Carta às Famílias – Férias CML

 Carta para as Famílias, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas

Senhores pais e/ou responsáveis:

Para coibir a propagação de contágio do Covid-19, as unidades de educação infantil tiveram as atividades suspensas e muitas famílias estão em suas residências seguindo as orientações e normativas das autoridades.

Durante o período de quarentena, é possível que as famílias se perguntem o que oferecer, e como organizar o cotidiano de vários dias com as crianças dentro de casa.

Com a intenção de contribuir com as famílias e de continuar enriquecendo o aprendizado das crianças, encaminhamos algumas sugestões e dicas simples a serem feitas em casa, pois independentemente do espaço e da situação, as crianças terão necessidade de brincar e interagir com os adultos e essas são ações fundamentais para que continuem se desenvolvendo saudavelmente.

  1. É possível separar caixas de papelão e embalagens plásticas, previamente limpas e higienizadas para que as crianças brinquem de faz de conta, pintem as caixas, construam coisas;
  2. Nossos avôs e avós tiveram mais contato com histórias orais do que nós. É possível que os adultos sentem com as crianças para, em alguns minutos, contar algum conto infantil ou simplesmente contar algo ocorrido em sua infância… as crianças gostam de ouvir as
    histórias de outras crianças. Ao invés de contar histórias pode-se cantar músicas;
  3. Separar alguns objetos da casa para que as crianças brinquem de descobrir novos sons e fazer músicas com os diferentes materiais tais como panela, tampas diversas, colher de pau, pote plástico, entre outros objetos que não sejam frágeis, perigosos ou pontiagudos;DesenhoPrefeitura2
  4. Pode-se fazer uma cabaninha com lençol para deixar a criança brincar nela de faz de conta;
  5. Caça ao tesouro: combinar com as crianças a procura por algum objeto escondido em casa. Algumas dicas podem ser dadas para as crianças descobrirem os esconderijos;
  6. Cuidar das plantinhas que estão em casa, plantadas no quintal ou no vaso que enfeita a mesa, por exemplo, é uma ótima experiência para as crianças;
  7. Brincadeiras tradicionais como pular elástico e cama de gato são divertidas e necessitam apenas de um pedaço de elástico… os adultos vão ter que ajudar relembrando suas brincadeiras de infância;
  8. Para quem tem um quintal em casa, será possível brincar de bola, pular corda e amarelinha. Essas são brincadeiras que sempre alegram os pequenos;
  9. O jogo de boliche, também, pode ser organizado com as crianças. Basta disponibilizar 6 garrafas pets e uma bola;
  10. Brincar de estátua: dançar seguindo algum tipo de som e virar estátua
    quando a música parar.

Além das sugestões apresentadas acima, muitas outras propostas estão disponíveis na Internet. Mas, lembrem-se que são os adultos que irão navegar na Internet e verificar se o conteúdo de um site é próprio ou não para a criança.

Para ajudar nessa seleção, listamos alguns links de atividades, vídeos e outros conteúdos desenvolvidos para crianças. Clique em cima de cada palavra destacada para acessar os links

DesenhoPrefeitura3

Portal Lunetas separou uma série de dicas e atividades para reorganizar a agenda em casa durante a quarentena

  • Dicas de Brincadeiras Criativas com objetos simples e que muitas vezes
    estão disponíveis em casa
  • Dicas para uma Quarentena Brincante 
  • Inspirações para deixar o dia com as crianças mais divertido. Férias em Casa!
  • Diversas dicas de leituras brincadeiras na página do Núcleo de Educação e
    estudos da Infância da UFSCAR/Sorocaba 
  • Literatura infantil em libras. Vídeos Mãos Aventureiras
  • Brincadeiras pelo Brasil: Território do Brincar 
  • Brincadeiras africanas para educação cultural
  • Brincadeira e arte
  • Filmes e animações. Programa Cinema e Educação
  • KIDSBOOK – ITAÚ CRIANÇA – A plataforma online do banco reúne atualmente 13 livros infantis –todos disponíveis sem necessidade de preencher qualquer cadastro. Muitas das histórias foram escritas pelo time de frente da literatura contemporânea brasileira, com narrativas animadas que podem ser lidas no celular ou no computador. Eu leio para uma criança!
  • Para curtir com a família os vídeos do grupo de música e percussão corporal. Barbatuques
  • Os videoclipes do Grupo Tiquetê reúnem música, dança, teatro e narração de histórias
  • Os shows do Grupo Trii reúnem músicas e brincadeiras, com repertório autoral e da cultura popular brasileira, com proposta de interagir com crianças e familiares através da música
  • A psicóloga e terapeuta colombiana Manuela Molina elaborou um livro para crianças sobre o COVID-19. A proposta é convidar as famílias a conversarem com os filhos sobre o que sentem diante desse difícil momento que estamos atravessando.
  • Contadora de histórias para crianças Marina Bastos. Vídeos Marina Bastos conta histórias
  • Contadora de histórias para crianças Marina Bastos. Vídeos 

O mais importante, cuidem-se todos! Não cansem de ensinar as crianças a lavarem as mãos.

Logo estaremos brincando juntos novamente.

Prefeitura Municipal de Campinas

Secretaria Municipal de Educação

Departamento Pedagógico

Coordenadoria de Educação Básica

Carta para as Famílias

abril/2020

www.ceak.org.br/ee
facebook.com/crechemaeluiza

Mensagem Virtual 1: Foi Necessário

A partir de hoje vamos postar alguns textos e propor algumas atividades para nossa interação (de casa).

Leia o texto e as mensagens que vamos postar e comente, diga o que você achou, se gostou, o que tem de mais relevante. Você também pode sugerir outros textos para nossas próximas interações. Deixe o seu comentário! Participe! Vamos interagir!

A pergunta de hoje é: o que você está aprendendo com tudo isso que está acontecendo e o que você vai fazer diferente daqui para frente?

Leia o texto de Augusto Cury: 

FOI NECESSÁRIO

Foi necessário um vírus para desacelerar o planeta. E ele veio por uma bofetada na nossa cara
Foi necessário um vírus para olharmos com cuidado, zelo e percebermos a fragilidade dos nossos idosos
Foi necessário um vírus para os pais ficarem com seus filhos e não atribuírem essa responsabilidade aos avós
Foi necessário um vírus para lembrarmos de conversar com Deus, pois isso andava meio fora de moda
Foi necessário um vírus para fazer a gente rezar, para fazermos orações para o mundo e não só para nós
Foi necessário um vírus para voltarmos a ter fé
Foi necessário um vírus para mostrar que classe social, raça, crença, orientação sexual não tem diferença diante de uma epidemia
O vírus fez a gente perceber que somos um, que o individualismo não resolve nada, que precisamos de todos
O vírus deu uma trégua na polaridade, afinal estamos todos no mesmo barco, olhando na mesma direção
O vírus nos privou do abraço para percebermos o quanto ele é valioso
O vírus fez a gente perceber o quanto nossas mãos precisam ser higienizadas e que com esse hábito evitaríamos muitas doenças
O vírus desacelerou até o consumismo, pois as pessoas não vão sair por aí comprando, comprando e comprando! Sairemos de casa para comprar apenas o necessário.
O vírus fez cair os pedidos de fast-foof delivery pois percebemos que cozinhar para nossa família é a forma mais segura de alimentá-los. ( isso andava meio fora de moda)
O vírus veio nos mostrar que o ar pode ficar mais puro com a diminuição de carros circulando, e mostrar que as pessoas podem caminhar mais. (estão evitando o transporte público)
O vírus veio nos ensinar a agradecer todos os dias por estarmos saudáveis
O vírus veio nos lembrar o quanto a vida é frágil e que precisamos cuidar do nosso corpo e da nossa alma
O vírus veio nos mostrar que não devemos subestimar as coisas pequenas. Afinal, ele é tão pequeno, invisível aos olhos e está mudando o comportamento do mundo
Foi necessário um vírus para a gente acordar
E aquele tempo que sempre dizíamos que não tínhamos? Então, o vírus nos mostrou que ele existe.

Augusto Cury

Comente também pelas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos

facebook.com/educandarioeuripedes

Suspensão das atividades dos Projetos do EE

Em virtude da declaração feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) classificando a situação do COVID-19 como Pandemia, somado às orientações do poder público e, pautados pelos princípios éticos, humanos e de respeito a vida, informamos a suspensão das atividades da Educandário Eurípedes por tempo indeterminado.

As atividades do Educandário Eurípedes compreendem os projetos:

  • CCII – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional
  • Programa Jovem Aprendiz
  • Curso de Qualificação e Iniciação Profissional
  • Projeto Trampolim
  • Projeto Renascer

EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com o DECRETO NÚMERO 21.060, DE 15 DE SETEMBRO DE 2020, informamos que a Educação Básica, incluindo a Educação Infantil, não terá as atividades presenciais retomadas no ano letivo de 2020, mantendo-se o ensino na modalidade a distância.

A Creche Mãe Luiza retornará, portanto, com as atividades presenciais com as crianças em 2021.

Solicitamos que acompanhem as atualizações sobre essas informações, bem como o retorno das nossas atividades pelos nossos canais oficiais de comunicação

www.ceak.org.br/ee

facebook.com/educandarioeuripedes

Nosso telefone de contato nesse momento de isolamento social: (19) 9 9433-3657.

Centro Espirita Allan Kardec – Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luíza

Projeto Grupo Renascer para Gestantes

O período de gestação é um momento especial na vida de qualquer família!

Independente de ser desejada ou não, tudo se modifica no meio micro e macro familiar com a chegada de um bebê. O corpo da mulher se transforma, surgem as angústias e os receios e, claro, muitás dúvidas para todos. Como serão os cuidados com o bebê? Será que vou dar conta? Como vamos criar nosso filho? Será que teremos todos os recursos para proporcionar um crescimento saudável? E eu, como será que minha vida será a partir de agora? Será que terei que parar de estudar, trabalhar? E minha vida, como fica?

Embora na nossa cultura o cuidado com o bebê é entendido como instintivo, orientações e informações desde o início da gravidez podem ajudar nesse processo de cuidado com o bebê e também em relação à mulher.

Pensando em tudo isso e, principalmente, no auxílio à mulher, surgiu, em 2019, no Educandário Eurípedes, o Projeto “Renascer Gestantes”, que tem como missão oferecer às gestantes informações, reflexões e acolhimento, como forma de contribuir para que vivam o período neonatal de maneira mais consciente e saudável, visando o desenvolvimento de suas potencialidades e a promoção dos direitos humanos fundamentais.

Além de promover o desenvolvimento humano e social com melhoria no relacionamento familiar da gestante atendida, da sua relação com a gestação e com o bebê, de modo a tornar a mulher mais empoderada diante desse período gravidico- puerperal e mais ativa na comunidade, o Projeto tem como objetivo criar espaço de fala para as gestantes para que possam expressar as as suas angústias, desejos, fantasias e idealizações em relação à maternidade em si e/ou ao tema proposto nas aulas oferecidas nos diferentes módulos.

O Projeto Renascer conta com várias parcerias e articulações institucionais. É realizado semestralmente, devendo ter seu início nos meses de março e setembro, com estimativa de 10 a 12 encontros .

Os encontros acontecem uma vez por semana, toda quinta-feira, no período da tarde, no Educandário Eurípedes.

Para participar é preciso realizar uma pré-inscrição pelo telefone (19) 2514-8702.

As inscrições para a segunda turma, que tem início no dia 12 de março, já estão abertas e os encontros acontecem até o dia 18 de junho. As vagas são limitadas!

Veja como foi o encerramento da primeira turma do Projeto Renascer de 2019.

Esperamos por você!

 

Férias, convivência e fortalecimento de vínculos

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Campinas, o Educandário Eurípedes oferta de forma gratuita e continuada o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional, mais conhecido como CCII Educandário Eurípedes.

Por possuir um caráter continuado de atendimento, mesmo no mês de janeiro, conhecido popularmente pelo “mês das férias”, realizamos o atendimento aos adolescentes, jovens e adultos da região Norte do município de Campinas. Com atividades lúdicas, esportivas e de lazer, a equipe acolheu o público atendido garantindo um espaço de escuta, de convivência social, possibilitando a ampliação do universo informacional, artístico e cultural (Resolução 109 – SUAS).

O brincar, o conviver e o vivenciar experiências construtivas foram as estratégias de trabalho da equipe para as atividades realizadas no CCII. Conforme avaliação de Valquiria Ferreira, pedagoga do CCII Educandário EurípedesA proposta de férias foi pensado em proporcionar momentos de integração entre os dois períodos oferecendo um tempo de qualidade com ações visando fortalecer vínculos e um espaço de convívio e lazer, ora na instituição e ora nos espaços públicos da cidade. Usamos materiais diversificados proporcionando atividades com bola, bexigas, jogos recreativos, musicalização, games e resgastes de brincadeiras antigas, sempre incentivando o gosto pelo brincar pois entendemos que é uma parte importante no desenvolvimento


Para Juliane Marie de Oliveira, 16 anos, participante das atividades do CCII Educandário Eurípedes, compartilhou um pouco do que foi esse período. “O que dizer das atividades de férias desse ano! Essas férias foram incríveis! Teve muita gincana, roda de conversas e jogos, onde trabalhamos em grupo e tivemos que aprender a trabalhar e a se comunicar com pessoas que não tínhamos a menor afinidade. Essas férias foi exatamente igual ou até melhor do que eu imaginava! Com muita diversão, lição e o principal o apoio, ajuda e o respeito dos educadores, sem conta com toda a dedicação da Valquiria para que tudo ocorresse bem! As atividades externas também foram top! Nunca imaginei que poderia conhecer melhor as pessoas com gincanas e jogos, que mostram como aquela pessoa pode reagir em diferentes situações, sair da zona de conforto para andar, conversar e conhecer um pouco mais das pessoas que estão trabalhando conosco e ver que a dificuldade dele talvez seja a mesma que a sua, e você pode ajudar é gratificante. Enfim o que seria dessas férias sem Suca, sem Val e sem o Jessé (Equipe CCII) que já chegou somando e ajudando para que essas férias ocorresse da melhor forma possível! Essa de fato foi a melhor equipe que vocês poderiam ter colocado para comandar essas férias INCRÍVEIS!


Desta forma, você que reside nos bairros da região do Santa Mônica, Vila Nova, Vila Costa e Silva e Vila Miguel Vicente Cury, tem mais que 15 anos e ficou curioso em conhecer um pouco mais das atividades do CCII Educandário Eurípedes, entre em contato conosco!

As atividades acontecem de Terça, Quarta e Quinta-feira, no período da manhã ou no período da tarde em nossa sede na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 750, Vila Nova, Campinas (ao lado da Bambini).

Veja um pouco sobre nossas atividades nessas férias! Aguardamos sua visita! 

Equipe CCII Educandário Eurípedes

Aprendizagem Profissional – A Garantia do Direito!

Em consonância com a Lei Federal 10.097/2000, o Educandário Eurípedes realiza a Aprendizagem Profissional de Adolescentes e Jovens tendo como objetivo “atender adolescentes estudantes de escola pública, e de famílias de baixa renda e público prioritário, possibilitando a formação técnico-profissional metódica compatível com seu desenvolvimento, físico, moral e psicológico respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”.

Durante o desenvolvimento das Atividades Teóricas ao longo do ano de 2019 os educadores identificaram muitas habilidades dentre os adolescentes e jovens pouco exploradas. Foi então que surgiu a ideia do Festival de Artes para que os aprendizes apresentassem de forma artística suas habilidades e potencialidades.

A primeira apresentação aconteceu no dia 18 de Outubro entre os próprios aprendizes. A partir do sucesso do trabalho desenvolvido, a equipe sugeriu aos aprendizes repetir as apresentações aos amigos, familiares e orientadores das Atividades Práticas, contudo, de forma coletiva, envolvendo todos os aprendizes.

E assim aconteceu! No dia 16 de dezembro (segunda-feira), na presença dos familiares, amigos e representantes das empresas parceiras, realizamos o Encontro com Famílias, Parceiros e Aprendizes para celebrar as realizações de 2019. Contamos com apresentações musicais, dança e depoimentos dos aprendizes.

Todo esse processo demonstra a importância da Aprendizagem Profissional como uma estratégia para o desenvolvimento pessoal, social e profissional, garantindo os direitos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescentes, Estatuto da Juventude e demais legislações.

Agradecemos aos adolescentes, jovens e famílias por acreditarem no trabalho realizado pelo Educandário Eurípedes.

Agradecemos também aos nossos parceiros, Banco do Brasil, Brigestone, Círculo Militar e Villalva por garantirem o direito a Aprendizagem Profissional de adolescentes e jovens. Confira como foi essa tarde de encontro e muita alegria!


Ficha técnica do evento:

Nome do Evento: Aprendizagem Profissional – A Garantia do Direito!

Data: 16 de dezembro de 2019

Horário: das 17h às 18h30

Responsáveis: Luiz Mendes, Henrique Mazzucatto e Ana Lívia Rocha

Local: Educandário Eurípedes

A importância da Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Conviver: verbo 1. transitivo indireto e intransitivo “viver em proximidade; ter convivência”; 2. transitivo indireto e intransitivo “ter relações cordiais; dar-se bem”. Foi com essa perspectiva, alinhados com a missão do Centro Espirita Allan Kardec e os objetivos do Centro de Convivência, Projeto Trampolim e Programa Jovem Aprendiz que reunimos os adolescentes, jovens e adultos para, a partir da convivência, celebrar as conquistas de 2019.

Reunidos no dia 12 de dezembro (quinta-feira), no Ginásio do Educandário Eurípedes, 140 adolescentes, jovens adultos e equipe da Área Social realizaram um momento de reflexão, confraternização e atividades lúdicas de forma a garantir o que preconiza o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no qual “a proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários” (PNAS, 2004, p. 33).

Foi um momento para que todos os participantes compartilhassem o que desenvolveram em cada uma das atividades que participaram em 2019, bem como fortalecer os vínculos e ampliar a rede de convívio, apoio e amizade. Contamos com um almoço preparado especialmente para a data, tivemos música, apresentação cultural e, o mais importante, a presença daqueles que são protagonistas de toda essa história.

Com foco no desenvolvimento humano, no trabalho da potencialidade e habilidades, contribuímos de forma diária, continua e efetiva com todos aqueles que acessam os serviços oferecidos no CEAK Educandário Eurípedes.

E que venha 2020! Os nossos vínculos se fortalecerão ainda mais!!

Confira como foi essa grande festa!

 


Ficha técnica do Evento:

Nome do Evento: Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Data: 12 de dezembro de 2019 (quinta-feira)

Horário: das 10h às 14h

Responsáveis: Luiz Mendes, Valquiria Ferreira, Rafaella Modesto, Henrique Mazzucatto e Ana Lívia Rocha

Local: Educandário Eurípedes

Encontro com famílias e exposição fotográfica: uma tarde para ficar registrada

No final da tarde da quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, aconteceu o Encontro com Famílias, Adolescentes e Jovens do ano de 2019 do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional (CCII) do CEAK Educandário Eurípedes.

Estiveram presente 110 pessoas, entre familiares, amigos, educandas e educandos que, em conjunto com a equipe do CCII, validaram o objetivo do serviço de “fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, preparando para o mundo do trabalho, ampliando e fortalecendo os vínculos em seu convívio social adequado, prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social”.

Os adolescentes, jovens e adultos deram um show de potencialidades, habilidades, talentos, capacidade física e motora, expressão e cultura corporal com a apresentação teatral, dança em Flash Mob, e apresentação musical.

O encerramento ficou por conta do lançamento da Exposição Fotográfica do Projeto Trampolim, que tem por objetivo “capacitar adolescentes e jovens na perspectiva da educação para e pelo trabalho, com competências de leitura de mundo, protagonismo e empreendedorismo desenvolvidas, para uma inserção diferenciada no mercado de trabalho”. Na exposição, com 220 fotos e 8 banners, os adolescentes e jovens apresentaram a leitura de mundo realizada nessa primeira etapa do projeto em 2019.

Essa tarde ficou marcada para todos que participaram, destacando a importância de um trabalho realizado de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, garantindo os direitos e fortalecendo vínculos! Parabéns a todos!