Atividade Virtual 7 CCII – Conhecendo os nossos sentidos!

Olá pessoal! Esperamos que todos estejam bem!

Nossa atividade online da semana é relacionada aos nossos sentidos. Vamos parar um pouco com a correria do dia-dia, de fazer tudo no automático e prestar mais atenção em como nos sentimos, como estão os nossos sentimentos.

CLIQUE AQUI! para assistir nossa oficina de sentidos completa! Nele há o passo a passo de como podemos levar para nossas vivências as percepções corporais através de um simples exercício cênico.

Depois de assistir faça as seguintes perguntas para você mesmo:

  • Como você reage aos acontecimentos da vida?
  • Como seu corpo reage?
  • Esse corpo se expõe ou se esconde?
  • Qual a diferença do corpo neutro para o corpo contraído?

Mande seus comentários pelo contato WhatsApp (19) 99433.3657.

Saudades!

Equipe CCII Educandário Eurípedes

Atividade Virtual 6 CCII – Igual e Diferente!

Oi Pessoal! Esperamos que estejam bem e se cuidando.

Hoje, trazemos uma proposta de atividade para refletirmos nossas concepções enquanto seres humanos em convívio social.

Reservem um tempinho para assistir nosso vídeo e depois façam uma breve reflexão sobre ele. Para facilitar nossa linha de raciocínio, responda as seguintes perguntas:

  • Quais as diferenças em nossa sociedade?
  • Por que encontramos tantas dificuldades para compreender e respeitar as particularidades de cada um?
  • Após assistir o vídeo e pensar junto a essas perguntas, faça um breve relato sobre seus sentimentos perante isso.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo!

Pode ser em forma de texto, foto, vídeo; qualquer registro é válido! Depois, manda para meio de comunicação do educandário.

Espero que estejam bem, se cuidando e não esquecendo que todos nós podemos nos unir para viver melhor!

Equipe CCII

Atividade Virtual 5 CCII – Do que você tem medo?

Olá, pessoal!

Nossa reflexão dessa semana é: Você tem medo do quê?

Produzimos um material para refletir sobre o medo. O medo, a angústia e a ansiedade são sentimentos pelos quais todos nós, seres humanos, passamos e olhando para eles muitas vezes associamos as mesmas cores, as mesmas composições e os mesmos movimentos.

Você lembra de ter sentido alguma dessas coisas? Angústia, medo, pânico, ansiedade?

É normal, todos nós passamos por isso! E esses sentimentos não duram para sempre! Mas se a gente aceitar que estão ali e tentar entendê-los melhor, podemos torná-los mais fáceis de se conviver.

CLIQUE AQUI e acessa nossa atividade! Contamos com sua participação!

Equipe CCII Educandário Eurípedes

CADASTRO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL – 2021 – Resolução SME nº 004/2020

Cadastro on-line: o Pré-cadastro deverá ser preenchimento no Sistema Informatizado da SME, no site: https://precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br

O responsável deverá preencher o cadastro e anexando cópias digitalizadas (pode ser foto legível do original) dos documentos comprobatórios. No ato receberá um protocolo de atendimento.

Cadastro presencial – Marcar dia e horário pelo telefone (19) 9 9429-2783, das 10h às 14h30.

O CADASTRO DEVERÁ SER REALIZADO PELO RESPONSÁVEL LEGAL (PAI/MÃE OU GUARDIÃO) DA CRIANÇA.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PARA CADASTRO ONLINE OU PRESENCIAL (ORIGINAIS)

 Art. 12 O demandante de vaga deverá apresentar os seguintes documentos originais no ato do cadastro:

I – Certidão de nascimento da criança;cropped-favicon-educandario.png

II – Cédula de identidade, RG, ou outro documento com foto do responsável legal;

III – Comprovante de guarda ou tutela, quando for o caso;

IV – Comprovante de residência no Município de Campinas, preferencialmente, conta de água;

V – Comprovante de trabalho da mãe/pai (Carteira Profissional ou Declaração de Trabalho);

VI – Comprovante de renda (holerite) de todos que residem com a criança.

  • 1º Os beneficiários do programa Bolsa Família deverão, além dos documentos indicados nos incisos deste artigo, apresentar o cartão Bolsa Família do responsável legal, com o Número de identificação Social, NIS;
  • 2º Para a criança e/ou responsável legal público alvo da Educação Especial, além, dos documentos comprobatórios indicados acima, apresentar laudo, relatório médico ou Cartão Acessibilidade.

SEM A DOCUMENTAÇÃO NÃO SERÁ POSSÍVEL PREENCHER O CADASTRO!

ASSISTA AO VÍDEO DE COMO PREENCHER O PRÉ-CADASTRO. CLIQUE AQUI!

Atividade Virtual 4 CCII – Fazendo Teatro

Olá Pessoal!

Dentro da linguagem artística teatral temos muitas formas de expressão: podemos analisar nossa expressão física, expressão da nossa voz e até expressão através de objetos que compõe nossa criação.

Trabalhamos, em nossas duas primeiras atividades, a criação de instrumentos (que para nosso trabalho se torna um objeto cênico) e a nossa expressão vocal junto a ele, formando assim, um conjunto de elementos e expressões para uma determinada criação.

Já nesta atividade “Fazendo Teatro” vamos falar sobre nossas expressões cotidianas junto aos nossos sentidos, nos apropriando do nosso dia a dia para construir uma pequena cena.

Postar_1409_Fazendo Teatro

Reserve alguma atividade do seu dia que você se programou para fazer e comece a perceber todas as ações do seu corpo diante dessa situação.

Responda as seguintes perguntas:

# Qual cheiro sinto enquanto realiza essa tarefa?

# O que ouço?

# Onde apoio minhas superfícies do corpo?

# Qual parte do corpo está apoiada?

# O que enxergo diante da atividade?

Após responder essas questões, repita duas vezes as mesmas coisas que realizou com a tarefa.  Perceba que, depois de prestar atenção nos pequenos detalhes de suas ações, o seu corpo muda de postura e até de objetivo.

Por fim, escreva um breve parágrafo relatando a experiência da atividade. Caso se sinta confortável, grave um pequeno vídeo realizando sua cena cotidiana depois da percepção de expressão e sentido. Após isso, encaminhe o vídeo para o WhatsApp (19-99433.3657) do Educandário Eurípedes!

É isso Pessoal! Esperamos que estejam todos bem, seguros e que realizem essa atividade para podermos dar continuidade quando pudermos nos encontrar pessoalmente.

Equipe CCII Educandário Eurípedes

Atividade Virtual 3 CCII – Desenho de Personagem

Recentemente tivemos um encontro virtual com o tema Festa Julina!

A cultura popular brasileira é muito rica e, principalmente pelo fato de o país ser muito grande, temos muitas regiões, cada uma com a sua cultura e costumes. Recentemente um desenho animado brasileiro ganhou o prêmio de Melhor Animação ibero-americana, será que você consegue adivinhar qual foi?

É o desenho Irmão do Jorel! Tem um episódio só sobre festa junina, exaltando várias características dessa nossa festividade e você pode assistir nesse link. CLIQUE AQUI!

E aí? Conseguiu se identificar com alguma situação ali? As festas juninas ou quermesses que você frequentou tinham alguma coisa parecida com essa do Irmão do Jorel?

O irmão do Jorel passa por algumas situações que muitos de nós passamos em festas populares quando somos crianças: não gostar de alguma comida da festa, ficar nervoso porque gosta de alguém, se divertir com os amigos na festa.

Que tal você buscar na sua memória alguma situação que te marcou em alguma festa popular que você já frequentou, são sempre momentos importantes para nós, né? Caso você não lembre, que tal conversar com a sua família e ver se alguém tem alguma história pra contar sobre uma Festa Junina, um Carnaval ou até uma Virada Cultural.

Você pode escrever essa história do seu jeito e tornar ela divertida! Pra isso ficar mais fácil, você pode primeiro definir quais são os personagens e falar sobre as características deles (físicas e psicológicas): ele é alto ou baixo? Magro ou gordo? Sério ou engraçado? É apaixonado por alguém? Onde trabalha?

Apenas algumas características são o suficiente pra você montar um personagem bem bacana e o mais legal é que você pode se basear na história real para fazer isso, ou seja, você mesmo pode ser o personagem, ou seus amigos e família.

Depois que a história estiver pronta, por que você não tenta desenhar seu personagem principal? Pode usar a imaginação, o personagem É SEU! Tudo bem se não ficar parecido com o real ou se você decidir que quer mudar algumas características. O importante é você se sentir à vontade para criar a pessoa (monstro, E.T, animal?) que participou da história que você escreveu e que você ache que aquele desenho tem a ver com o personagem que você imagina quando a história se passa pela sua cabeça.

DICA: Você pode tentar explorar seu personagem também! Desenhando ele com várias expressões e em diferentes posições, olha esse exemplo:

Personagem

EXTRA: Se interessou sobre cultura popular? Para saber um pouco mais sobre esse assunto você pode acessar essa página AQUI!

E aqui também um vídeo legal se você quiser saber MAIS sobre criação de personagens (lembrando que não existem regras fixas, mas sim muitas maneiras de criar um personagem e essa é apenas uma delas): CLIQUE AQUI!

 

Créditos:

Desenho animado: Irmão do Jorel

Criador: Juliano Enrico

Número de temporadas: 3

Emissora original: Cartoon Network

Personagens: Danubio, Débora, Nico, Tosh, Rose, Rambozo, Lara, MAIS

Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Série Brasileira de Animação

Retorno das aulas presenciais. Participe da Consulta Pública!

 Como sabem, está sendo previsto e em estudo o processo de retorno às aulas presenciais, e a opinião dos pais é fundamental!

Por isso, a Prefeitura de Campinas lançou um questionário para saber a opinião dos pais sobre a possível volta às aulas no dia 7 de Outubro.

Participe, responda! Sua opinião é fundamental nesse processo e momento tão importante para todos!

CLIQUE AQUI!

Atividade Virtual – Pedagógica – Semana 5 – Parte I

Olá Amigos,

Nas duas próximas semanas teremos uma atividade bem divertida e diferente. Será uma série de vídeos de Contação de Histórias que vão contribuir com novos conhecimentos. Veja como vai acontecer:

Momento da Atividade-05

Esta atividade tem por finalidade acolher a equipe neste período com orientações e instruções sobre as novas atividades. Nosso maior objetivo é acolher a todos e propor atividades que contribuam com o desenvolvimento profissional da equipe, fortalecer os vínculos entre todos, repensando futuramente no nosso retorno.

DICA IMPORTANTE:

*Busque organizar o ambiente legal, um horário tranquilo, dentro do que for possível, para realização do mesmo.

Discrição da Atividade:

 Nossa próxima proposta será ouvir contações de histórias, acredito que vocês já tenham ouvido não é? Mas vale a pena ouvir novamente, ainda mais contadas por nossas queridas educadoras!

  • As contações, se refere aos sentimentos que acontecem na vida de uma criança.
  • Se for repensar nossa situação atual, estamos também nesta mudança de sentimentos?
  • Nosso desafio será, após ouvir as contações, descrever o que está sentindo com todo este momento atual, como referência à contação, durante este momento pode registrar com mensagens na nossa página. Então, acesse o link, assista cada um dos vídeos e faça o seu registro contando o que mais te despertou em cada um deles. O seu registro pode ser através de um texto, uma poesia, um áudio, um desenho. Use a sua criatividade! Lembre-se é um registro para cada vídeo. CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA SÉRIE DE VÍDEOS!

Obs. Lembre-se! Essa é uma atividade individual, sendo profissional e institucional, entre o funcionário e a Direção Educacional Creche Mãe Luiza.

***Envie sua produção por e-mail: d.educacional.cml@ceak.org.br  ou pelo WhatsApp (19) 9 9429-2783, até 11/09/2020

Regina Morais – Diretora Educacional – Creche  Mãe Luiza

Atividade Virtual e Convivência – mantendo os vínculos fortalecidos

Manter um ambiente de convívio virtual ativo neste momento de pandemia requer planejamento, alinhamento de ideias e uma avaliação compatível com os objetivos de cada encontro virtual.

Neste contexto, desde o início do isolamento social devido a Pandemia do COVID-19, iniciamos esse novo formado de convivência e fortalecimento de vínculos com os adolescentes, jovens, adultos e famílias do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII Educandário Eurípedes em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura Municipal de Campinas.

Para o desenvolvimento das atividades virtuais do CCII Educandário Eurípedes, conforme informa a Coordenadora Pedagógica, Valquíria Santos “semanalmente planejamos as propostas das atividades virtuais que envolve a equipe, são muitos malabarismos, mas estabelecemos uma meta de estudo e refletimos sobre rotina de trabalho ora com o coordenador técnico ora entre eu e as educadoras, repensamos nossas práticas e acompanhamos as novidades. Foi preciso parar e se ajustar às novas tendências. Antes de qualquer mudança nos processos, precisamos pensar no grupo e quais serão as alternativas mais certeiras para garantir o convívio sem perder o lado humano/acolhedor/afetivo no processo virtual”.

O planejamento envolve pesquisa, reunião via aplicativos de comunicação, produção de materiais e trocas entre educadoras. As educadoras produzem atividades para serem realizadas em casa ora só os usuários ora juntamente com a família. Nos encontros virtuais são trabalhadas reflexões de diversos temas como: quarentena, angustias, saúde emocional, racismo, violência policial, relações familiares entre outros entendendo e procurando ouvir as necessidades dos atendidos. Os encontros virtuais acontecem toda quinta-feira, sendo avaliados através da participação dos adolescentes, jovens e adultos.

Conforme Nota Técnica 03/2020 da SMASDH em seu Artigo 1º “Os serviços socioassistencias de Proteção Básica… deverão ter as atividades coletivas previstas no item 6 do Plano de Trabalho revistas nos termos da presente Nota Técnica, visando a readequação das ações tendo em vista a suspensão temporária de oficinas e atividades coletivas, bem como a necessidade de adequação às medidas de proteção para usuários e trabalhadores.

Seguindo todas as orientações das autoridades públicas, readequamos o trabalho realizado no CCII Educandário Eurípedes, garantindo conforme preconiza o Sistema Único da Assistência Social “garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos”.

 Neste contexto, o CCII Educandário Eurípedes continua o atendimento aos usuários pelos canais de comunicação a seguir. Não deixem de acompanhar nossas postagens nas Redes Sociais!

Telefone: (19) 99433-3657 (Ligação Externa e WhatsApp)

E-mails:   Coordenação Técnica – c.tecnica.ee@ceak.org.br

Serviço Social – ccii.ssocial.ee@ceak.org.br

Pedagogia – ccii.pedagogia.ee@ceak.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/educandarioeuripedes/

Blog: https://ceak.org.br/ee/blog/

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Atividade Virtual – Pedagógica – Semana 4

Olá Amigos,

Saudade é a nossa alma dizendo para onde quer voltar (Rubem Alves)

Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorre pelos olhos (Bob Marley).

Poemas, frases e lindas mensagens das nossas educadoras para demonstrar o quanto estamos com saudades dos nossos alunos, da nossa rotina, do nosso espaço.

Assista ao vídeo que preparamos especialmente para você!

Clique aqui ou na imagem!

Saudade....Clique aqui para assistir ao vídeo!
Saudade….Clique aqui para assistir ao vídeo!

Agora é a sua vez! Queremos saber se você também está com saudades? Deixe uma mensagem especial para nossas educadoras. pode ser um áudio, um vídeo, um texto ou uma poesia. Deixe o seu coração falar!

DICA IMPORTANTE:

Busque organizar um ambiente legal, um horário tranquilo, dentro do que for possível, para assistir nossos vídeos e até realizar as atividades. Avise toda a família para que se torne uma grande diversão.

Descrição da Atividade:

  • Nosso desafio será que, após assistir este vídeo, você registre uma mensagem às educadoras.

Obs. Lembre-se! Essa é uma atividade individual, sendo profissional e institucional, entre o funcionário e a Direção Educacional Creche Mãe Luiza.

 

***Envie sua produção por e-mail: d.educacional.cml@ceak.org.br  ou pelo WhatsApp (19) 9 9429-2783, até 31/08/2020

Regina Morais – Diretora Educacional – Creche  Mãe Luiza