No dia 27 de janeiro de 2023 realizamos o encerramento das atividades do Ciclo 3, composto pelas Turmas 05, 06 e 07 do Projeto Mãos na Massa. Foi um momento muito especial, pois além de encerrar as atividades destas turmas, também concluímos com chave de ouro a parceria junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA Campinas, que financiou o projeto por 18 meses.
O Projeto MNM tem como objetivo:
# Capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mercado de trabalho;
# Desenvolver competências básicas que permitam o apoio à fabricação de pães, bolos e similares, utilizando equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade, possibilitando a formação de um futuro profissional consciente, competente e qualificado.
Após 05 meses de atividades socioeducativas e de aprendizagem prática, 53 adolescentes concluíram a participação no Ciclo 3 e, em conjunto com a equipe/diretoria da instituição, familiares, amigos e parceiros, celebraram essa conquista.
Agradecemos ao CMDCA Campinas e a todos os parceiros que potencializaram a transformação de vidas.
A seguir um pouco do resultado deste trabalho nos depoimentos dos participantes e familiares!
Gabrielly Beatriz Santos Silva (participante)
“O Projeto Mãos na Massa foi algo incrível, adorei todo momento estar lá. Adorei cada receita e amei testar elas em casa. Lá onde conheci pessoa incríveis como a Alzira, Alexandre, Sandra e a Jurema e os outros alunos que fizeram o curso. A formatura foi muito boa, quase chorei com as palavras da Alzira e foi um ótimo momento para se despedir do pessoal. Se eu pudesse fazer tudo de novo eu faria, foi tudo incrível! Amei conhecer pessoas novas, amei tudo que aprendi e amo fazer tudo na minha casa, obrigada pela oportunidade”.
Sandra Regina de Aguiar (responsável por Rafael Aguiar)
“Eu gostaria de falar um depoimento como foi esse tempo na vida do Rafael, e principalmente também na minha. Rafael era um adolescente muito agitado. Quando conseguiu vaga lá no CEAK Educandário Eurípedes, foi acolhido com grande carinho, com um grande amor por toda a equipe, então eu só tenho a agradecer a todos, e aos colegas dele de curso também. Primeiramente agradeço a Deus, depois de todas as pessoas que participaram na vida do meu filho. Era um jovem agitado, mas com o passar dos dias ele frequentando o Educandário, tudo isso mudou, tanto na vida do meu filho quanto na minha vida. Esse projeto que ele participou, Mãos na Massa, agregou muito a ele. Passou a ter mais contato com os colegas, pois era meio acanhado. Rafael quase não conversava, e depois de todo esse tempo no Educandário, se soltou. Conversa e agora fala até um pouco demais. Graças a Deus eu fico feliz por isso. Ele foi para receber o certificado, só que não conseguiu ficar devido a ansiedade dele. Ficou nervoso, começou a passar mal. Vim deixar esse depoimento pois foi mais uma etapa na vida dele concluída, isso é um mérito tanto para ele quanto para mim e meu sonho como mãe do Rafael que ele possa estar um dia trabalhando nessa instituição porque fez e faz a diferença na vida do meu filho. Eu sou grata a Deus primeiramente e depois a vocês, por tudo! Eu amo muito vocês e obrigada a todos por participar na vida do meu filho e agradeço vocês por continuar participando.
Rosemari dos Santos Romão (responsável por Jéssica Umbelino)
“Bom dia, eu sou mãe de uma das jovens que fez o Mãos na Massa. Meu filho de 28 anos fez curso de Panificação aqui, faz tempo e agora minha filha de 15 anos. Posso confiar nessa instituição. É muito bom ter esse privilégio do que passam para os jovens, aprendendo uma nova técnica, no curso. Eu sou cozinheira, fiz alguns cursos e sempre a gente aprende alguma coisa, é muito bom. Eu achei muito bom como mãe, a equipe sempre presente, sempre enviando mensagens, a Alzira apoiando e dando atividades, orientações, como se posicionar na hora de uma entrevista, e assim é muito bom. Que os jovens possam aproveitar essa oportunidade cada dia mais desenvolvendo essa habilidade que é cozinhar. A minha filha gostou muito do projeto. Eu achei legal a maneira como ensinam, meio brincando e com qualidade. Levaram para passear e conhecer outros lugares. Assim foi muito legal”.
Sara Samir Abdallah Musa (participante)
“O encerramento foi perfeito, o vídeo que o Alê fez foi muito engraçado, eu e a Débora rimos muito. Fiquei com muita vergonha na minha parte quando fui falar, mas no final deu tudo certo, amei a lembrancinha, vou sentir muita saudade do curso, da Jurema, do Ale e principalmente de você”.
Maria de Lourdes Ferreira Milla (responsável por Gabriel Milla)
“Falar sobre o Mãos na Massa é muito bom, foi incrível a dedicação dos profissionais e o aprendizado dos adolescentes o que eu via que era uma grande família eu só tenho que agradecer. Foi muito emocionante a entrega do certificado. Foi dia muito feliz para todos pais e filhos, muito grata a todos vocês”.
Silvana Quinalia Souto Lemes (responsável por Rebeca Lemes)
“Foi uma oportunidade muito boa para todos os nossos filhos. Eu como mãe, me sinto orgulhosa. É muito importante que eles adquiram maturidade, e acredito que o curso os proporcionou. Muito obrigado a todos do CEAK. Vocês estão de parabéns! Que Deus abençoe”.
Leticia Nathiely Marques Cabeça (participante)
“Olá meu nome é Letícia Natiele tenho 15 anos e participei do projeto mãos na massa sempre gostei muito de cozinhar fazer pães bolos etc meu avô é professor de alimentos na Unicamp e isso foi o que me inspirou então tudo começou quando passei a saber que existe esse curso no Educandário conversei com Alzira e gostei muito da oportunidade me inscrevi e nas primeiras aulas falamos sobre a higienização os cuidados pessoais depois disso já fomos para cozinha e quando cheguei na porta já me encantei parecia outro mundo tudo que eu sempre queria ou seja era tudo muito novo no primeiro dia fizemos pão de leite e pão de água com isso Jesus se passando e os aprendizados foram aumentando cada vez mais você acredita professora Jurema era que ficava com nós na cozinha e o Alexandre era que dava aula de projeto de vida todas as segundas-feiras ensinando como a gente cuidava do nosso presente e planejava o nosso futuro tudo isso foi muito importante para mim evolução mas enfim quero falar que fiz várias amizades aprendi a trabalhar melhor em grupo aprendi que nem tudo é como a gente quer que às vezes precisamos virar com pessoas que não queremos e aprendi muitas outras coisas hoje eu consigo ver muita mudança no meu pessoal antes não conseguia ficar na cozinha sozinha dependia de alguém para ficar comigo ou seja tinha medo agora depois que eu aprendi todas as regras todos os cuidados de todos os passos para não dar nada errado consigo fazer o que precisa e o que eu quero também sozinha quero parabenizar todos os participantes e a Alzira jurema e o Alexandre pois recomendo muito a fazer quem gosta de pôr as mãos na massa é isso aí galera, massa e um beijo tchau tchau “
Responsável: Luiz Mendes / CEAK Educandário Eurípedes.
Excelente trabalho. Muito feliz por ter participado. Parabéns a todos!!!
Obrigada, Patrícia, pela sua participação!
grande abraço
uma excelente semana para você!
Equipe Educandário Eurípedes