Não é Não

A festa de carnaval começará oficialmente no sábado (10), porém, na prática, foliãs e foliões já brincam nas ruas da cidade desde o último fim de semana. Para orientar e conscientizar o público atendido no Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, realizamos uma roda de conversa com o tema “Não e Não!”.

A frase “não é não” é uma mensagem clara de que o assédio sexual não é aceitável e que as pessoas têm o direito de dizer não a qualquer comportamento sexual inapropriado. Isso significa que, se uma pessoa diz não a um comportamento sexual, não há lugar para insistência ou argumentação. A vontade da pessoa deve ser respeitada sempre. Além disso, é importante que todos nós estejamos cientes de nossos próprios comportamentos e respeitemos o “não é não” das outras pessoas.

Durante a roda, contextualizamos a questão do assédio, do desrespeito e as violações de direitos que acontecem e que não terão passagem nas avenidas. Durante a dinâmica dividimos eles em grupos e distribuímos cenas que acontecem no carnaval e eles foram identificando e contextualizando como agiriam em cada cena, a ideia é conscientizar e prevenir os nossos jovens para que haja um carnaval saudável. “Queremos levar a ideia de uma festa tranquila e com muito respeito às mulheres, sem preconceitos ou riscos à saúde e com muita diversão para todas as pessoas”.

Orientamos também que se você é vítima de assédio sexual, não hesite em procurar ajuda e denunciar o incidente às autoridades responsáveis. Temos a lei 14.786/2023, que foi sancionada recentemente e estabelece o protocolo Não é Não para proteção e atendimento em casos de violência contra a mulher, juntos, podemos acabar com o assédio sexual e construir uma sociedade mais segura e respeitosa para todos.

“Não esqueça, no Carnaval e na vida, não é não! ”

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *