Setembro Amarelo

Campanha de conscientização Prevenção ao suicídio – Sua vida importa!

Criada em 2015, dia 10 de setembro pelo CVV (centro de valorização da vida) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, o mês foi escolhido para representar a causa, incentivando a discussão e a divulgação dos sintomas e medidas preventivas. O Amarelo simboliza a luz do sol.

Precisamos falar sobre a temática incessantemente, não só no mês da campanha, o suicídio ainda é a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, segundo a OMS.

No Brasil 32 pessoas cometem suicídio por dia, 1 suicídio a 40 minutos e, “de acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos”. É importante identificar os sinais e não tratar as lamentações da pessoa como “drama” ou “exageros”.

A Pandemia teve um impacto negativo sobre a saúde mental da população, O isolamento, a solidão e as perdas foram itens agravantes. O estresse eleva a nossa pressão arterial, dificulta as funções mentais causando alterações imunológicas. Ocasionando distúrbios de humor, ansiedade, angústia.

Segundo a OMS (Organização mundial da saúde), 90% dos suicídios estão associados a distúrbios mentais. A depressão ainda é a 1° causa de suicídio em todo o mundo. Precisamos estar atentos aos sinais de alerta, segundo ABEPS (associação Brasileira de estudos e prevenção do suicídio), as três principais causas de suicídio são: Desespero, desamparo e desesperança.

É importante identificar os sinais e não tratar as lamentações da pessoa como “drama” ou “exageros”. O contato inicial é muito importante, mas deve ser feito de forma adequada, entre as principais ações podemos destacar:

  • Falar de forma carinhosa e sem julgamentos, ouvir com atenção e se mostrar interessado com a conversa;
  • Falar sobre o assunto, sem medos e tabus;
  • Ter empatia, paciência e demonstrar preocupação, cuidado e afeto;
  • Conversar com amigos e familiares da pessoa e se manter ao lado dela para ajuda e apoio;
  • Procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;
  • Não esperar a pessoa dizer que quer se matar para buscar ajuda. É preciso estar atento aos sinais de alerta e levar a situação a sério;
  • Ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do número 188;
  • Ir atrás das unidades e profissionais da saúde;

Não ignore um pedido de ajuda. Fique atento aos sinais. Todas as vidas importam

Nos dias 13 e 14 de setembro foi oportunizado para os adolescentes do CCII uma atividade de conscientização sobre a temática do setembro amarelo. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre os dados atuais do suicídio, elencando sobre o aumento das doenças emocionais e dos transtornos mentais decorrente da pandemia. Foi apresentado o CVV centro de valorização da vida, e os meios de comunicação, as formas de pedir ajuda e principalmente a participação de todos enquanto multiplicadores das informações que receberam. A atividade também proporcionou um momento de interação entre os adolescentes, onde em grupos construíram frases de sinais de alerta e de motivos para viver.

Quer saber mais sobre as atividades do CCII CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail contato.ee@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.


Bibliografia:

Responsável: Mayara Paletta – Psicóloga – CRP 06/151971

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *