Atividade Virtual 3 CCII – Desenho de Personagem

Recentemente tivemos um encontro virtual com o tema Festa Julina!

A cultura popular brasileira é muito rica e, principalmente pelo fato de o país ser muito grande, temos muitas regiões, cada uma com a sua cultura e costumes. Recentemente um desenho animado brasileiro ganhou o prêmio de Melhor Animação ibero-americana, será que você consegue adivinhar qual foi?

É o desenho Irmão do Jorel! Tem um episódio só sobre festa junina, exaltando várias características dessa nossa festividade e você pode assistir nesse link. CLIQUE AQUI!

E aí? Conseguiu se identificar com alguma situação ali? As festas juninas ou quermesses que você frequentou tinham alguma coisa parecida com essa do Irmão do Jorel?

O irmão do Jorel passa por algumas situações que muitos de nós passamos em festas populares quando somos crianças: não gostar de alguma comida da festa, ficar nervoso porque gosta de alguém, se divertir com os amigos na festa.

Que tal você buscar na sua memória alguma situação que te marcou em alguma festa popular que você já frequentou, são sempre momentos importantes para nós, né? Caso você não lembre, que tal conversar com a sua família e ver se alguém tem alguma história pra contar sobre uma Festa Junina, um Carnaval ou até uma Virada Cultural.

Você pode escrever essa história do seu jeito e tornar ela divertida! Pra isso ficar mais fácil, você pode primeiro definir quais são os personagens e falar sobre as características deles (físicas e psicológicas): ele é alto ou baixo? Magro ou gordo? Sério ou engraçado? É apaixonado por alguém? Onde trabalha?

Apenas algumas características são o suficiente pra você montar um personagem bem bacana e o mais legal é que você pode se basear na história real para fazer isso, ou seja, você mesmo pode ser o personagem, ou seus amigos e família.

Depois que a história estiver pronta, por que você não tenta desenhar seu personagem principal? Pode usar a imaginação, o personagem É SEU! Tudo bem se não ficar parecido com o real ou se você decidir que quer mudar algumas características. O importante é você se sentir à vontade para criar a pessoa (monstro, E.T, animal?) que participou da história que você escreveu e que você ache que aquele desenho tem a ver com o personagem que você imagina quando a história se passa pela sua cabeça.

DICA: Você pode tentar explorar seu personagem também! Desenhando ele com várias expressões e em diferentes posições, olha esse exemplo:

Personagem

EXTRA: Se interessou sobre cultura popular? Para saber um pouco mais sobre esse assunto você pode acessar essa página AQUI!

E aqui também um vídeo legal se você quiser saber MAIS sobre criação de personagens (lembrando que não existem regras fixas, mas sim muitas maneiras de criar um personagem e essa é apenas uma delas): CLIQUE AQUI!

 

Créditos:

Desenho animado: Irmão do Jorel

Criador: Juliano Enrico

Número de temporadas: 3

Emissora original: Cartoon Network

Personagens: Danubio, Débora, Nico, Tosh, Rose, Rambozo, Lara, MAIS

Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Série Brasileira de Animação

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *