Oficinas de cunho cultural – CCII CEAK EE

Dentre os objetivos gerais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCVF, podemos destacar o de “possibilitar acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades” (BRASIL, Resolução 109, 2019).

Para alcançar esse objetivo, a equipe do SCFV – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK EE, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, planejou e tem realizado as Oficinas de cunho cultural para adolescentes, jovens, adultos e idosos participantes das atividades do serviço.

As Oficinas de cunho cultural têm como proposta oportunizar a manifestação através diversas linguagens da arte, expressando a capacidade de auto expressão, reforçando a autoestima e promovendo o exercício da cidadania. Para o desenvolvimento desta atividade, contamos no CCII CEAK EE com educadores, oficineiros e um voluntário.

O resultado deste trabalho, diretamente ligado ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, aparece durante o desenvolvimento das atividades. O destaque desta atividade vai para os jovens Marcelo Henrique Rodrigues Franco Camargo e Rebeca Avelino Laranja.

Clique aqui para acompanhar as atividades!!!!

📽️Vídeo Rebeca Avelino Laranja📼

https://youtube.com/shorts/l2h6eIlRKbk?feature=share

📽️Vídeo Marcelo Henrique Rodrigues Franco Camargo📼

https://youtube.com/shorts/HAr_2VzD8eE?feature=share

Utilizar as Oficinas Socioeducativas como meio para a transformação de vidas, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, demonstra a importância de uma ação planejada, avaliada e construída coletivamente.

“Em junho iniciei o trabalho de musicalização no CEAK. A princípio levei instrumentos construídos com sucata. Depois incorporei o violão, ukulelê e sanfona e assim vamos seguindo. O grupo ainda não se formou totalmente, mas a vivência que tenho tido é muito interessante. Espero colaborar e ser útil a todos que estiverem conosco. Obrigado”. Ricardo Botter Maio, voluntário no CEAK Educandário Eurípedes.

“A música sempre foi a grande companheira da Rebeca. É por essa comunicação que muitas vezes ela consegue expressar seus sentimentos. Incentivar a música em sua vida é apoiar seu desenvolvimento e dar voz a sua imaginação. O Educandário é nosso parceiro nessa jornada”. Simone Avelino Laranja, mãe da Rebeca.

“Nossas atividades são divididas em eixos as quais os educadores e oficineiros executam ações que promovem a autonomia do indivíduo, a ampliação do repertório cultural e artística. Para complementar essas ações, também contamos com o trabalho de voluntários, como o realizado pelo Ricardo, que através de sua atividade, proporciona e estimula a transmissão do conhecimento musical e a sensibilidade, a criatividade, melhorando a comunicação e a socialização. Acredito que o trabalho voluntário requer doação, querer ajudar verdadeiramente e ter muito amor ao próximo, portanto, agradecemos o tempo doado e por importar-se com o outro”. Valquíria Santos, Coordenadora Pedagógica do CCII CEAK EE.

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.