Trampo Social! Mais uma conquista!

No mês de Junho/2021, mesmo com todos os desafios com uma pandemia, celebramos mais uma conquista: a conclusão da Turma 1 do Projeto Trampo Social.

O Projeto Trampo Social, parceria entre Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA – Guardinha Campinas), Fundação FEAC, Coletivo Sem Rótulos e CEAK Educandário Eurípedes tem por objetivo proporcionar processo de formação que forneça aos adolescentes e jovens participantes repertório e experiências práticas para atuação como educadores sociais e referências positivas para outros adolescentes e jovens.

A Turma 1 no CEAK EE teve início em 30/03/2021 com 27 inscritos. Após um percurso de 03 meses em atividades na modalidade virtual, 15 adolescentes/jovens concluíram sua participação no Projeto Trampo Social com habilidades adquiridas para a atuação como futuros educadores sociais.

Segundo, Samanta Braga, Educadora Social, “a iniciativa do Projeto Trampo Social trouxe para nós, educadoras e educadores sociais, um fôlego novo no trato com as questões postas nas vivências das vulnerabilidades socioassistenciais, nas práticas da educação social e nas abordagens do setor. Além disso, nos preparou para a dinâmica instaurada pelo cenário da pandemia à um atendimento humanizado, proativo e libertador sem desconsiderar a interdependência saudável e pautada na política da Assistência, entre profissionais e participantes”.

Marina Carvalho, idealizadora do Projeto Trampo Social e grande parceira para sua execução, acompanhou todo o processo, “testemunhar o encerramento do Projeto Trampo Social no primeiro semestre foi como um abraço em tempos de saudade. Poder sentir a possibilidade de conexões verdadeiras (entre jovens, entre educadoras e os jovens), mesmo em um contexto virtual, foi inspirador.  Perceber a capacidade criativa e de soluções com impacto positivo nas apresentações finais evidencia que reconhecendo nossas habilidades e somando a elas outras vivências, olhares e talentos é de uma potência infinita. Sigamos no caminho de nos conectarmos a nós mesmos, uns aos outros e com o mundo ao nosso redor”.

A experiência compartilhada entre os participantes potencializaram suas habilidades, fortalecendo a leitura de mundo e o enfrentamento aos desafios para ingresso no mercado de trabalho, especialmente na área da educação e da assistência social. O aprendizado adquirido de forma coletiva, está consolidado nos trabalhos que foram apresentados no término do Projeto, bem como o vídeo que apresentou uma releitura da célebre reflexão de Paulo Freire sobre “Eva viu a uva”.

Acesse e veja os trabalhos produzidos:

Vídeo “Quem é Eva?” (CLIQUE AQUI)

Agradecemos a todos pelo apoio e por todo o aprendizado que vivenciamos juntos! Parabéns aos adolescentes e jovens por mais essa conquista!

Quer conhecer e participar do Projeto Trampo Social?

Acesse https://www.feac.org.br/tramposocial/

Para participar da Turma 2 no CEAK EE (previsão de início 10/08/21), entre em contato pelo e-mail iniciacaoprofissional.ee@ceak.org.br ou por mensagem WhatsApp (19) 2514-8741.

PARCEIROS

Nome do Evento: “Trampo Social! Mais uma conquista!!!” Responsável: Luiz Mendes, Alzira Praxedes e Samanta Braga Local: Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luiza

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *