Projeto Mãos na Massa começa as atividades

No dia 15 de outubro de 2021 foi realizado o Encontro Inicial para acolher os 52 inscritos no Projeto Mãos na Massa do CEAK Educandário Eurípedes em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente – CMDCA Campinas e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O Projeto Mãos na Massa tem por objetivo:

# Capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mercado de trabalho;

# Desenvolver competências básicas que permitam o apoio à fabricação de pães, bolos e similares, utilizando equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade, possibilitando a formação de um futuro profissional consciente, competente e qualificado.

Tanto no período da manhã, quanto no período da tarde, foi uma alegria receber os participantes e seus responsáveis, seguindo todos os protocolos das autoridades públicas referente a não disseminação do COVID-19, para acolher e apresentar o desenvolvimento das atividades que neste primeiro momento serão realizadas na modalidade virtual.

Para Alexandre Malta, Educador Social, “no projeto as atividades socioeducativas têm como objetivo propiciar momentos de estudos, rodas de conversa com dinâmicas, atividades educativas com recursos audiovisuais, recursos tecnológicos para reflexão sobre os temas apresentados”. Para contribuir com o desenvolvimento na modalidade virtual das atividades socioeducativas, foram distribuídos Kits Pedagógicos para apoio e incentivar a participação.

A proposta que foi aprovada no Edital 01/2020 do CMDCA Campinas, neste primeiro ciclo, contará com duas turmas, uma em cada período, com o calendário de atividades até início de março/2022. Literalmente, nas atividades de aprendizagem prática, eles vão colocar as mãos na massa.

Para que tudo isso possa acontecer, é fundamental a parceria também com a família. Conforme destaca Joyce Firmo, Assistente Social, “poder atender cada família proporcionou conhecer mais detalhadamente o contexto familiar de cada adolescente inscrito no Projeto Mãos na Massa, criando um vínculo maior entre o serviço social e as famílias, possibilitando assim, conhecer as vulnerabilidades, fragilidades e as potencialidades de cada uma delas. A realidade socioeconômica de cada família influencia diretamente em todas as relações sociais desses adolescentes, e conhecer essa realidade é a melhor maneira para realizar as intervenções necessárias e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.”

Confira as imagens de como foram as atividades:

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *