Arte Viva

Bom dia, boa tarde, boa noite! Espero que todos estejam bem!

Vamos a nossa indicação do blog?

Hoje, vamos trazer o convite para prestigiar a exposição “Arte viva” que está acontecendo no museu do serviço de saúde Cândido Ferreira, do dia 12/12 até 28/01 das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Basta agendar sua visita pelo e-mail museu.candido@candido.org.br.

Um tesouro campineiro que estava sendo guardado foi aberto e compartilhado com a população. O rico acervo que traz à tona quase 100 anos de história do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e sua relevância nacional nos campos da psiquiatria e da saúde mental estão presentes na exposição “Arte Viva”, que foi aberta ao público no dia 10 de dezembro, no Museu Vivo Cândido Ferreira, no Distrito de Sousas, com entrada gratuita.

A exposição, com curadoria da artista plástica e performer Cecília Stelini, é resultado de um minucioso trabalho de estruturação do acervo de aproximadamente 22 mil itens museológicos do Museu Vivo, que inclui objetos de artes, objetos de valor histórico e documentos audiovisuais, entre fotografias e vídeos.

Mais sobre a exposição

A mostra tem quatro salas, sendo que três delas são antigos quartos fortes da época em que a instituição era denominada como hospital psiquiátrico. Uma sala foi reservada para o público ter acesso a uma mostra de obras do acervo artístico com peças e quadros criados por pacientes do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Em outro espaço, a reprodução do ambiente utilizando objetos históricos do local e o terceiro quarto traz uma exposição audiovisual com fotos artísticas da instituição.

No hall de entrada, o espaço foi todo envolvido com uma exposição coletiva de cartazes lambe-lambe produzidos durante o segundo semestre de 2021 por pessoas da comunidade do Museu Vivo Cândido Ferreira, como atendidos, funcionários, voluntários e artistas parceiros com a proposta de trazer a produção atual de arte na instituição.

Do extenso acervo, 500 itens foram selecionados e estão disponíveis em plataforma virtual para o acesso do público em geral por meio do link museu vivo.cândido.org.br.

“Vale destacar o valor artístico das obras produzidas por usuários do Serviço de Saúde, que hoje integram o acervo do Museu Vivo. Dezenas de artistas já participaram de exposições, salões e concursos de arte fora do contexto terapêutico, tendo recebido prêmios, além de reconhecimento e visibilidade nacional e internacional. A organização do acervo e sua disponibilização para pesquisas no campo da arte propiciará a ampliação da circulação dessas obras, bem como do reconhecimento de seu valor artístico e de seus autores”, pontua a gestora Gal de Sordi.

Museu Vivo Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma instituição filantrópica de saúde mental inaugurada em 1924, no distrito de Sousas, em Campinas. As inúmeras atividades no campo da saúde, da convivência da diversidade humana e da cultura, desenvolvidas como processos terapêuticos e de inclusão social, resultaram na produção continuada de um variado e rico acervo que estão hoje no Museu Vivo Cândido Ferreira, que integra a história da saúde mental no país. A sua sede, localizada em área de proteção ambiental do município, conta, ainda, com dois edifícios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – Condepacc.

O acervo congrega artistas periféricos e acadêmicos, da cultura popular e das galerias de arte, passando por movimentos como a arte postal e o grafitti, e manifestações como o carnaval e a capoeira. Essa comunidade produtora de uma cultura crítica, inclusiva e afetiva, estende-se para além da cidade de Campinas, alcançando laços regionais e nacionais.

Serviço:

Exposição “Arte Viva” – Museu Vivo Cândido Ferreira

Local:  Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Rua Antônio Prado, 430, distrito de Sousas – Campinas

Espero que estejam bem!

Até a próxima!

Nome do evento: Atividade Virtual 04 CCII –  Arte viva – Responsáveis: Adrielli Melges / Equipe CCII – Educandário Eurípedes

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *