As atividades socioeducativas do CCII CEAK EE

Você já ouviu falar no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional?

“O Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”.

Fonte:https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/suas/servicos-e-programas/convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos

Enquanto parceiro da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, o CEAK Educandário Eurípedes executa esse serviço, conhecido como CCII CEAK EE.

Dentre as estratégias de trabalho, estão as atividades socioeducativas, recurso utilizado para possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.

São inúmeros os desafios enfrentados frente a situação de vulnerabilidade e riscos sociais dos participantes do CCII CEAK EE. Por isso, toda conquista demonstra que os investimentos na área social são fundamentais.

Uma das últimas conquistas está neste relato da Janayna Fantonatt, Educadora Social do CCII CEAK EE:“Hoje conseguimos ter um grande avanço com a Dai ao escrever seu próprio nome sem ajuda e sem copiar! Também conseguimos reproduzir desenho olhando para ele foi uma forma de desenvolver a parte cognitiva, estimulando a percepção visual e a coordenação motora. Além disso, ao colorir sem deixar espaços em branco e tentar manter os limites do desenho, ela está aprimorando suas habilidades motoras finas de forma lúdica e criativa. A influência da arte no desenvolvimento motor e cognitivo é de extrema importância, pois através de atividades artísticas, podemos aprimorar a coordenação entre mãos e olhos, a capacidade de concentração, a criatividade e a expressão emocional”.

Daiana Priscila de Almeida é participante ativa das atividades do CCII CEAK EE, carinhosamente conhecida como Dai, tem uma energia, alegria e sonhos.

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *