O real significado da Aprendizagem Profissional

Para quem ainda tem dúvida sobre a importância sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 e Lei da Aprendizagem, número 10.097 de 19 de dezembro de 2000, a seguir, temos 08 motivos para compreender o real significado da Aprendizagem Profissional da vida de adolescentes e jovens.

Conforme consta no ECA (Art. 4)

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O direito a profissionalização se qualifica em “formação técnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor (ECA, Art. 62).

A legislação determina todas as orientações para a oferta da aprendizagem profissional, que para além de burocratizar, garante a proteção contra o trabalho infantil. A importância disso? Acompanhe nos relatos a seguir!

Lívia Belcari de Azevedo

“Foi uma longa trajetória de 15 meses, dentro deles grandes mudanças e conquistas. Além do Programa Jovem Aprendiz te preparar para o mundo do trabalho, ele te prepara pra vida, faz você amadurecer bastante. Só vou levar coisas boas de tudo isso, foi muito importante pra minha vida, o que comecei sem vontade alguma de fazer foi se transformando em uma memória inesquecível. Fico por aqui pessoal… e se você que está fazendo o Trampo Jovem estiver lendo isso, NÃO DESISTA os seus esforços não serão em vão”.


Matheus Henrique Lopes de Faria

“Através do Projeto Mãos na Massa eu consegui ingressar no Jovem Aprendiz do CEAK, com algumas ajudas e também esforço próprio. No começo estava sendo difícil, fui retirado da minha zona de conforto para ir trabalhar, pensei até algumas vezes em desistir, mas não deixei esses pensamentos me afetarem, pois sabia que iriam me atrapalhar durante o caminho. Quando percebi, já estava fazendo meu Trabalho de Conclusão da Aprendizagem, o tempo passou voando, consegui muitos aprendizados e amizades que levarei para a vida. Com o apoio de algumas pessoas eu amadureci em vários sentidos, em algumas situações foram mais enérgicos comigo, isso foi muito bom, pois após algum tempo eu percebi que seria um avanço em minhas posturas.  Os jovens deveriam tentar, tentar e tentar sem parar, pois somente assim crescemos e viramos adultos. Se ninguém te der um apoio, seja você mesmo o seu apoio, pois somente assim você sobe na vida. Eu agradeço a todo time do CEAK e também a BRIDGESTONE pois foram peças fundamentais para o meu crescimento profissional e pessoal. Obrigado!”.


Kethallyn Vitória Arcênio Generoso

“No dia 04 de fevereiro me despedi do programa Jovem Aprendiz, onde tive muitas oportunidades, me tornei uma pessoa melhor e foi com toda certeza um ciclo crucial para o meu desenvolvimento, crescimento e amadurecimento. Foram momentos incríveis com pessoas maravilhosas, se eu pudesse dar um conselho para os Jovens Aprendizes que já estão no programa, e para os que ainda vão entrar, é que aproveitem, pois vai passar muito rápido, e no final do contrato só sobra saudade, eu sei que não é fácil, mas no fim vale cada esforço, vou ficando por aqui e só tenho a agradecer ao Programa Jovem Aprendiz.


Davi Martins

“O Projeto Trampolim veio como uma bússola na minha vida, em um momento que eu estava muito indeciso sobre o que faria no futuro, e esse curso me guiou e me introduziu na vida profissional que era uma área que eu não tinha nenhum conhecimento.
Após o Projeto Trampolim veio o Jovem Aprendiz, que me fez colocar tudo que eu aprendi em prática. Foram 15 meses de muito aprendizado e dedicação, também teve alguns dias ruins, mas isso não me fez desistir. Fora o que eu conheci no Trampolim, eu aprendi muitas coisas também no Jovem Aprendiz, como educação financeira, leis trabalhistas, ter mais responsabilidade, a ser mais comunicativo tanto profissionalmente quanto com amigos e familiares. Enfim, o Projeto Trampolim e o Jovem Aprendiz mudaram o caminho do meu futuro, agradeço de coração ao pessoal do CEAK EE e a todo mundo envolvido nos projetos!”


Marcos Antônio Pereira de Carvalho

“Através do Projeto Trampolim, que atualmente é Trampo Jovem, pude ter a oportunidade de trabalhar como Jovem Aprendiz, o que me trouxe uma oportunidade de estar próximo do setor da minha área que sempre sonhei, que é a Tecnologia da Informação. Ser Jovem Aprendiz me fez ter a mente mais aberta para o mundo do trabalho, e fez com que eu criasse mais responsabilidade na minha vida pessoal. Foi um privilégio conhecer profissionais incríveis em que eu tive contato durante esse período de aprendizagem. Tenho a agradecer a todos do CEAK que me ajudaram, tanto eu como meus irmãos. Obrigado pelos ensinamentos, os puxões de orelhas e pelo carinho enorme que vocês têm por mim. Obrigado ao Círculo Militar por me ajudar tanto no pessoal quanto no profissional. Conheci pessoas maravilhosas e legais de se conviver. Obrigado a todos envolvidos nesse período em que passei esse tempo de Aprendizagem”.


Danilo Diniz Tomazio Ferreira

“Estar no Programa Jovem Aprendiz, foi a realização de um dos meus maiores objetivos, iniciar no Projeto Trampolim anteriormente de fato influenciou a iniciar a aprendizagem. Foi uma oportunidade inesquecível em que desenvolvi partes de mim e aprendi coisas que nunca havia feito ou colocado em prática, seja profissional ou pessoal.  Agradeço a equipe Educandário Eurípedes e ao RH e Ambulatório Bridgestone que me acolheram tão bem desde o início e durante todo momento que estive com eles, vou levar para sempre em meu coração assim como as amizades que fiz, foram pessoas que tornaram este período mais leve compartilhando histórias e lembranças que vão estar pra sempre em meu coração!”.


Arthur Rios da Silva

“A minha trajetória no Jovem Aprendiz foi muito boa, sou muito grato ao projeto Trampolim, que agora se chama Trampo Jovem. Eu me transformei em uma pessoa nova, a me entender e aprendi a lidar com pessoas também. Depois da pandemia era muito difícil conversar com pessoas que não eram do meu círculo de convívio, então no projeto eu tive que aparecer para novas pessoas e ter que me expor para socializar. Foi muito difícil para mim no começo, tanto que nas primeiras aulas eu sentia muita vergonha no projeto Trampolim, sentia muita vergonha mesmo, me achava feio, não queria abrir a câmera, mas depois eu fui me acostumando e eu sinto que desde o começo até agora eu perdi muito essa minha timidez, então eu parei de ser tímido e isso foi um dos ensinamentos que eu aprendi também. Tanto de planilhas de Excel, como lidar com meu próprio dinheiro, ética dentro da empresa, entre várias coisas, eu aprendi tudo isso e sou bastante grato. 

Agradeço tanto a Bridgestone quanto ao Educandário Eurípedes, que me ajudaram a crescer como pessoa e como profissional. Hoje em dia eu lido melhor com a minha vida, e eu sei enxergar que o profissional também melhorou. Sou grato ao Fernando, ao Henrique, a todo o pessoal do Educandário, o pessoal da Bridgestone, sou muito agradecido à minha gestora, à Mari, Fabiola, Josiane, e ao time em geral. Sou grato também a todo mundo que me acolheu lá na Bridgestone. Não é tão fácil essa trajetória até aqui, então eu sou muito grato e espero que esse projeto saia abençoando a vida de várias pessoas como abençoou a minha. Sou muito grato também a Deusa, minha mãe, minha família e muito obrigado por tudo”.


Denise Alvarez Gomes

“Gostei muito de trabalhar como Jovem Aprendiz do Educandário Eurípedes, pois foi uma experiência muito boa, aprendi a ter ainda mais responsabilidades, hoje sou muito mais pontual e vou levar todos os ensinamentos que tive nesses 15 meses de contrato para a vida.”

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *