Encerramento Turma 1 – Projeto Trampo Jovem 2023

Como parte das ações do Departamento de Iniciação Profissional (DIP) do CEAK Educandário Eurípedes, desenvolvemos o Projeto Trampo Jovem que tem por objetivo de capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mundo do trabalho.

No dia 14 de julho, tivemos a alegria de celebrar com 31 adolescentes e jovens a conclusão das atividades da Turma 1 realizada no primeiro semestre de 2023.

A seguir, o depoimento do Fernando Henrique Talarico, Assistente de Coordenação Pedagógica do DIP, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, contando um pouco sobre o trabalho realizado em 2023.

Um dos maiores desafios da era atual foi conseguir transferir conteúdo do mundo profissional a jovens, que em sua grande maioria, estava desanimado com as aulas online oferecidas pelas instituições de ensino. Vejo que embora a tecnologia tenha permitido a continuidade do processo de aprendizagem durante períodos de distanciamento social, a falta de interação presencial e as dificuldades ligadas ao ambiente virtual têm sido fonte de dificuldade para muitos jovens. Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em aulas online é a falta de motivação. A interação social limitada e a falta de contato direto com os colegas afeta negativamente o senso de comunidade e pertencimento, fundamentais para o engajamento dos jovens. A interação face a face com os educadores é essencial para a compreensão do conteúdo, e a falta desse contato pode gerar frustração e limitações no desenvolvimento acadêmico dos jovens. Em suma, as aulas online representam um desafio significativo para os jovens e educadores, impactando sua motivação, disciplina, interação social e adaptabilidade tecnológica.

Pensando nisso, entre erros e acertos, construímos as aulas do Projeto Jovem de uma maneira que o adolescente/jovem sinta-se motivado, promovendo a interação a todo momento, seja na entrega dos conteúdos em aula, ou no desenvolvimento de atividades em grupo. Hoje permanecemos com o projeto na modalidade online, porque entendemos que assim ele é mais acessível, pois outro grande desafio que enfrentamos, que inclusive já foi tema de debate na Conferência da Assistência Social, é o alto valor do transporte público de em nossa cidade.

Penso que desenvolver um projeto online que possui apenas um encontro mensal, que visa transferir conteúdo sobre mundo do trabalho, em que exercemos a ampliação do repertório cultural, ético, social, acadêmico e principalmente, corporativo, é um ato de luta, luta esta, que só será cessada, quando desfrutarmos de um mundo com oportunidades mais igualitárias.

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

2 thoughts on “Encerramento Turma 1 – Projeto Trampo Jovem 2023

  1. Alzira says:

    Parabéns a toda equipe envolvida , quanta dedicação para o plantio desse projeto e quantos frutos são colhidos.
    É maravilhoso sentir a satisfação de planejar cada atividade, de ouvir e ver cada adolescente e família envolvida.
    Isso dá um TRAMPO e tanto!! Mas vale a pena, pois só se torna um adulto melhor , quando um JOVEM se permite a busca para o novo.
    PARABÉNS!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *