Roda de Conversa – Mundo do Trabalho

Como parte das ações do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII CEAK Educandário Eurípedes, consta as atividades para o apoio e atenção aos estudos, possibilitando a preparação para o ingresso no mundo do trabalho.

Conforme relato da Valquíria Santos, Coordenadora Pedagógica do CCII CEAK EE, “acreditamos que uma das funções do nosso serviço é a proteção do indivíduo, garantindo direitos a população”.

Para alcançar os objetivos do serviço, contamos com parcerias fundamentais para realização das ações em conjunto. No dia 29/08 recebemos no CEAK EE a equipe e adolescentes do COMEC que fazem parte do Sintonizando na TransformAção, com apoio da FEAC, para realização da atividade “Mundo do trabalho e os sonhos que desejamos realizar”.

Essa atividade teve como objetivo buscar reconhecer as capacidades e potencialidades dos indivíduos, promovendo na busca de direitos e espaços de integração relacionados ao mundo do trabalho, bem como o resgate de sua autoestima, autonomia e resiliência. No primeiro foram formados pequenos grupos para as trocas sobre o tema. Foram abordados subtemas como as relações entre trabalho, cidadania e inclusão digital, proporcionando um espaço para o autoconhecimento, estudo do perfil profissional, leitura de mundo e a importância da qualificação. Após a reflexão, com retorno de todos a uma só roda, foram compartilhados o que cada pequeno grupo conversou.

Valquíria destacou que “entendemos que todo mundo começa por algum lugar e a preparação e ingresso do jovem no mercado de trabalho precisa partir de um ponto, sendo consequência de uma vida de estudo e capacitações, além de apoio, aqui no Educandário eles podem encontrar esse apoio em um programa que oferece a eles uma oportunidade de investimento em seus sonhos e projetos profissionais que tem como foco não só o aprendizado dos jovens, mas também a promoções dos nossos usuários. É dessa maneira que o mercado de trabalho ganha jovens profissionais capacitados e prontos para aprender, ao mesmo tempo que esses mesmos jovens encontram a chance de trilhar um caminho promissor, cheio de planos e sonhos”.

Ainda são grandes os desafios para o acesso ao primeiro emprego. Segundo E.P.M de 16 anos, “Olhando para quem entra hoje, a situação é complicada porque se depara com um país que não cresce, um mercado de trabalho com muita gente desempregada. Eu tenho me preparado conseguir entrar”.  Para B.R.L.S, também de 16 anos, “ainda não me sinto pronto, porém preciso entrar no mercado para ajudar a minha família, na verdade nem sei em qual vaga me encaixo”.

Nossos agradecimentos ao COMEC pela parceria. Você pode conhecer um pouco mais da instituição acessando http://www.comec.org.br/.

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *