Se esfria, bora pra cozinha!

Bom dia, boa tarde, boa noite! Como estão essa semana? Estamos com saudades e desejando muita força a todos para passarmos por esse momento difícil!

Enquanto isso, continuamos com nossas atividades online.

Hoje, vamos cozinhar e aprender sobre a historicidade do prato proposto. Vamos lá?

Você já ouviu falar de “Cabeça de galo?”

Acredito que tenha levado ao literal e imaginado a cabeça de um galo. Mas hoje, ao contrário do que se imagina, estamos falando de um prato típico regional muito apreciado na culinária nordestina.  E pasmem, o galo, a galinha e muito menos o pintinho estão presentes nesta receita.

Acredita-se que esse prato venha do período de colonização do Brasil e que é uma herança dos costumes e até meios de sobrevivência dos escravos devido ao seu potencial energético e por ser um potente restaurador de energias.

Apesar de acreditarmos no fato de sua historicidade que vem de boca e boca, passados pela ancestralidade até os dias atuais, não há registros oficiais sobre sua veracidade, porém fica aqui o registro do que é dito ao longo do tempo.

Hoje, esse prato é conhecido nacionalmente e as pessoas adaptam seus ingredientes e até seu nome de acordo com seus gostos e região em que está. Na Paraíba, por exemplo, ele é conhecido como LEVANTA MORTO por ser muito forte.

Vamos experimentar esse caldo tipicamente nordestino sendo feito de um jeito paulista?

Combine de fazer esse prato junto com sua família, peça ajuda a um responsável para utilizar objetos cortantes, peça para ele fazer essa parte. Também peça ajuda para usar o fogo. Todos esses cuidados são fundamentais para você se proteger e fazer a atividade que estamos sugerindo. Lembrando, PROTEÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR!

INGREDIENTES:

5 ovos
1 colher de chá de açúcar
1 molho de tomate
1 tomate médio picado sem sementes
600 ml de água morna
pimenta a gosto
cheiro verde a gosto
4 dentes de alho picado
1 cebola média cortada
1 pimentão verde picado
tempero a gosto

MODO DE PREPARO:

Cabeça de Galo ou Caldo de Ovos

Em uma panela doure a cebola e o alho no óleo. Em fogo baixo acrescente o tomate picado e mexa até que ele comece a se dissolver. Junte o pimentão e o cheiro verde. Acrescente o molho de tomate, água morna, o açúcar, a pimenta e o tempero a gosto. Mexa até que comece a ferver. Quando os ingredientes estiverem borbulhando, quebre os ovos dentro do caldo, de uma leve mexida e espere 5 minutos para desligar a panela. Pronto! Seu caldo de ovos, cabeça de galo, levanta morto ou como preferir denominar está pronto.

Observação: Algumas receitas acrescenta a farinha de mandioca. Isso varia de paladar em paladar… Caso seja do seu gosto você pode diluir 4 colheres de sopa na água morna antes da junção com todos os ingredientes ou acrescentar no seu prato quando for comer.

Aproveite o momento, curta com a família e nos envie uma foto do processo pelo WhatApp

Telefone: (19) 99433-3657 (Ligação Externa e WhatsApp)

Bom apetite e se cuidem!

Assessoria CEAK

2 thoughts on “Se esfria, bora pra cozinha!

    • Assessoria CEAK says:

      Olá Daniela! Exatamente, cada local tem um nome, mas a delícia é a mesma. Aproveite as receitas das sua mãe. São preciosas! Muito obrigada pela sua participação. Grande abraço da Equipe do Educandário Eurípedes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *