar.

Alerta, desperta, ainda cabe sonhar.”

Da cantata “Um bastidor de utopias”.

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Você já viu uma peça de teatro? Se sim, gostou? Ela fez você pensar sobre o que?

Estar no teatro é uma experiência imersiva e única. É onde podemos refletir sobre os valores humanos, sobre a sociedade, as leis, sentimentos; tudo através de uma narrativa que está se desenrolando a poucos metros de nossos assentos. É onde podemos olhar nos olhos de personagens da literatura antiga e contemporânea e vê-las suar, chorar, rir e cantar. Assim, entramos em contato com o que é de comum entre todos nós: nossa humanidade.

Durante a pandemia ficou muito mais difícil o acesso a lazer e cultura de modo presencial. No entanto, muitos grupos de teatro encontraram meios de fazer com que suas obras chegassem até nós de forma virtual.

É o caso do grupo O Bonde, que está em cartaz com a peça-filme “Desfazenda”, de sexta à segunda, até 30 de agosto. Então essa é a última semana para assistir!

“Na trama, quatro pessoas pretas vivem na fazenda de um Padre Branco. Quando crianças, 12, 13, 23 e 40 foram salvas da guerra pelo homem. Desde então, cuidam das tarefas diárias, supervisionadas por Zero, um homem preto um pouco mais velho. A guerra nunca atingiu a fazenda. O Padre, por outro lado, nunca sai da capela. A todo questionamento um sino soa e tudo volta a ser como antes. Quase sempre.” (Sinopse retirada do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/coletivo-bonde-peca-desfazenda-palco-virtual)

Esse vídeo fala um pouco da temática da obra e também apresenta alguns trechos pra você ficar ainda mais curioso sobre como vai ser contada essa história:

Os ingressos podem ser adquiridos de forma gratuita através desse link. CLIQUE AQUI!

Basta escolher o dia que é melhor para você e selecionar o ingresso gratuito. O acesso ao link do Youtube serão fornecidas um pouco antes do horário do evento, então fique de olho no seu e-mail, na sua página “Meus Ingressos” da plataforma Sympla e também no canal do Youtube do grupo O Bonde: AQUI!

Não percam a oportunidade de ter essa experiência e mergulhar no mundo dos sonhos que é o teatro!

Atividade Virtual 22 CCII – Ainda cabe sonhar! Responsáveis: Janine Ierullo / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

O Pagador de Promessas

Bom dia, boa tarde, boa noite! Esperamos que todos estejam bem!

Vamos a nossa atividade do blog?

Hoje, vamos conhecer um dos clássicos do cinema brasileiro: O Pagador de Promessas.

No dia 29 de julho de 2021 o galpão da cinemateca de São Paulo foi atingido por um incêndio fazendo com que quase todo de nosso patrimônio cultural relacionados ao audiovisual virassem cinzas, dentre eles:

  • Grande parte dos arquivos de órgãos extintos do audiovisual relacionados aos trabalhos da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e do Instituto Nacional do Cinema (INC), ambos criados nos anos 1960, e do Conselho Nacional de Cinema (Concine), criado nos anos 1970;
  • 100 caixas com parte do acervo de documentos do cineasta Glauber Rocha, como duplicatas da biblioteca dele;
  • Parte do acervo da distribuidora Pandora Filmes, com cópias de filmes brasileiros e estrangeiros em 35mm;
  • Parte do acervo produzido por alunos da ECA-USP em 16mm e 35mm;
  • Parte do acervo de vídeo do jornalista Goulart de Andrade;
  • Equipamentos e mobiliário de cinema, fotografia e processamento laboratorial, muitos deles fundamentais para consertos de equipamentos em uso e relíquias que iriam compor um futuro museu;
  • Matrizes e cópias de cinejornais, trailers, publicidade, filmes documentais, filmes de ficção, filmes domésticos, além de elementos complementares de matrizes de longas-metragens, todos estes potencialmente únicos.

Entretanto, em 2020 um servidor público da cinemateca foi “profético” e acabou digitalizando todos filmes brasileiros em uma plataforma de vídeos. Infelizmente não sabemos quem foi para podermos agradecer, mas temos a sorte de não perder esses materiais.

Hoje, convido vocês para desfrutarem de um deles. Vamos lá?

“O pagador de promessas”

Na década de 1960, Zé do Burro, um homem humilde, enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de Candomblé, que era carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso.

Ele é dono de um pequeno pedaço de terra no interior da Bahia. Seu melhor amigo é um burro chamado Nicolau. Quando este adoece, ele não consegue fazer nada para que o animal melhore, então faz uma promessa a uma Mãe de Santo de Candomblé: caso o burro se recupere, promete que dividirá sua terra igualmente entre os mais pobres e carregará uma cruz, desde sua propriedade até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

Seguido fielmente pela esposa Rosa, Zé chega ao templo de madrugada. O padre local, que representa a autoridade da religião oficial, se recusa receber a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias “pagãs” em que a promessa foi feita, impossibilitando seu cumprimento. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. Zé insiste em entrar na Igreja e recebe apoio da população pobre, que acredita que ele tem o direito de pagar sua promessa, criando, assim, uma situação de conflito com o padre. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé e ele acaba morto em um confronto violento entre policiais e manifestantes que lhe são favoráveis. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na igreja.

O Pagador de Promessas é um filme brasileiro do gênero drama, produzido em 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte.
Baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes,é até hoje o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Brasil e Estados Unidos são os únicos países do continente americano a conquistar a honraria. O Pagador de Promessas também se tornou o primeiro filme da América do Sul a ser indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, na edição de 1963, mas o vencedor foi o francês Les dimanches de Ville d’Avray.

Agora, é só acessar o link do filme, separar uma pipoca e curtir esse clássico do cinema brasileiro. Bom divertimento!

Boa sessão e se cuidem!

Atividade Virtual 21 CCII – O pagador de promessas / Responsáveis: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Projeto Grupo Renascer para Gestantes

O período de gestação é um momento especial na vida de qualquer família!

Independente de ser desejada ou não, tudo se modifica no meio micro e macro familiar com a chegada de um bebê. O corpo da mulher se transforma, surgem as angústias e os receios e, claro, muitas dúvidas para todos. Como serão os cuidados com o bebê? Será que vou dar conta? Como vamos criar nosso filho? Será que teremos todos os recursos para proporcionar um crescimento saudável? E eu, como será que minha vida será a partir de agora? Será que terei que parar de estudar, trabalhar? E minha vida, como fica?

Embora na nossa cultura o cuidado com o bebê é entendido como instintivo, orientações e informações desde o início da gravidez podem ajudar nesse processo de cuidado com o bebê e também em relação à mulher.

Pensando em tudo isso e, principalmente, no auxílio à mulher, surgiu, em 2019, no Educandário Eurípedes, o Projeto “Renascer Gestantes”, que tem como missão oferecer às gestantes informações, reflexões e acolhimento, como forma de contribuir para que vivam o período neonatal de maneira mais consciente e saudável, visando o desenvolvimento de suas potencialidades e a promoção dos direitos humanos fundamentais.

Além de promover o desenvolvimento humano e social com melhoria no relacionamento familiar da gestante atendida, da sua relação com a gestação e com o bebê, de modo a tornar a mulher mais empoderada diante desse período gravídico-puerperal e mais ativa na comunidade, o Projeto tem como objetivo criar espaço de fala para as gestantes para que possam expressar as as suas angústias, desejos, fantasias e idealizações em relação à maternidade em si e/ou ao tema proposto nas aulas oferecidas nos diferentes módulos.

Os encontros acontecem uma vez por semana, em períodos a serem divulgados, no Educandário Eurípedes.

Para participar é preciso realizar uma pré-inscrição pelo telefone (19) 2514-8702.

As vagas são limitadas!

Veja como foi o encerramento da primeira turma do Projeto Renascer de 2019.