Atividade Virtual e Convivência – mantendo os vínculos fortalecidos

Manter um ambiente de convívio virtual ativo neste momento de pandemia requer planejamento, alinhamento de ideias e uma avaliação compatível com os objetivos de cada encontro virtual.

Neste contexto, desde o início do isolamento social devido a Pandemia do COVID-19, iniciamos esse novo formado de convivência e fortalecimento de vínculos com os adolescentes, jovens, adultos e famílias do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional – CCII Educandário Eurípedes em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura Municipal de Campinas.

Para o desenvolvimento das atividades virtuais do CCII Educandário Eurípedes, conforme informa a Coordenadora Pedagógica, Valquíria Santos “semanalmente planejamos as propostas das atividades virtuais que envolve a equipe, são muitos malabarismos, mas estabelecemos uma meta de estudo e refletimos sobre rotina de trabalho ora com o coordenador técnico ora entre eu e as educadoras, repensamos nossas práticas e acompanhamos as novidades. Foi preciso parar e se ajustar às novas tendências. Antes de qualquer mudança nos processos, precisamos pensar no grupo e quais serão as alternativas mais certeiras para garantir o convívio sem perder o lado humano/acolhedor/afetivo no processo virtual”.

O planejamento envolve pesquisa, reunião via aplicativos de comunicação, produção de materiais e trocas entre educadoras. As educadoras produzem atividades para serem realizadas em casa ora só os usuários ora juntamente com a família. Nos encontros virtuais são trabalhadas reflexões de diversos temas como: quarentena, angustias, saúde emocional, racismo, violência policial, relações familiares entre outros entendendo e procurando ouvir as necessidades dos atendidos. Os encontros virtuais acontecem toda quinta-feira, sendo avaliados através da participação dos adolescentes, jovens e adultos.

Conforme Nota Técnica 03/2020 da SMASDH em seu Artigo 1º “Os serviços socioassistencias de Proteção Básica… deverão ter as atividades coletivas previstas no item 6 do Plano de Trabalho revistas nos termos da presente Nota Técnica, visando a readequação das ações tendo em vista a suspensão temporária de oficinas e atividades coletivas, bem como a necessidade de adequação às medidas de proteção para usuários e trabalhadores.

Seguindo todas as orientações das autoridades públicas, readequamos o trabalho realizado no CCII Educandário Eurípedes, garantindo conforme preconiza o Sistema Único da Assistência Social “garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos”.

 Neste contexto, o CCII Educandário Eurípedes continua o atendimento aos usuários pelos canais de comunicação a seguir. Não deixem de acompanhar nossas postagens nas Redes Sociais!

Telefone: (19) 99433-3657 (Ligação Externa e WhatsApp)

E-mails:   Coordenação Técnica – c.tecnica.ee@ceak.org.br

Serviço Social – ccii.ssocial.ee@ceak.org.br

Pedagogia – ccii.pedagogia.ee@ceak.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/educandarioeuripedes/

Blog: https://ceak.org.br/ee/blog/

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Assessoria CEAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *