Luz, sombra, ação!

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Muitas vezes pensamos na sombra como apenas uma consequência sem utilidade da luz. Sempre que estamos na escuridão buscamos iluminação para ver o caminho à nossa frente. Mas porque será que temos tanto receio em olhar para as sombras e descobrir o que se esconde nelas? Pode ser que lá esteja algo para o qual seja difícil olhar, algo que queremos esconder ou esquecer… Mas quem sabe se quando olhamos com mais atenção essas coisas não se tornem menos assustadoras e até se transformem dentro de nós, de modo que não nos causa mais tanto medo?

Para essa atividade, você vai precisar de uma folha de papel, material de desenho, objetos aleatórios da sua casa e… luz! Afinal, não existe sombra sem luz e não existe luz que não forme sombra!

Selecione objetos aleatórios que você encontrar pela casa reunindo todos e levando para o local onde você vai realizar sua atividade!

Encontre um lugar na sua casa que tenha bastante luz. Se você tiver uma luminária ou um abajur também pode utilizar!

Coloque as folhas de papel em uma mesa ou mesmo no chão e distribua os objetos sobre elas. Agora observe as formas que as sombras fizeram, brinque um pouco com os objetos mudando eles de posição e percebendo como esses movimentos mudam as formas das suas respectivas sombras. Se estiver usando uma luminária, você também pode mover a própria luminária para esse exercício.

Agora, comece a perceber se essas formas te lembram outro objetos, ou talvez parte deles.

Veja o vídeo a seguir:

Muitos exemplos legais, né???

Agora é sua vez de usar as sombras para criar novas situações e novos objetos. Sua imaginação é o limite! O que será que vai surgir das suas sombras?

Boa atividade!!!

Nome do evento: Atividade Virtual 23 CCII – Luz, sombra, ação!

Responsáveis: Janine Ierullo / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *