Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 3

Olá pessoal!

Depois da caminhada que realizamos com a temática convivência, vulnerabilidades e fortalecimento de vínculos, chegou o momento de registrar o aprendizado e os conhecimentos adquiridos.

Na Primeira Parte da Atividade 3 conhecemos um pouco sobre vulnerabilidades a partir da palestra Convivência, Vínculo e Proteção Social.

Na Segunda Parte pesquisamos um pouco mais sobre o Sistema Único da Assistência Social, o SUAS, para uma reflexão junto a Abigail Torres com a temática Segurança de Convivência e Vínculos como Expressão de Proteção Pública.

Nesse curto espaço de tempo para tanta reflexão, nos preparamos para um mergulho na área que atuamos, a Assistência Social. Nesse processo, podemos molhar os pés, molhar até o umbigo ou corpo inteiro, para conhecer ainda mais a estrutura deste importante sistema.

A tarefa da Terceira Parte da Atividade 3 será um registro por escrito do conhecimento adquirido neste processo, apresentando as informações que ampliaram seu repertório profissional e uma avaliação do bate papo virtual com Abigail Torres realizado no dia 23 de junho.

Na escrita você pode incluir suas anotações, pesquisas, citações de autores que consultou, imagens, artes da reflexão, falas da Abigail, poemas, prosas e poesias, vivência de atividades, depoimentos!

Informamos que esse material será disponibilizado gratuitamente à Abigail Torres para divulgar o trabalho realizado e ampliar os diálogos. Caso não autorize o compartilhamento da sua produção, solicitamos, por favor, nos informar.

Para complementar os estudos, indicamos o caderno Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disponível AQUI:

A produção da Terceira Parte – Atividade 3 deve ser enviada até 03 de julho de 2020 (sexta-feira) para o e-mail da Coordenação Técnica (c.tecnica.ee@ceak.org.br).

 Uma ótima pesquisa para todos!

Qualquer dúvida, nos comunique!

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 2

Olá pessoal!

Como foi conhecer um pouco mais sobre Convivência, Vínculo e Proteção Social com a Abigail Torres?

Esclareceu? Ficou com dúvidas? Surgiram questionamentos?

Enquanto profissionais da área social, faz-se necessário ampliar nossos conhecimentos sobre as Políticas Públicas, especialmente o Sistema Único da Assistência Social, conhecido como SUAS.

“A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social” (FonteGoverno Federal – Ministério da Cidadania, consultado em 15/06/20)

Navegando pelo universo virtual, podemos encontrar algumas informações interessantes sobre a história da Assistência Social no Brasil. Uma rápida consulta nos permite compreender que a Assistência Social não é favor, é DIREITO.

Desta forma, a tarefa da segunda parte da Atividade Virtual 3 é refletir sobre as seguintes questões:

  • Quais vulnerabilidades sociais identificamos neste momento de pandemia?
  • Qual a importância do SUAS frente a essas vulnerabilidades sociais?
  • Qual nosso papel enquanto profissionais da Assistência Social frente a garantia dos direitos?

Faça pesquisas, converse virtualmente com os profissionais da equipe, formule sua reflexão para discuti-la junto com a Abigail Torres no dia 23/06/2020, terça-feira, às 9h30.

Uma ótima pesquisa para todos!

 Qualquer dúvida, nos comunique!

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Atividade Virtual – Pedagógica – Semana 3

Olá Amigos,

ainda sobre o livro Margarida Friorenta”, de Fernanda Lopes de Almeida, da Editora Ática, propomos, para essa semana, uma roda de conversa, que esteja relacionada ao livro, resgatar este momento e fazer uma reflexão sobre a história.

Momento da Atividade:

Realizar um vídeo, como se estivesse uma roda, e contar um pouco sobre o livro, em referência ao que o outro sente.

 DICA IMPORTANTE:

*Organize um ambiente legal, um horário tranquilo, dentro do que for possível, para realização do mesmo.

Descrição da Atividade:

Para a realização desse vídeo, procure um lugar tranquilo, que você possa descrever sobre a releitura do livro Margarida Friorenta. Utilize o mesmo link. Clique aqui!

Obs. Lembre-se! Essa é uma atividade individual, sendo profissional e institucional, entre o funcionário e a Direção Educacional Creche Mãe Luiza.

***Envie sua produção por e-mail: d.educacional.cml@ceak.org.br  ou pelo WhatsApp (19) 9 9429-2783, até 19/06/2020

Regina Morais – Diretora Educacional – Creche  Mãe Luiza

Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 1

Cara Equipe!

Iniciamos nossas atividades virtuais explorando nossos sentimentos e experiências com filme e música. Diante do isolamento social que continua, vamos avançar um pouco mais em nosso ambiente de trabalho virtual, fazendo uma ponte entre nossos vínculos e o quanto estamos vulneráveis na atual situação, capacitando-nos ainda mais para exercer nosso papel na área social.

Orientações para a Atividade Virtual com o tema: Vulnerabilidades e vínculos

Vamos relembrar… Segundo o dicionário de sinonimos.com.br online:

  • Vulnerabilidade: qualidade do que é vulnerável, delicadeza, destrutibilidadade, fragilidade, fraqueza, indefensibilidade, insegurança, instabilidade.
  • Vínculos: elo, amarra, ligação, conexão

Segundo Abigail Torres, uma das autoras do Caderno Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, MDS, 2013) os sinônimos dessas duas palavras abrangem o cotidiano que trabalhamos e vivenciamos, vamos conferir?

Como ponto de partida propõe-se o entendimento de convivência e vínculos como um atributo da condição humana e da vida moderna, que se dá entre sujeitos de direito que se constituem a medida que se relacionam (BRASIL, MDS, 2013, p. 17).

Para a vulnerabilidade:

 Não se encontra uma definição que vocalize as diversas áreas do conhecimento, atribuindo um sentido unívoco à vulnerabilidade, apesar de existir um relativo consenso, em termos genéricos, de que ela é o resultado da confluência da exposição aos riscos, da incapacidade de resposta e da inabilidade de adaptação (VIGNOLI, 2002, p. 95). Nessa acepção, a vulnerabilidade pode ser uma condição dos atores frente a acontecimentos adversos de variadas naturezas: ambientais, econômicas, fisiológicas, psicológicas, legais e sociais, ao mesmo tempo em que pode ser uma abordagem para a análise de diferentes tipos de riscos e de respostas, de ofertas de assistência, ocorridas em sua materialização (BRASIL, MSD, 2013, p. 27).


TAREFA: Como é um assunto fundamental para o desenvolvimento das ações junto aos participantes das atividades do Educandário Eurípedes, vamos adentrar neste reflexão a partir dos estudos da Dra. Abigail Silvestre Torres.

Nessa Primeira Parte da Atividade 3, indicamos assistir até 19 de junho (sexta-feira), a palestra Convivência, Vínculo e Proteção Social.

Para acessar clique aqui!

Fonte: Página Facebook do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

#FICADICA: anote as dúvidas, curiosidades e possíveis perguntas sobre a fala da Dra. Abigail 😉

Bom encontro com Abigail!

Qualquer dúvida, nos comunique!

Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Informativo Virtual – Projeto Renascer – Sobre o Aleitamento Materno

Será que você já parou para pensar que o leite materno pode trazer vários benefícios à saúde? Infelizmente algumas mães não conseguem produzir leite materno e precisam de doação.

O leite é produzido de acordo com o que o bebê mama e a cada mamada. Assim, as mães que têm gêmeos também conseguem produzir leite suficiente para os dois bebês. Importante destacar que também é recomendável que as mamães aumentem o consumo de água e de sucos de fruta naturais.

Não existe leite fraco. O leite materno é o melhor alimento para os bebês devido tanto às suas propriedades nutricionais em quantidade e qualidade ideais, como também a suas propriedades imunológicas, protegendo contra infecções respiratórias, diarreias, promovendo saúde e permitindo um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Até as mães desnutridas são capazes de produzir um leite de qualidade.

O leite humano é o alimento ideal e mais completo para o bebê e deve ser oferecido de forma exclusiva até os seis meses de idade (ou seja, não há necessidade de oferecer água, sucos ou chás) e de forma complementar com outros alimentos a partir dos seis meses até os dois anos ou mais. Caso o bebê esteja perdendo peso, ou tenha alguma dificuldade com a amamentação, procure apoio e suporte para amamentar no Banco de Leite Humano.

Não existe tempo de mamada. O bebê é quem decide quanto tempo vai durar cada mamada. O leite do final da mamada contém maior quantidade de gordura, fazendo o bebê ganhar peso e ficar saciado.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Qualquer quantidade de leite pode ajudar. 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para doar e fazer a diferença.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais.

Banco de Leite Humano Centro de Lactação da Maternidade de Campinas

Avenida Orozimbo Maia, 165 Vila Itapura – CAMPINAS , SP

Fone: (19) 3306-6039  com hora marcada – realiza coleta domiciliar

Fonte: CN3 – Consultoria em Nutrição (Empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes)

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 3B

Olá, Amigos Colaboradores!

