Rimas, Versos e Estrofes

Quantos de vocês já viveram momentos marcantes da vida? Ou tem habilidades que falam por você? E até mesmo tem traços únicos e incomparáveis? Sem sombra de dúvidas todos têm alguma preciosidade dentro de si, algumas ainda guardadas em caixinhas do imaginário esperando ser despertadas, outras já descobertas e em lapidação!

Nossa Oficina traz a possibilidade de externar essas características através da rima. Certamente em algum momento nós já “brincamos de rimar”. Então, bora transformar essas rimas em versos e os versos em estrofes?

Revele algo sobre você! Conte sobre um momento marcante, sentimentos que estão guardados, particularidades da sua personalidade! O importante é deixar que a imaginação flua sem restrições. Vá escrevendo, fazendo tentativas, mesmo que pareçam um tanto desconcertadas a princípio. É na experimentação que nos aprimoramos!

BEAT:

Assista ao vídeo que preparamos para você!

Clique na aqui ou na imagem!

Se esfria, bora pra cozinha!

Bom dia, boa tarde, boa noite! Como estão essa semana? Estamos com saudades e desejando muita força a todos para passarmos por esse momento difícil!

Enquanto isso, continuamos com nossas atividades online.

Hoje, vamos cozinhar e aprender sobre a historicidade do prato proposto. Vamos lá?

Você já ouviu falar de “Cabeça de galo?”

Acredito que tenha levado ao literal e imaginado a cabeça de um galo. Mas hoje, ao contrário do que se imagina, estamos falando de um prato típico regional muito apreciado na culinária nordestina.  E pasmem, o galo, a galinha e muito menos o pintinho estão presentes nesta receita.

Acredita-se que esse prato venha do período de colonização do Brasil e que é uma herança dos costumes e até meios de sobrevivência dos escravos devido ao seu potencial energético e por ser um potente restaurador de energias.

Apesar de acreditarmos no fato de sua historicidade que vem de boca e boca, passados pela ancestralidade até os dias atuais, não há registros oficiais sobre sua veracidade, porém fica aqui o registro do que é dito ao longo do tempo.

Hoje, esse prato é conhecido nacionalmente e as pessoas adaptam seus ingredientes e até seu nome de acordo com seus gostos e região em que está. Na Paraíba, por exemplo, ele é conhecido como LEVANTA MORTO por ser muito forte.

Vamos experimentar esse caldo tipicamente nordestino sendo feito de um jeito paulista?

Combine de fazer esse prato junto com sua família, peça ajuda a um responsável para utilizar objetos cortantes, peça para ele fazer essa parte. Também peça ajuda para usar o fogo. Todos esses cuidados são fundamentais para você se proteger e fazer a atividade que estamos sugerindo. Lembrando, PROTEÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR!

INGREDIENTES:

5 ovos
1 colher de chá de açúcar
1 molho de tomate
1 tomate médio picado sem sementes
600 ml de água morna
pimenta a gosto
cheiro verde a gosto
4 dentes de alho picado
1 cebola média cortada
1 pimentão verde picado
tempero a gosto

MODO DE PREPARO:

Cabeça de Galo ou Caldo de Ovos

Em uma panela doure a cebola e o alho no óleo. Em fogo baixo acrescente o tomate picado e mexa até que ele comece a se dissolver. Junte o pimentão e o cheiro verde. Acrescente o molho de tomate, água morna, o açúcar, a pimenta e o tempero a gosto. Mexa até que comece a ferver. Quando os ingredientes estiverem borbulhando, quebre os ovos dentro do caldo, de uma leve mexida e espere 5 minutos para desligar a panela. Pronto! Seu caldo de ovos, cabeça de galo, levanta morto ou como preferir denominar está pronto.

Observação: Algumas receitas acrescenta a farinha de mandioca. Isso varia de paladar em paladar… Caso seja do seu gosto você pode diluir 4 colheres de sopa na água morna antes da junção com todos os ingredientes ou acrescentar no seu prato quando for comer.

Aproveite o momento, curta com a família e nos envie uma foto do processo pelo WhatApp

Telefone: (19) 99433-3657 (Ligação Externa e WhatsApp)

Bom apetite e se cuidem!

FAÇA BONITO! Proteja nossas crianças e adolescentes!

O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir de 2000, a data foi oficializado pela Lei 9.970 em referência a violência sofrida pela menina Araceli Crespo, tendo sido sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Muito mais do que marcar a violência, continuamos diariamente no combate a todos os tipos de violência.

Nosso manifesto pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso Brasil.

Assista ao vídeo que preparamos! CLIQUE AQUI!

Junte-se a nós! É hora, é momento de se informar! Seja um agente para vidas transformar!

CEAK – Educandário Eurípedes.

Bazar EE no Instagram!

O Bazar do Educandário Eurípedes chega ao Instagram!! Este é mais um canal para auxiliar nas suas compras. Neste canal, você poderá reservar os itens que te interessam, indicar para os seus amigos e retirar em nossa loja física com toda segurança e praticidade!

Serão realizadas postagens com itens especiais e preços super acessíveis. Basta você enviar uma mensagem com as informações indicadas em cada post e garantir a sua compra, mas corra que são itens únicos.

O horário de funcionamento do Bazar é aos sábados, das 9h às 13h.

Lembramos que toda a renda adquirida com as vendas dos nossos produtos são revertidas para as obras assistenciais do Educandários Eurípedes que atende adolescentes, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. O EE é um dos departamentos socioassistenciais do Centro Espírita Allan Kardec de Campinas.

Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/bazareducandarioeuripedes 😉

Banda que não existe

Bom dia, boa tarde, boa noite! Como estão essa semana? Estamos com saudades e desejando muita força a todos para passarmos por este momento desafiador!

Enquanto isso continuamos com nossas atividades online.

Veja esse perfil do Instagram: https://www.instagram.com/bandasquenaoexistem/

Esse perfil reúne ideias de bandas que não existem! O artista criou o nome da banda, do álbum e a arte da capa para cada uma delas.

Se você tivesse uma banda, o que teria pra dizer?

Sobre o que seriam as letras?

Que tipo de música você faria?

Como seria a capa e o verso do seu cd?

Que tal usarmos a ideia desse perfil do instagram e criarmos nossa banda que “não existe”?

Defina um estilo musical e crie um nome para a sua banda!

Depois pense em 3 letras de músicas que definam a sua identidade como artista!

Em seguida pense numa foto ou em um desenho que represente a capa desse seu álbum. Como representar essas 3 músicas em uma só figura?

Faça um rascunho desse desenho! Não finalize ainda, pois é preciso decidir o nome do álbum e onde ele e o nome da banda vão ficar localizados dentro da capa. Veja os exemplos do perfil se quiser e procure capa de CDs de bandas ou artistas que você goste para ter de referência!

Bora lá? Hora do show!

Equipe CCII Educandário Eurípedes

Relaxar!

Olá Pessoal!

Como vocês estão?

Essa semana realizaremos alguns exercícios com a bolinha que veio no nosso “KIT Pedagógico” (caso você não conseguiu retirar o KIT, avise a equipe). Você também podem usar alguma bolinha parecida com essa.

Faremos algumas massagens bem práticas e simples de realizar que vão aliviar a tensão muscular, relaxando e ativando a circulação sanguínea.

Bora lá?

CLIQUE AQUI e acessa nossa atividade! Contamos com sua participação!

Clique na imagem e vamos relaxarrrrrr!!!

Equipe CCII Educandário Eurípedes

Bazar Educandário Eurípedes: horários de atendimento

O nosso horário de funcionamento é sempre aos aos sábados, das 9h às 13h. Venha conhecer o nosso espaço e nossos produtos. A renda obtida com a venda dos nossos produtos é revertida para os serviços socioassistenciais e educação no atendimento a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Conheça os nossos trabalhos!

Para deixar doações: segunda a sexta-feira, das 8h às às 11h e das 12h às 16h.
Acompanhe as informações sobre o Bazar Educandário Eurípedes nas nossas redes sociais.

Equipe Educandário Eurípedes

logo-ee

Improviso a partir da Interpretação

Olá, pessoal, esperamos que todos estejam bem!

Na atividade desta semana conheceremos um pouco de Augusto Boal através de um de seus exercícios cênicos.

É bem simples! Basta você escolher uma das imagens apresentadas e interpretá-la. Após fazer isso, crie uma cena improvisada seguindo as instruções do vídeo!

Aqui não tem certo ou errado. É livre e você cria da maneira que se sentir mais confortável.

CLIQUE AQUI e acesse nossa atividade! Contamos com sua participação!

Equipe CCII Educandário Eurípedes