Assista o videoclipe da música “Quem vai cuidar da casa” e preste atenção nas imagens. CLIQUE AQUI:
- Qual foi a sua interpretação da música apresentada no? Pra você, o que diz?
- Quem será que está se perguntando “quem vai cuidar da casa quando eu não estiver aqui“?
- Na sua casa, quem seria a pessoa que se pergunta isso (ou as pessoas)?
- Quais atividades aparecem no vídeo que representam momentos de lazer? E quais representam o cuidado sobre casa e sobre quem mora nelas?
Agora veja essas imagens:
- Em qual dessas casas você se sentiria melhor de morar?
- Se não tivesse ninguém que cuidasse da casa da segunda imagem, como ela estaria?
Agora veja essas outras imagens:
- Em qual você gostaria de viver?
Elas representam duas cidades dentro de um mesmo país: o Brasil. Assim como as casas, as cidades podem ser bagunçadas ou arrumadas dependendo do jeito que cuidamos delas. Em casa, somos nós (ou alguém que mora com a gente) os responsáveis pela organização da sala, da cozinha, das contas, das compras, do almoço, das pessoas que entram e saem e até pela atribuição de tarefas.
MAS E A CIDADE? QUEM É RESPONSÁVEL POR ELA?
É verdade que tentamos fazer nossa parte não jogando lixo na rua, ou ajudando alguém a encontrar o pronto socorro mais próximo, ou ainda fazendo algum trabalho voluntário. Porém, atualmente, o maior responsável pela cidade é o prefeito. Mas o que ele faz?
Agora, assista esse vídeo aqui! É curtinho. CLIQUE AQUI!
Atividade prática
Você já ouviu falar em mapa mental? é um esquema onde você coloca todas as suas ideias sobre algo, veja o exemplo:
É legal de utilizar nos seus estudos também! Aqui um vídeo se você quiser saber um pouco mais sobre mapas mentais. CLIQUE AQUI!
Você só vai precisar de uma folha de papel e o material que preferir pra escrever/desenhar. No meio da folha colocamos nosso problema e ao redor tudo que vier a nossa cabeça sobre esse problema, pra cada uma dessas coisas também escrevemos outros pensamentos que tivemos sobre elas e assim por diante. Esse mapa pode conter desenhos, adesivos, escrita, trechos de música, trechos de livro… Contanto que estejam relacionados com o nosso problema central: “COMO MELHORAR A NOSSA CIDADE?”. Assim:
Você pode pensar em mudanças, inovações ou também coisas bem simples. Você vive diariamente na cidade, tenho certeza que sabe no que ela poderia melhorar!
Se preferir, pode usar um modelo:
Abraços e saudades!
Equipe CCII