Para conseguirem modificar suas realidades é muito importante que os adolescentes e jovens entendam a situação em que vivem, consigam analisar a sociedade, sentir-se parte desse coletivo e, assim, poderem refletir sobre formas de empoderamento.
Com o intuito de fortalecer o diálogo e a articulação entre os adolescentes, jovens e sua comunidade, os mobilizadores sociais e a equipe do projeto Sintonizando na TransformAção executado pelo COMEC, com apoio da FEAC, realizaram uma atividade de roda para a reflexão sobre o local onde vivem.
Conforme informação da Juliana Vedovello, coordenadora do projeto, o principal objetivo das ações desenvolvidas é favorecer o afastamento do universo infracional de adolescentes e jovens que cumprem ou já cumpriram as medidas socioeducativas em meio aberto no COMEC, e através da cultura juvenil e mídias sociais, articula o direito de fala e potencializa a transformação da realidade social de cada integrante.
A dinâmica aconteceu da seguinte forma, os jovens foram divididos em grupos e elencaram o que tem e o que falta em seus bairros. Em uma troca entre os componentes dos grupos descobriram muitas dificuldades incomum, problemas como falta de transporte público minimamente adequado, contar com boa qualidade de iluminação nas ruas, saneamento básico apropriado, ter ruas e calçadas em bom estado asfaltados e falta de farmácias no bairro.
Elencaram também o que tem, porém precisa melhorar: escolas, atendimento nos postos de saúde, hospitais, vagas nas creches, lazer e cultura e praças são itens que tem em alguns bairros, porém precisam melhorar a qualidade. Depois do levantamento de informações e troca a respeito dos bairros nos pequenos grupos percebemos que as demandas são as mesmas e agora a conversa é o que fazer para melhorar essas demandas?
Entendemos que podemos iniciar um processo de conversas de intenções com os representantes dos bairros, com a direção da escola por meio do grêmio que possa ser atuante pois o grêmio tem pouca voz e até mesmo com os políticos que elegemos.
Atualmente, vários espaços garantem a qualidade de vida das pessoas. As políticas públicas de assistência social, por exemplo, atuam diretamente na garantia de projetos que buscam atender quem necessita, independente de gênero, raça, escolaridade , entendemos que tomar posse desses espaços também nos potencializa para ter voz nessas mudanças.
Por fim, cada grupo fez uma arte em tela finalizando a atividade e deixando uma reflexão de qual o seu papel na sociedade. A turma ficou maravilhada com as telas e ilustrações dos colegas e as possibilidades de contribuir com as mudanças que desejam.
Em nome da equipe e participantes do CCII CEAK Educandário Eurípedes, agradecemos a parceria com o COMEC!
CEAK Educandário Eurípedes – 03/05/2023Nome do evento: Reconhecendo sua quebrada. Responsável: Equipe CCII. Educandário Eurípedes. Fotos: Equipe CEAK EE.