Atividade online de Artes Visuais – Sensações

Olá, Pessoal! Vamos à nossa próxima atividade?

Assista o vídeo “Festival do Minuto” a seguir CLIQUE AQUI! É só um minuto!

O vídeo usa uma técnica de animação chamada Stop Motion. Você já ouviu falar?

Caso queira saber mais sobre essa técnica neste link podemos ter um panorama geral, outro dia podemos falar mais sobre isso!

O que achou do vídeo? Apesar de não conter nenhuma fala o vídeo conta uma história. Você consegue contar a história do vídeo com palavras? Tente! Escreva um pequeno texto.

Conseguiu? Aposto que sim. Veja o vídeo de novo e agora se atente a todos os sons que ouvir. Como eles ajudam a contar a história que se passa no vídeo? E as imagens?

Quais imagens foram combinadas com quais tipos de som? Você conhece as imagens que apareceram? E os sons? Quais deles são mais presentes no seu dia a dia?

Agora, vamos para Atividade Prática!

Escolha 3 lugares que você conhece e frequenta. Pode ser a cozinha da sua casa, a praça perto da sua rua, o mercado… Qualquer lugar. É legal que sejam lugares bem diferentes.

Vá até esse lugar e encontre formas ou ambientes dentro dele que te chamem a atenção (pode ser apenas 1 elemento). Você não precisa entender ou saber porque aquilo te chama atenção apenas esteja aberto para se sensibilizar com o que você vê.

Por exemplo, em meu quarto gosto de ficar olhando para os cantos onde tem bagunça, olho para os diversos objetos aleatório que se unem, cada um com seu propósito, cada propósito diferente do outro, uma caneta, uma chave, uma planta, uma caneca, um creme para as mãos. Acho isso bonito, feio, engraçado, poético. Apenas gosto!

Agora, com seu celular ou câmera fotográfica grave um vídeo de apenas um minuto focado nesse lugar, nesses objetos ou nessa forma que chamou sua atenção. Tente não filmar pessoas que você não conhece, ao menos de perto, elas podem não gostar. Se estiverem longe a ponto de não conseguirmos identificar, então tudo bem.

Filme um minuto em cada local de sua escolha.

Pronto?

Depois assista aos vídeos e tente imaginar que tipo de histórias que acontecem naquele ambiente, em volta dele, ou como aqueles objetos foram para lá.

Uma narrativa nem sempre precisa de começo, meio, fim, nem de longas conversas e descrições. Nossas experiências dão significados a outros tipos de sensações que podem ser causadas tanto pelo olhar quanto pela audição, também pelo tato e paladar.

Por fim, assista a esse vídeo e pense sobre como você se sente e o que você pensa sobre o tema. CLIQUE AQUI!

Voltaremos a conversar no próximo bate papo e também durante as postagens aqui no nosso BLOG!

Truques de malabares com o bambolê

Oi pessoal! Estão bem?

Nesta atividade vamos montar dois truques com nosso bambolê: Isolação e escalação.

São truques simples e fáceis, mas que precisam de concentração e treino. Então, sempre que possível reserve um tempinho para treinar e assim conseguir executá-lo com mais facilidade e clareza.

Não se esqueça que somos nós quem manipulamos o bambolê. Então, temos que observar o nosso corpo para conseguirmos executar toda atividade. E tenha calma, o treino é essencial!

Não se esqueça de gravar você enquanto brinca e de mandar no Whats App do CCII Educandário Eurípedes (19) 99433-3657!

Assista esse vídeo que preparamos para você com super dicas e bem divertido. CLIQUE AQUI!

Saudades,

Se cuidem!

Equipe CCII

Vem dançar com a gente!

Olá Pessoal! Como tem sido esse período de quarentena?

Tedioso? Divertido? Tem feito novas descobertas? Encontrou novas habilidades? O que você tem feito?

Hoje, trouxemos uma proposta bem diferente para mudar os ânimos. Vamos nos movimentar com um pouco de Hip Hop?

A dança nos fortalece, melhora a respiração, cuida do coração, além de ajudar a circular todas essas emoções e ansiedade geradas nesse período de isolamento. Hoje, o principal objetivo é descontração, espairecer e divertir-se!

Usamos para essa atividade socioeducativa a música FREE INSTRUMENTAL TRAP #9!

Assista AO VÍDEO e acompanhe os passos do nosso colaborador, Ozieliton dos Santos, Educador Social da EQUIPE CCII Educandário Eurípedes.

CLIQUE AQUI E VEM DANÇAR COM A GENTE!

A importância do trabalho socioeducativo

A equipe do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII Educandário Eurípedes, desde o início da pandemia do COVID-19, tem buscado estratégias para garantir o fortalecimento de vínculos e a proteção aos usuários na perspectiva da proteção social básica.

Mesmo com os desafios da pandemia, como o distanciamento social, não interrompemos o contato com os usuários e suas famílias. O uso das tecnologias foi fundamental para continuarmos o trabalho, mantendo o vínculo e acolhendo os usuários. Ampliamos o contato telefônico e por WhatsApp, criamos o Bate Papo CCII de forma virtual, realizamos atendimentos individuais e familiares também de forma virtual e garantimos o atendimento presencial com os critérios de proteção.

Todos os procedimentos adotados foram apresentados a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Campinas, conforme readequação do Plano de Trabalho frente alterações das Estratégias Metodológicas de acordo com as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos de contágio pelo Coronavírus – COVID 19.

No início da pandemia focamos na garantia do espaço de escuta, orientação e apoio na questão alimentar. Fortalecemos a rede de apoio as famílias e consolidamos as ações de trabalho junto aos usuários.

No mês de Outubro, após a readequação do Plano de Trabalho, realizamos uma nova ação. A distribuição do KIT Pedagógico aos usuários. O objetivo da disponibilização do material pedagógico foi para incentivar os usuários na participação das atividades virtuais, bem como, continuar a trabalhar com suas habilidades desenvolvidas nas oficinas socioeducativas. A possibilidade do uso dos materiais em suas casas, com toda a proteção devida, cria novas oportunidades para os usuários continuarem sua participação nas atividades virtuais.

Em conjunto com a entrega do KIT Pedagógico realizamos também a entrega da Cesta Básica doada pela Empresa Europharma Laboratórios SA. Essa parceria foi fundamental para contribuir na doação de alimentos aos usuários e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, intensificadas pela pandemia.

São estratégias e ações como essas que garantem a continuidade dos serviços prestados pelo CCII Educandário Eurípedes. Agradecemos em nome da equipe, todas as parcerias, visto que eles possibilitam os retornos abaixo!

“Gostaria de agradecer os materiais, minha filha amou tudo e agradecer tbm as cestas, pois com elas conseguimos ajudar duas famílias que estavam precisando, que Deus abençoe imensamente o trabalho de todos vocês!!” – Sonia Cristina Domingues, mãe da adolescente Brenda Domingues da Cunha que participa das atividades do CCII Educandário Eurípedes. 

 “Quero muito agradecer a todos pelas cestas. Foi de uma ajuda e tanto nesse momento. Que Deus abençoe a todos vcs” – Elaine Aparecida Macedo, mãe da adolescente Laura Macedo Gonçalves que participa das atividades do CCII Educandário Eurípedes.

 Neste contexto, o CCII Educandário Eurípedes continua o atendimento aos usuários pelos canais de comunicação a seguir. Não deixem de acompanhar nossas postagens nas Redes Sociais!

 Telefone: (19) 99433-3657 (Ligação Externa e WhatsApp)

 E-mails:   Coordenação Técnica – c.tecnica.ee@ceak.org.br

 Serviço Social – ccii.ssocial.ee@ceak.org.br

 Pedagogia – ccii.pedagogia.ee@ceak.org.br

 Facebook: https://www.facebook.com/educandarioeuripedes/

 Blog: https://ceak.org.br/ee/blog

Atividade Virtual: Quem cuida da cidade? Parte 2

Atividade para Reflexão

Revisite nossa última atividade “Quem cuida da Cidade – parte 1” que fala sobre melhorar a cidade e seu mapa mental sobre o assunto para, assim, relembrar onde paramos. Vimos a função de um prefeito e fizemos um mapa mental de coisas que gostaríamos que mudasse na cidade onde vivemos. Agora, tire um tempinho para apreciar essas obras de arte. Pode, primeiramente, apenas olhar atentamente para. Depois, leia o texto para entender melhor o contexto de cada uma:

imagem 1
“Nascido na Lituânia e naturalizado brasileiro, Lasar Segall (1891-1957) revelou, em muitas pinturas e gravuras, seu olhar critico em relação à sociedade, retratando as pessoas que lutavam pela sobrevivência e eram vitimas de preconceito social, como prostitutas, negros e imigrantes. Nesta pintura, o artista trabalha as ideias de maternidade e raça, tendo como cenário um bairro pobre em que as ruas não tem calçamento e são de terra vermelha.”
imagem 2
“A artista paulistana Tarsila do Amaral (1886-1973), produziu muitas obras retratando temas brasileiros. Na pintura reproduzida, a paisagem industrial de São Paulo está associada aos retratos de negros, mestiços e imigrantes, que nela habitam e trabalham.”
"O artista carioca Oswaldo Goeldi (1895-1961), conhecido principalmente por suas gravuras, representou a melancolia em muitas cenas em que personagens solitários e em situação de rua perambulam por regiões periféricas e vazias da cidade do Rio de Janeiro."
“O artista carioca Oswaldo Goeldi (1895-1961), conhecido principalmente por suas gravuras, representou a melancolia em muitas cenas em que personagens solitários e em situação de rua perambulam por regiões periféricas e vazias da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • O que essas imagens têm em comum? Quem está representado nelas? Quem são essas pessoas? Onde essas pessoas estão?
  • A cidade em que você vive é igual para todos que vivem nela? Todos usam os mesmos meios de transporte? Têm acesso ao mesmo tipo de ensino e ao mesmo tipo de hospital/pronto socorro? Moram em casas de tamanhos parecidos?

A cidade em que você vive FUNCIONA? Pra QUEM funciona a cidade em que você vive?

Agora assista a este vídeo: https://globoplay.globo.com/v/4894419/

Um dos entrevistados, quando questionado sobre o que espera do prefeito diz:

– “Tô esperando uma melhora.”

Será que alguém não espera uma melhora do prefeito que elege?

E será que o que é melhor pra um é melhor também para o outro?

Atividade prática

Dentre as palavras a seguir selecione cinco que você considere mais importantes para uma organização e crescimento melhor da sua cidade (se quiser pode incluir palavras):

CONSTRUÇÃO     RESTAURAÇÃO     REFLEXÃO     HUMANIZAÇÃO     CARINHO

RESPEITO     INVESTIMENTO    EDIFÍCIO    REFORMA    DIVERSIDADE    TRADIÇÃO

INOVAÇÃO     COMUNICAÇÃO    DEBATE    INCLUSÃO    PLANEJAMENTO

RESPONSABILIDADE    ESTRATÉGIA    CRIATIVIDADE    CONVÍVIO    FERRAMENTA

CUIDADO    ATENÇÃO     PROGRESSO     CONSERVADORISMO    TRADIÇÃO

AMPLIAÇÃO   INCLUSÃO    EXCLUSÃO    DEMOCRACIA    LIBERDADE    CRÍTICA

  • Agora pesquise os significados das palavras que você escolheu.

O site a seguir traz o plano de governo de todos os candidatos e candidatas à prefeitura de Campinas:

https://www.prefeituraveis.minhacampinas.org.br/

Você já conhecia todos? Agora veja as propostas dos candidatos. Se não tiver tempo de ler todas escolha pelo menos dois candidatos de partidos diferentes.

  • Qual dessas propostas parece melhor para a cidade?
  • Agora distribua as palavras que você escolheu entre essas duas (ou mais) propostas de governo. Quais palavras combinam mais com cada um delas?

O que é “melhor” ou “pior” para a cidade pode ser muito relativo.

É necessário saber as propostas dos nossos candidatos e entender o que elas significam para NOSSA VIDA PRÁTICA.

  • O que é melhor: Construir um edifício ou aplicar na melhoria de algo que já está construído?
  • O que é mais rápido? O que é mais caro? De onde vamos tirar esse dinheiro? O que traz mais benefícios? PARA QUEM traz benefícios? O que é mais difícil? Vamos deixar de fazer porque é difícil ou não?

Aqui também um site que te ajuda a escolher os vereadores: https://app.vota.org.br/campinas

 Votar consciente é um ato revolucionário!

Atividade virtual: Construindo uma história

Olá Pessoal! Esperamos que todos estejam bem!

Vamos trabalhar mais um pouco com a construção de uma história.

Na atividade anterior realizamos um exercício de improvisação através de um jogo de palavras. Lembram?

Hoje, vamos criar um desenho refletindo nossos sentimentos a partir do livro ilustrativo “A parte que falta“, de Shel Silversteins. Para facilitar o nosso exercício, veja o vídeo da youtuber Jout Jout, onde ela narra todo livro.

Fonte: https://youtu.be/GFuNTV-hi9M

Sabemos que quem somos hoje é reflexo de tudo que já  passamos ao longo da vida. Se pararmos para olhar o nosso passado e analisarmos o presente, percebemos que nossa construção e evolução acontece de acordo com todas nossas experiências, incluindo  aquelas que não fazem mais parte de nossa memória fotográfica e afetiva, ou seja, toda transformação acontece com o passar de nossa vivência.

Após vivenciarem esse momento, sugiro que reflitam quais sentimentos surgiram dentro de você.

  • O que eles refletem?
  • Existe uma parte que falta?
  • Como você lida com as idas e vindas de sentimentos, pessoas, situações ao longo da sua vida?

Agora, vamos usar nosso material pedagógico entregue pelo Educandário.

Em uma folha, faça uma breve ilustração associando nossa construção pessoal com o livro/vídeo proposto.

Exemplo: Desenhei um trem (perdoem as habilidades visuais) representando chegadas e partidas de pessoas e situações ao longo de minha existência na Terra.

imagem 1

Feito o seu, guarde-o para que em nossa próxima atividade possamos usar sua ilustração e montar nossa história com base em nossos sentimentos e vivências reais.

Não esqueçam de fotografar e nos encaminhar a sua atividade!

Se cuidem!

Equipe CCII

Atividade virtual: Quem cuida da cidade? – Parte 1

Assista o videoclipe da música “Quem vai cuidar da casa” e preste atenção nas imagens. CLIQUE AQUI:

  • Qual foi a sua interpretação da música apresentada no? Pra você, o que diz?
  • Quem será que está se perguntando “quem vai cuidar da casa quando eu não estiver aqui“?
  • Na sua casa, quem seria a pessoa que se pergunta isso (ou as pessoas)?
  • Quais atividades aparecem no vídeo que representam momentos de lazer? E quais representam o cuidado sobre casa e sobre quem mora nelas?

 Agora veja essas imagens:Imagem 1

  • Em qual dessas casas você se sentiria melhor de morar?
  • Se não tivesse ninguém que cuidasse da casa da segunda imagem, como ela estaria?

 Agora veja essas outras imagens:

Imagem 2

  • Em qual você gostaria de viver?

Elas representam duas cidades dentro de um mesmo país: o Brasil. Assim como as casas, as cidades podem ser bagunçadas ou arrumadas dependendo do jeito que cuidamos delas. Em casa, somos nós (ou alguém que mora com a gente) os responsáveis pela organização da sala, da cozinha, das contas, das compras, do almoço, das pessoas que entram e saem e até pela atribuição de tarefas.

MAS E A CIDADE? QUEM É RESPONSÁVEL POR ELA?

É verdade que tentamos fazer nossa parte não jogando lixo na rua, ou ajudando alguém a encontrar o pronto socorro mais próximo, ou ainda fazendo algum trabalho voluntário. Porém, atualmente, o maior responsável pela cidade é o prefeito. Mas o que ele faz?

Agora, assista esse vídeo aqui! É curtinho. CLIQUE AQUI!

 

Atividade prática

Você já ouviu falar em mapa mental? é um esquema onde você coloca todas as suas ideias sobre algo, veja o exemplo:

Imagem 3

É legal de utilizar nos seus estudos também! Aqui um vídeo se você quiser saber um pouco mais sobre mapas mentais. CLIQUE AQUI!

Você só vai precisar de uma folha de papel e o material que preferir pra escrever/desenhar. No meio da folha colocamos nosso problema e ao redor tudo que vier a nossa cabeça sobre esse problema, pra cada uma dessas coisas também escrevemos outros pensamentos que tivemos sobre elas e assim por diante. Esse mapa pode conter desenhos, adesivos, escrita, trechos de música, trechos de livro… Contanto que estejam relacionados com o nosso problema central: “COMO MELHORAR A NOSSA CIDADE?”. Assim:

Imagem 4

Você pode pensar em mudanças, inovações ou também coisas bem simples. Você vive diariamente na cidade, tenho certeza que sabe no que ela poderia melhorar!

Se preferir, pode usar um modelo:

Imagem 5

Abraços e saudades!

Equipe CCII

Atividade Virtual 9 CCII – Contação de histórias para explorar nossa imaginação

Atividade virtual: Contação de histórias improvisada para explorar nossa imaginação, se divertir e aprender através de um jogo de palavras.

Se você ainda não viu a Atividade Virtual 6 CCII – Igual e Diferente! (CLIQUE AQUI) e a Atividade Virtual 7 CCII – Conhecendo os nossos sentidos! (CLIQUE AQUI), volte e assista para compreender a atividade da semana!

Após assistir, compreender e realizar essas duas atividades, daremos continuidade em como desenvolver uma contação de história simples através de uma única palavra.

Pense em uma palavra que está associada aos seus sentimentos ou situação do seu dia a dia. Depois, escreva a palavra na forma vertical:

Exemplo:

I

S

O

L

A

M

E

N

T

O

 Agora, escolha outra palavra para cada letra da palavra anterior

Exemplo:

Indisposto

Sociável

Olhos

Língua

Amizade

Menino

Escada

Necessidade

Trabalho

Objetivo

Pronto! Já temos as palavras chaves para contar uma história improvisada com base em nossos sentimentos, desejos e acontecimentos da vida.

Vamos fazer um esboço?

Muitas vezes na hora de projetarmos nossa história ficamos nervosos e confusos para desenvolvê-la. Caso se sinta mais seguro e confortável, escreva antes um pouco sobre o que pensa através das palavras escritas.

Thiago era um menino com muitos objetivos. Trabalhava, estudava e passava horas e horas fora de casa a fim de construir o futuro tão desejado. Um dia ele percebeu, em meia a correria do dia a dia, que um amigo muito próximo andava indisposto com a vida, e ao observar viu que na verdade ele estava passando por necessidades, foi ai em que Thiago questionou seu princípios. Percebeu que andava muito focado em seu futuro e havia se esquecido de todos que viviam ao redor dele. Será que Thiago não era mais um ser sociável? Seria ele uma pessoa anti-social e até mesmo egoísta? Ali, seus olhos encheram de água e sua língua mal se movimentará; ele se sentiu triste, impotente, egoísta… ficou pensando em que fazer para ajudar seu amigo e ainda assim conseguir seguir seus planos. Pensou, pensou,  pensou e plim!!! A resposta era simples: se a cada degrau da escada da vida eu levar as pessoas comigo, seja ajudando, deixando minha essência, elas também podem crescer e traçar um objetivo de vida. Foi segurando na mão do amigo que sempre esteve com ele, que chegaram ao topo, um ajudando o outro, se um caí, o outro ajudava. Foi ali que ele descobriu o valor da amizade.

Agora use a sua criatividade! Faça o jogo das palavras, monte uma pequena história com elas e nos envie (:

Lembre-se que todas as atividades postadas fazem parte de um plano de trabalho artístico que temos com vocês.

Abraços e saudades!

Equipe CCII

Atividade Virtual 8 CCII – Do que temos medo – parte 2

Recapitulando…

Na nossa atividade 5 falamos sobre o medo, lembram? Ainda dá tempo de fazer! Caso não tenha visto, vai lá! É só clicar aqui para relembrar!

Naquela atividade reproduzimos o quadro O Grito através da identificação de elementos visuais que nos dessem medo ou causasse algum tipo de angústia: cores muito fortes misturadas, linhas onduladas dando a sensação de muito movimento, horizonte mal definido, uma figura central com a expressão de espanto que poderia ser qualquer pessoa…

No dia de hoje, ou essa semana, você sentiu medo? Medo de levar uma bronca, de explodir a panela de pressão, de contar uma verdade, de falar “não” para alguém, de ficar sozinho, de se machucar?

O medo sempre existiu no coração do ser humano. Apesar de nos paralisar e nos impedir de fazer muitas coisas, ele não é sempre ruim: pode ser extremamente importante para alertar sobre algum perigo que pode estar próximo, por exemplo. Mas o que identificamos como perigo e por quê?

Vamos ver a tirinha abaixo:

Tirinha
Tradução livre: Primeiro quadrinho – “Até amanhã, Olga…” Segundo Quadrinho – “Se você tem um monstro em cima da sua cama… Não precisa se preocupar com os que vivem embaixo dela.”

O que significa ter um monstro em cima da cama? E embaixo dela? Por que o que está em cima não assusta igual os outros?

O medo está quase sempre associado com uma situação que desconhecemos. O que não conhecemos abre mil possibilidades para o que existe ali no escuro, além do horizonte, no dia de amanhã, no fundo do mar, depois do céu… O medo paralisa, mas também abre as portas para a imaginação, e muitas vezes tentamos dar formas e nomes para ele.

