Vamos colocar a mão na massa?

Estão abertas as inscrições para o Projeto Mãos na Massa do Educandário Eurípedes, voltado para adolescentes de 14 a 17 anos.

Os encontros são semanais com uma proposta de vivência e conhecimento sobre o mundo de trabalho e das atividades de padeiro e confeiteiro. Então, se interessou?

Inscreva-se agora mesmo! CLIQUE AQUI!

As inscrições são para turmas em 2022!

Informações: iniciacaoprofissional.ee@ceak.org.br
Fone: (19) 2514-8741

Histórias em quadrinhos ácidos para fazer reflexões sobre a sociedade

Bom dia, boa tarde, boa noite! Espero que todos estejam bem!

Vamos a nossa atividade do blog?

Hoje vamos refletir sobre os “quadrinhos ácidos”, do cartunista Pedro Leite, que se encarrega de escancarar cada pensamento comportamental e questionável da sociedade.

Toda semana Pedro Leite lança novos quadrinhos fazendo piada e críticas sutis a temas que vem desde o uso excessivo de celulares, cenário das eleições, até o conteúdo que as pessoas postam nas redes sociais.

Com seus quadrinhos conseguimos refletir sobre muitas questões que acontecem ao nosso redor, estimulando nosso pensamento crítico, auto avaliação, posicionamentos sociais entre muitos outros assuntos que valem uma bela reflexão.

Como ele mesmo afirma: “Estes não são quadrinhos para quem se ofende facilmente, extremistas, políticos, fanáticos religiosos ou fãs do big brother. São quadrinhos para pessoas que sabem rir de si mesmas e entendem que uma crítica nem sempre precisa ser uma coisa chata”.

Confira alguns deles:

Após ler e observar os quadrinhos podemos notar que cada um deles vêm como uma sátira construtiva e reflexiva diferente. A xenofobia, a inversão de papel ao retratar os animais, pessoas intolerantes e a geração smartphone são algumas que nos fazem questionar o comportamento social em que estamos inseridos e como podemos muito bem ser os personagens criados para a história.
Vale a observação, autocrítica e reflexão
Pegue uma folha sulfite e escreva ou desenhe suas reflexões e interpretações sobre os quadrinhos. Não esqueça de enviar para o WhatsApp do Educandário para que assim possamos discutir sobre!

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2014/09/quadrinhos-pra-la-de-acidos-fazem-reflexoes-sobre-a-sociedade/

Vale a atenção e a reflexão!

Se cuidem e tenham uma ótima semana!

Responsáveis pela atividade: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Amazônia em chamas – Vamos conversar sobre o futuro

Hoje vamos conversar com Jasmin Mendes, uma personagem de ficção que ganha vida através da inteligência artificial. 

Criado pela plataforma @somostalk2u, esse chat bot coloca você para conversar no WhatsApp com a Jazmin, a personagem principal dessa narrativa. Ela e outros sobreviventes vieram do futuro nos alertar sobre a maior queimada da história da Amazônia!! Em 2030, por causa dela, o planeta Terra vai se tornar inabitável. Não é apenas um bot, você é completamente imerso na história, com vídeos e outras ferramentas audiovisuais.

Vamos jogar?

É muito fácil, só iniciar a conversa e o resto você vai descobrindo.

Para começar essa imersão no futuro basta acessar o link que vai te redirecionar para o whatsapp e aí é só seguir as instruções da conversa. CLIQUE AQUI!

Vamos refletir sobre qual o nosso papel dentro do aquecimento global e outros assuntos?

Vale a atenção e a reflexão! Se cuidem e tenham uma ótima semana!

Nome do evento: Atividade Virtual 25 CCII – Amazônia em chamas. Responsáveis: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

HIP HOP: Movimento Cultural

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Hip Hop enquanto arte periférica e cultura urbana. Muito além da dança, o Hip Hop é um movimento cultural que envolve vários elementos como o Rap e Grafite. Vamos conhecer?

MOVIMENTO HIP HOP:

Gostaria de deixar também a recomendação de uma grande artista do Hip Hop que iniciou sua carreira no final da década de 1980. Rapper, cantora, MC, compositora e produtora musical, Missy Elliott, que ainda hoje é referência dentro da cultura.

Missy Elliot – Get Ur Freak On:

Throw It Back

Nome do evento: Atividade Virtual 24 CCII – Hip Hop, Movimento Cultural.

Responsáveis: Ozieliton Santos / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Luz, sombra, ação!

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Muitas vezes pensamos na sombra como apenas uma consequência sem utilidade da luz. Sempre que estamos na escuridão buscamos iluminação para ver o caminho à nossa frente. Mas porque será que temos tanto receio em olhar para as sombras e descobrir o que se esconde nelas? Pode ser que lá esteja algo para o qual seja difícil olhar, algo que queremos esconder ou esquecer… Mas quem sabe se quando olhamos com mais atenção essas coisas não se tornem menos assustadoras e até se transformem dentro de nós, de modo que não nos causa mais tanto medo?

Para essa atividade, você vai precisar de uma folha de papel, material de desenho, objetos aleatórios da sua casa e… luz! Afinal, não existe sombra sem luz e não existe luz que não forme sombra!

Selecione objetos aleatórios que você encontrar pela casa reunindo todos e levando para o local onde você vai realizar sua atividade!

Encontre um lugar na sua casa que tenha bastante luz. Se você tiver uma luminária ou um abajur também pode utilizar!

Coloque as folhas de papel em uma mesa ou mesmo no chão e distribua os objetos sobre elas. Agora observe as formas que as sombras fizeram, brinque um pouco com os objetos mudando eles de posição e percebendo como esses movimentos mudam as formas das suas respectivas sombras. Se estiver usando uma luminária, você também pode mover a própria luminária para esse exercício.

Agora, comece a perceber se essas formas te lembram outro objetos, ou talvez parte deles.

Veja o vídeo a seguir:

Muitos exemplos legais, né???

Agora é sua vez de usar as sombras para criar novas situações e novos objetos. Sua imaginação é o limite! O que será que vai surgir das suas sombras?

Boa atividade!!!

Nome do evento: Atividade Virtual 23 CCII – Luz, sombra, ação!

Responsáveis: Janine Ierullo / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Cadastro para 2022 – Educação Infantil

RESOLUÇÃO SME Nº 011/2021 – Período: 01/09/2021 a 22/10/2021

AGRUPAMENTO III – Para crianças nascidas 01/04/2016 a 31/10/2018

O cadastro poderá ser feito de duas maneiras: online ou presencial.

Cadastro online: o pré-cadastrodeverá ser preenchimento no Sistema Informatizado da SME, no site: https://precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br

O responsável deverá preencher o cadastro e anexar cópias digitalizadas (pode ser foto legível do original) dos documentos comprobatórios. No ato receberá um protocolo de atendimento.

Cadastro presencial – Agendar o dia e horário pelo telefone (19) 99429-2783, das 10h às 14h30.

O CADASTRO DEVERÁ SER REALIZADO PELO RESPONSÁVEL LEGAL (PAI/MÃE OU GUARDIÃO) DA CRIANÇA.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PARA CADASTRO ONLINE OU PRESENCIAL (ORIGINAIS)

Art. 12 O demandante de vaga deverá apresentar os seguintes documentos originais no ato do cadastro:

I – Certidão de nascimento da criança;

II – Cédula de identidade, RG, ou outro documento com foto do responsável legal;

III – Comprovante de guarda ou tutela, quando for o caso;

IV – Comprovante de residência no Município de Campinas, preferencialmente, conta de água;

V – Comprovante de trabalho da mãe/pai (Carteira Profissional ou Declaração de Trabalho);

VI – Comprovante de renda (holerite) de todos que residem com a criança.

§ 1º Os beneficiários do programa Bolsa Família deverão, além dos documentos indicados nos incisos deste artigo, apresentar ou anexar o cartão Bolsa Família do responsável legal, com o Número de identificação Social, NIS;

§ 2º Para a criança e/ou responsável legal público alvo da Educação Especial, além, dos documentos comprobatórios indicados acima, apresentar laudo, relatório médico ou Cartão Acessibilidade.

Ainda Cabe Sonhar

“Bordar, num pano de linho

Um poema tambor que desperte o vizinho.

Pintar, no asfalto e no rosto

Um poema alvoroço que adormeça a cidade.

Dançar com tamancos na praça

Cantar, porque um grito já não basta

Esfarrapados, banguelas e

Meninos de rua, poetas, babás.

Vistam seus trapos, abram os teatros,

É hora de começar:

Alerta, desperta, ainda cabe sonhar.

Alerta, desperta, ainda cabe sonhar.”

Da cantata “Um bastidor de utopias”.

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Você já viu uma peça de teatro? Se sim, gostou? Ela fez você pensar sobre o que?

Estar no teatro é uma experiência imersiva e única. É onde podemos refletir sobre os valores humanos, sobre a sociedade, as leis, sentimentos; tudo através de uma narrativa que está se desenrolando a poucos metros de nossos assentos. É onde podemos olhar nos olhos de personagens da literatura antiga e contemporânea e vê-las suar, chorar, rir e cantar. Assim, entramos em contato com o que é de comum entre todos nós: nossa humanidade.

Durante a pandemia ficou muito mais difícil o acesso a lazer e cultura de modo presencial. No entanto, muitos grupos de teatro encontraram meios de fazer com que suas obras chegassem até nós de forma virtual.

É o caso do grupo O Bonde, que está em cartaz com a peça-filme “Desfazenda”, de sexta à segunda, até 30 de agosto. Então essa é a última semana para assistir!

“Na trama, quatro pessoas pretas vivem na fazenda de um Padre Branco. Quando crianças, 12, 13, 23 e 40 foram salvas da guerra pelo homem. Desde então, cuidam das tarefas diárias, supervisionadas por Zero, um homem preto um pouco mais velho. A guerra nunca atingiu a fazenda. O Padre, por outro lado, nunca sai da capela. A todo questionamento um sino soa e tudo volta a ser como antes. Quase sempre.” (Sinopse retirada do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/coletivo-bonde-peca-desfazenda-palco-virtual)

Esse vídeo fala um pouco da temática da obra e também apresenta alguns trechos pra você ficar ainda mais curioso sobre como vai ser contada essa história:

Os ingressos podem ser adquiridos de forma gratuita através desse link. CLIQUE AQUI!

Basta escolher o dia que é melhor para você e selecionar o ingresso gratuito. O acesso ao link do Youtube serão fornecidas um pouco antes do horário do evento, então fique de olho no seu e-mail, na sua página “Meus Ingressos” da plataforma Sympla e também no canal do Youtube do grupo O Bonde: AQUI!

Não percam a oportunidade de ter essa experiência e mergulhar no mundo dos sonhos que é o teatro!

Atividade Virtual 22 CCII – Ainda cabe sonhar! Responsáveis: Janine Ierullo / Equipe CCII – Educandário Eurípedes