Será que você sabe exatamente como é a forma adequada de usar as máscaras faciais (veja o cartaz divulgado pelo Ministério da Saúde)?

Atividade Semana 3_Figura uso mascara

  • colocar a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar as lacunas entre a face e a máscara;
  • enquanto estiver em uso, evitar tocar na máscara;
  • remover a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não tocar na frente, mas remover por trás);
  • após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente na máscara usada, higienizar as mãos usando produto alcoólico ou água e sabão se as mãos estiverem visivelmente sujas.

Atividade Semana 3_Figura uso mascara2

Hábitos novos…. Aprendizado novo!

Não será nada fácil nos acostumarmos com este “NOVO NORMAL”!

Mas, muito necessário para nossa saúde e convivência de agora em diante.

Diga para a gente, como está sua aceitação quanto a este quesito? Como tem se sentido com esta nova exigência em sua vida? Você tem conseguido administrar este novo acessório?

Você poderá mandar seu depoimento através de um vídeo, texto, desenho, recortes de revista/jornal, um áudio, alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

ATENÇÃO Pessoal! A tarefa da Atividade Virtual 3B deve ser enviada para o número (19) 99436.1552 até dia 22 de junho (segunda-feira).

Contamos com a sua participação!

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Fonte: Ministério da Saúde

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3 (empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 3A

Colaboradores, vamos lavar as mãos?

Será que você sabe exatamente qual é a forma adequada para lavar as mãos? E quando não é possível lavar as mãos, sabe a forma adequada de utilizar o álcool gel?

Atividade Semana 3_Figura lavar as maos

 

Nada fácil adquirir novos hábitos, não é mesmo?

A Higiene das mãos é de suma importância em qualquer atividade nossa diária, seja em casa ou fora dela. As mãos são nossas ferramentas de ação constante.

Repensar o cuidado com elas durante nossas atividades de trabalho será de extrema preocupação.

Reflita sobre esta mudança de hábitos e nos diga como isto refletirá em sua atividade profissional.

Atividade Semana 3_Figura uso alcool

 

 

 

Pode ser um vídeo, texto, desenho, recortes de revista/jornal, um áudio, alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

ATENÇÃO Pessoal! A tarefa da Atividade Virtual 3A deve ser enviada para o número (19) 99436.1552 até dia 22 de junho (segunda-feira).

Contamos com a sua participação!

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Fonte: Prefeitura de Campinas

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3. (Empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

Entrega de cestas básicas: atendimento remoto e garantia de direitos

Em continuidade às ações de atendimento às famílias participantes dos serviços da Assistência Social do Educandário Eurípedes, no dia 22 de maio foi realizada a distribuição das cestas básicas arrecadadas, através de doações, para as famílias do CCII (Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional), Projeto Trampolim e Programa Jovem Aprendiz, além de algumas famílias da comunidade de Campinas. A partir dos contatos realizados pelo Serviço Social foram distribuídas 222 cestas básicas, com 2105 itens.

Na mesma data, a equipe da Creche Mãe Luiza realizou as ações de atendimento às famílias da Educação Infantil com a distribuição de 131 cestas, que foram enviadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Conforme orientações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Educação, as equipes do Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luiza mantêm o contato com as famílias e usuários de forma remota, acompanhando e realizando as orientações necessárias.

A partir destes contatos foram identificadas famílias para receberem o apoio com a cesta básica, contribuindo neste momento de grandes desafios frente à pandemia da COVID-19.

Seguindo as orientações das autoridades da área da saúde, os mantimentos foram distribuídos com todos os cuidados e proteções (organizado espaço aberto, atendimento individual, sem aglomeração, uso de álcool gel, máscaras, luvas, avental e higienização do espaço a cada atendimento).

O atendimento remoto tem feito a diferença no fortalecimento de vínculos e atenção às famílias e usuários, garantindo os direitos e o apoio neste momento.

Relatos como “Gostaria de agradecer novamente a cesta de alimentos, muito obrigada será de grande ajuda para nós”, “quero agradecer a todos vocês, muito obrigado pela cesta básica e agradecer a ajuda que vocês estão dando a minha família Deus abençoe a todos e ilumine suas famílias”, demonstram a importância do trabalho realizado pela Assistência Social e Educação.

Equipe Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luiza

Confira como aconteceu a entrega!