Os monstros aparecem em várias culturas e mitologias, nas lendas, nos folclores e nas ficções para simbolizar o perigo e a maldade, mas também muitas vezes para simbolizar o medo. Monstros são uma das maneiras de enxergarmos nossos medos, ou seja, literalmente encará-los. Inventar uma forma concreta para nossos medos não quer dizer que eles vão deixar de existir, mas no momento em que colocamos uma “cara” no desconhecido ele se torna não necessariamente bonito, porém mais familiar, mais fácil de lidar e às vezes até amigável.

Pensando nisso, que tal criarmos um monstro juntos?

Você vai precisar de:

  • 2 folhas de papel
  • lápis de cor ou tinta (cores claras de preferência)
  • 1 caneta ou canetinha preta

O exercício é simples! Pinte algumas manchas coloridas no papel, nem muito grandes nem muito pequenas, não pense muito sobre o formato delas. Se usar tinha, espere secar.

Em seguida olhe pra cada uma das manchas e tente enxergar uma figura, um monstro! Pensando em algum medo que esse monstro possa representar comece a desenhá-lo com a caneta ou canetinha preta! Apenas suas linhas. Não se preocupe se você está gostando ou não. O importante é soltar a imaginação.

Agora, vamos assistir este vídeo CLIQUE AQUI!

Depois de desenhar alguns de seus medos, dê um nome a cada um deles e escolha apenas um para refazer: talvez o que mais te aterroriza? Dessa vez use a folha inteira para desenhá-lo e use a técnica que quiser, dando mais detalhes ao seu monstro!

Quando terminar esse desenho seu monstro vai ter se tornado um pouquinho mais familiar para você, quem sabe até menos assustador! Afinal, foi você quem o criou e ele faz parte de você e a partir de agora podemos olhar para esse monstro com mais carinho e tentar entender porque te assusta tanto e o que podemos fazer sobre ele.

E aí, gostou da experiência? Deixe seus comentários sobre suas impressões. Até a próxima!

Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

Em defesa ao direito à vida, a dignidade humana e pela manutenção das políticas públicas, bem como sua qualificação, precisamos conversar sobre o Suicídio, fenômeno este que é a segunda causa de morte entre as/os jovens de 15 a 29 anos.

As pessoas vítimas de suicídio apesar de ser um ato deliberado executado pelo próprio individuo não pode ser observado e dialogado como um ação que “culpabiliza” apenas quem a pessoa que o cometeu, mas sim uma questão de saúde pública, sendo dever do Estado e da sociedade um cuidado frente as pessoas que apresentam risco de cometer esse ato.

A fim de que seja possível a realização deste diálogo, ficou instituído no Brasil e no mundo o dia 10 de setembro como o dia de Prevenção ao Suicídio. O Setembro Amarelo, o motivo da cor não se sabe ao certo, mas tem relação com um fato histórico que aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA) em que um jovem que tinha um carro amarelo cometeu o suicídio.

A cor é um símbolo que no mês de setembro é representando em diferentes locais tanto públicos e privados como sinal de alerta à prevenção ao suicídio. Há dados que indicam que a prevenção faz diferença para a diminuição do número de mortes. Mas como podemos prevenir? O cuidado da Saúde Mental é fundamental para a prevenção.

Saúde mental é a manutenção do bem estar físico, psíquico e social, o equilíbrio entre as exigência da vida a partir do que sentimos e pensamos sobre as diversas situações vividas. Para cuidar dos nossos sentimentos e pensamentos, podemos parar em alguns momentos do dia e nos perguntar como estamos nos sentindo o que estamos pensando, como foi o dia, como foi a noite, sonhos, etc. Alguns pilares do autocuidado: alimentação, atividade física, espiritualidade, relacionamentos, ambiente físico, contato com a natureza, acessar conteúdos audiovisuais que promovam o estado de alegria e prazer.

Por fim, a qualificação das/os profissionais da área da saúde, assistência, educação entre outras políticas para identificar fatores de riscos de pessoas com ideação suicida é fundamental. Disponibilizar para a população serviço de apoio psicológico na rede pública de saúde para atendimentos. Pedir ajuda para pessoas próximas e saber escutar é um exercício que ajuda a prevenção.

Acesse para saber mais: https://www.setembroamarelo.org.br/

Ou ligue para 188 (Centro de Valorização da Vida).

Equipe CCII Educandário Eurípedes.