XV Conferência Municipal de Assistência Social 2023

Amanda G. Ribeiro

Como parte das estratégias metodológicas do CCII CEAK Educandário Eurípedes está a ação “Informação e comunicação sobre os direitos e formas para o seu acesso e reclamação”. Em 2023, como uma das propostas para efetivar essa ação, foi a participação na XV Conferência Municipal de Assistência Social. A seguir, o descritivo da Assistente Social do serviço, Amanda Galindo Ribeiro, sobre a nossa participação!

Como profissional do Sistema Único de Assistência Social – SUAS é a primeira participação numa Conferência de Assistência Social. Considero um espaço de mobilização social de extrema importância para garantia e ampliação de direitos. Durante a preparação, através de encontro formativo e Conferência Regional em especial da região norte, possibilitou discussões com profissionais atuantes do SUAS e as diversas dificuldades na execução dos serviços em especial pela defasagem do quadro profissional e recursos insuficientes para execução dos serviços ofertados de forma efetiva.

Houve ressalvas com falas em especial dos usuários sobre os benefícios de transferência de renda que hoje a forma que é ofertado dentro das vulnerabilidades sociais que são emergentes e diversas se tornam insuficientes, sendo necessário um olhar de cuidados dos dirigentes e nossos representantes. Durante todo o processo que participei verifiquei que houve organização e melhorias, entretanto gostaria de deixar dois relatos o site do CMAS não é dinâmico ou facilitador, pois as informações não são atualizadas constantemente e os facilitadores dos eixos devem ser melhor direcionados para que não haja desorganização nas discussões de forma que todos (usuários, trabalhadores e ouvintes) sejam direcionados diante do objetivo principal.

Algo que me fortaleceu foram as falas das usuárias que entendem que ocupar estes espaços são importantes e como esclarecidas saíram, sendo acolhidas por todo o grupo divididos em eixos que usuários estavam presente manifestando suas demandas e necessidades como ocupantes dos espaços.

A usuária Karen descreve:

“Primeiramente, quero dizer que foi prazeroso vivenciar a 15°conferencia do SUAS, pois não tinha ideia de como e dificultoso os serviços da assistência social. Para mim, foi um aprendizado que jamais esquecerei. Também não posso deixar de dizer que sou participante desses serviços. Apesar de não ser como gostaria que fosse esses serviços sim são importante para nos quanto usuárias(os). Vamos lutar para que o Suas que temos, não e o suas que queremos. Sem mais agradeço por tudo”.

Em forma complementar da fala da usuária, relembro um momento em especial, pois no primeiro dia da Conferência se falava muito das questões de trabalho dos profissionais, mas esqueceram de falar da ocupação do usuário em especial para pensar na melhoria das Políticas Públicas voltadas a eles, sendo um momento de discussão mais exaltada, sendo acolhidos pelos trabalhadores de Organização da Sociedade Civil – OSC e sentindo ausência do setor público com direcionamento das questões de trabalho.

A usuária Rose que esteve acompanhada do esposo, verbaliza que a Conferência foi legal, pois conseguiu entender melhor seus direitos e conversar com outros usuários que utilizam diversos serviços.

Quer saber mais sobre as atividades do CEAK Educandário Eurípedes? Entre em contato pelo e-mail adm8.ee.cml@ceak.org.br ou pelo WhatsApp (19) 99433.3657.

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *