Trampo Social! Conclusão Turma 2

No dia 11/11/2021 celebramos a conclusão da Turma 2 do Projeto Trampo Social que aconteceu neste segundo semestre de 2021. Foram 44 inscritos nesta turma, sendo que 15 adolescentes/jovens concluíram sua participação no Projeto Trampo Social com habilidades adquiridas para a atuação como futuros educadores sociais.

O Projeto Trampo Social, parceria entre Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA – Guardinha Campinas), Fundação FEAC e CEAK Educandário Eurípedes tem por objetivo proporcionar processo de formação que forneça aos adolescentes e jovens participantes repertório e experiências práticas para atuação como educadores sociais e referências positivas para outros adolescentes e jovens.

Mesmo com todos os desafios da atividade na modalidade virtual, o desenvolvimento do Projeto potencializou as habilidades dos participantes e apresentou alternativas para a atuação enquanto profissional da educação social, bem como, em outras áreas. Esse resultado está nos relatos de alguns dos participantes:

Gabriela Melo Araújo:

“Com base no que já tinha vivido em 2019, decidi, agora com outros olhos e com outro tipo de presença, retornar ao Trampo Social, expandir ainda mais o meu repertório e compreender o papel do Educador social diante de uma pandemia mundial. Pandemia essa que me trouxe a sensação que nunca iria estar pronta, meus planos para o futuro congelados o tempo acelerado, começo a enxergar minha vida através de outro prisma, colocando a prova minha segurança como educadora. Me tornei ao longo desse processo disposta a entender melhor essa realidade, pois já acreditava que o papel do educador está além do compromisso, ele está na necessidade de trabalhar questões de vida, a autoestima, os projetos pessoais, garantia de direitos, enfim, está nas “subjetividades”. Saio mais segura de mim, conseguindo enxergar minhas potencialidades, entendendo o meu comportamento sempre em um nível mais reflexivo e empático. Saio entendendo que, enquanto não se adquire a confiança, não existe abertura de coração e sem ela, não há educação. Só se educa, amando.”

Maria Emily Moreira Julio

“Eu entrei no trampo social com uma insegurança, com medo de não ser aquilo que eu imaginava a indicação foi de uma assistente social da instituição Seta, foi a melhor coisa eu ter entrado nesse curso. Eu me tornei uma pessoa mais leve de mente aberta para ouvir mais do que falar, aprendi a valorizar as qualidades das outras pessoas, essa jornada me fez prestar mais atenção no que dizer, há momento certo para se expressar e perceber que cada pessoa tem seu ritmo o seu jeito e a sua forma de enxergar o mundo. Estou saindo do trampo social com uma experiência incrível e inesquecível, como tudo na vida vem do acreditar acreditei que este momento chegaria, o caminho por muitas vezes se tornou difícil e eu desisti e depois persisti, e sem sombra de dúvidas que foi uma experiência incrível, eu quero agradecer todos vocês que tornaram esse ambiente muito mais leve e agradável.”

Outro resultado é o Projeto Plantio da Ora – Tá na hora de mudar (CLIQUE AQUI) elaborado por alguns dos integrantes do Projeto Trampo Social como parte do processo de desenvolvimento e participação nas atividades.

Agradecemos a todos pelo apoio e por todo o aprendizado que vivenciamos juntos! Parabéns aos adolescentes e jovens por mais essa conquista!

Quer conhecer mais sobre o Projeto Trampo Social? Acesse https://www.feac.org.br/tramposocial/

Nome do Evento: “Trampo Social! Conclusão Turma 2” – Responsável: Luiz Mendes, Alzira Praxedes e Samanta Braga

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *