Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 6

Olá, Amigos Colaboradores!

Você já parou para pensar que começar uma atividade física pode trazer vários benefícios à saúde?

1. ESTABELEÇA UM OBJETIVO CLARO

A primeira coisa que você precisa para iniciar uma rotina de atividades físicas é estabelecer um objetivo claro. Isso significa que o seu objetivo precisa ser específico, fácil e mensurável.

  1. COMECE AOS POUCOS

Devagar e sempre! Esse é um ótimo conselho para quem quer iniciar atividades físicas. É comum, quando a pessoa decide iniciar uma nova rotina, começar com uma mudança radical, da noite para o dia. Isso é um grande erro.

  1. EXERCITE-SE COM PRAZER

A prática de atividade física não deve ser um martírio, muito pelo contrário, ela precisa dar prazer para que se torne um hábito.

  1. ANOTE A SUA EVOLUÇÃO

É muito importante anotar a sua meta e a sua evolução em algum lugar para ter sempre em vista. Pode ser um diário, uma agenda, blog ou mesmo um aplicativo no celular.

  1. BUSQUE MOTIVAÇÃO EXTERNA

Inspire-se em alguém, pode ser uma figura pública, alguém que você admira ou mesmo você. Por exemplo, caso tenha engordado e o seu objetivo seja voltar à medida, use essa referência para se inspirar, e uma foto do passado pode ajudar.

Agora você já sabe o que deve ser feito durante este período com a pratica de atividades físicas de forma correta, sem prejudicar seu corpo e sua mente.

Nos conte: você está se exercitando? Pelo menos um alongamento? Qual foi sua maior dificuldade em iniciar os exercícios físicos? Teve alguma dor? Precisou de algum auxílio profissional? Ou está tirando de letra este seu lado esportista?

Agora que você já aprendeu a importância da atividade física, que tal fazer uma produção? Pode ser um vídeo, texto, desenho, recortes de revista/jornal alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

A tarefa da Atividade Virtual deve ser enviada para o número (19) 99436.1552 até dia 21 de agosto (sexta-feira). Contamos com sua participação!

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3 (empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 5

Olá, Amigos Colaboradores!

Você já parou para pensar quais os cuidados necessários quando vamos às compras para se prevenir do Coronavírus?

  • Nunca fique a menos de um metro de outra pessoa.
  • Considere que sua mão está sempre suja. Então, nunca leve a mão à boca, ao olho, ao nariz ou aos cabelos.
  • Pague suas compras, de preferência, com cartão. Não aceite moedas e notas de papel até depois da pandemia.
  • Guarde álcool gel e álcool líquido 70% com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo)
  • Molhe uma folha de papel toalha com álcool líquido 70% e passe no volante, no freio de mão, na alavanca das marchas, na maçaneta interna da porta, nos controles dos vidros e nos controles do rádio.
  • Não faça desinfecção do carro por fora. Considere sempre que o veículo está contaminado. Feche a porta e desfrute a viagem.
  • Higienize os alimentos ao chegar em casa. Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída (siga as instruções do rótulo) e depois enxágue com bastante água corrente.
  • Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas.
  • Higienize também os produtos não comestíveis. Limpe-os com álcool 70% ou deixe-os ao sol por pelo menos duas horas.
  • Sempre que chegar em casa tire os sapatos, troque de roupa, lave as mãos e os braços (até o cotovelo).
  • É fundamental ter uma roupa de rua. Guarde-a sempre no mesmo lugar e volte a vesti-la somente antes de sair. Não transite com ela pela casa. Caso preferir, coloque para lavar a cada uso.
  • Passe álcool gel 70% uma vez por dia nas torneiras, maçanetas das portas, chaves de casa e do carro, celular e tablet, notebook, teclado e mouse.
  • Em caso de dúvidas lave as mãos. A melhor maneira de combater epidemias é com o engajamento da comunidade. Cuide de você para cuidar de todos.
  • E sempre que sair use máscara!
Compras
Fonte: Ministério da Saúde

Os cuidados serão dobrados nesse momento principalmente quando estamos trazendo alimentos para casa.

Alguns cuidados mencionados são de suma importância para o bem-estar de todos ao nosso redor.

Conta para a gente como você tem feito esses cuidados na sua casa?

Pode ser um vídeo, texto, desenho, recortes de revista/jornal, um áudio, alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

É uma tarefa individual, apenas para ser compartilhada através do nosso contato institucional Educandário Eurípides.

 

A tarefa da Atividade Virtual deve ser enviada para o número (19) 99436.1552 até dia 24  de julho (sexta-feira)Contamos com sua participação.

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3 (empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

A importância do Sistema Único da Assistência Social – SUAS

As vulnerabilidades e riscos sociais da população brasileira são noticiadas constantemente. Neste momento de pandemia causada pela COVID-19, com o agravamento das condições humanas mínimas de vida, fica mais evidente a efetivação das políticas públicas sociais. Dentre elas, destacamos o Sistema Único da Assistência Social – SUAS, mas você conhece o SUAS?

“A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS presente em todo o Brasil. O seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o SUAS articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social” (Fonte: Ministério da Cidadania)

Realizar ações para garantia dos direitos e proteção social aos cidadãos faz parte do trabalho realizado no Educandário Eurípedes. Neste momento de isolamento social, o enfrentamento as dificuldades intensificadas pela pandemia continuam. Para continuidade do acolhimento, atendimento e suporte aos adolescentes, jovens, adultos e famílias, foi adotado o uso de ferramentas virtuais e contato telefônico. A partir das demandas recebidas nestes recursos, foram realizados atendimentos presencias, seguindo as orientações das autoridades de saúde. Confira como tem acontecido as entregas dos kits gestante para as assistidas do Projeto Renascer e das cestas básica para as famílias da CML e EE:

Sabemos que o virtual não substitui o processo de fortalecimento de vínculos presenciais, entretanto, possibilita o acompanhamento e atenção na escuta e apoio as famílias em suas vulnerabilidades.

Valéria
Valéria Costa – Assistente Social – Suporte Assistencial EE e CML

 

“O Suporte Assistencial neste tempo de pandemia tem sido muito importância para as famílias que se encontram em vulnerabilidade social. Os atendimentos estão são realizados através de contatos telefônicos e e-mails, para, por exemplo, entregas de cesta básica mensal”.

 

 

Ana Lívia
Ana Livia Urbini Rocha – Assistente Social – Dep. Iniciação Profissional

“Desde que o Serviço Social do Departamento de Iniciação Profissional iniciou o contato com as famílias do Programa Jovem Aprendiz e Trampolim, em meados de Maio/2020, tivemos um retorno muito positivo e gratificante. Os contatos foram feitos todos de forma virtual ou por telefone, de maneira mais humanizada possível… Diante de todos os contatos realizados, de Maio até o presente momento, pude perceber que o que mais assola essas famílias é a questão do desemprego em massa, consequentemente a dificuldade em sustentar a casa, pagar as contas. Muitas delas conseguiram ter acesso as políticas públicas “emergenciais”, apoio com cesta básica, dentre outros. Porém, mesmo com todo esse “apoio” recebido, seja pelo governo, ou por alguma instituição pública, o nosso contato direto com cada uma delas, fez toda diferença”.

Rafaella
Rafaella Modesto – Assistente Social – CCII

“Mediante a este cenário de Pandemia Mundial, procuramos estratégias em manter os atendimentos às famílias ainda que no trabalho remoto, afinal, entendemos que podemos nos fazer presente mesmo que distantes fisicamente. E assim fizemos, firmando parcerias com instituições locais, as famílias mantem-se assistidas, sendo orientadas sobre a concessão de benefícios. Ainda assim, quando identificado a falta de recursos para suprir necessidades básicas, como alimentação por exemplo, o Educandário Eurípedes disponibiliza doação de Cestas Básicas afim de minimizar tais impactos. Além disso, somos conscientes que o isolamento social traz impactos que vão além do quesito econômico, afinal, precisamos estar psicologicamente preparados para todas as mudanças imbuídas no nosso cotidiano, e que nem todos estão preparados para enfrenta-las. Desta forma, mantemos o contato/acompanhamento com as famílias e usuários através do telefone, WhatsApp e Encontros virtuais pelo Google Meet (mecanismos tecnológicos que nos permite essa “aproximação”). Com tais ferramentas, realizamos atendimentos, os quais podemos analisar a situação sócio familiar. Mas acredito que apesar da possibilidade de utilização que tais mecanismos, o que os tornam efetivos de fato é o vínculo que conseguimos construir com o usuário e seus familiares, o que nos permite identificar algo diferente do comum apresentado pelo usuário, pois nem sempre identificamos um “problema” ou “necessidade” na fala direta, e isso se faz através de uma escuta qualificada com sensibilidade, empatia e acima de tudo do vínculo construído”.

Enquanto instituição e profissionais da Assistência Social, assumimos o compromisso para a proteção da vida e garantia da execução desta Política Pública com igualdade e equidade para quem dela necessitar!

Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 4 – Parte 2

Olá, Amigos Colaboradores!

Durante esse período de pandemia, devido às restrições e necessidades de isolamento social, as crianças ficam mais em casa. Você sabia que os acidentes domésticos aumentaram nesse período?

Não importa a idade, toda criança precisa de atenção. Portanto, nunca as deixem sozinhas realizando atividades que podem ser perigosas, mas os adultos também podem se machucar. Por isso, preparamos para você algumas dicas de prevenção. Veja:

  • Prenda os tapetes soltos ou livre-se deles
  • Veja se o topo e a base das escadas estão iluminados
  • Limpe imediatamente os líquidos derramados
  • Instale barras de segurança e cole fita antiderrapante no piso dos chuveiros
  • Coloque antiderrapantes nos pisos
  • Quando for fazer algum serviço doméstico, atenção redobrada para subir em bancos, escadas, telhados, limpar vidros, lavar pisos escorregadios
Fonte: A Cidade ON

Nessa pandemia temos visto nos jornais notícias que demonstram o contrário sobre o  cuidados com nossas crianças. Não é uma tarefa fácil deixar nossos pequenos entretidos por muito tempo não é mesmo? Como você tem feito durante a quarentena?

Conte para nós gente dicas de atividades que possam ser desenvolvidas para entreter nossas crianças e, se você tem animal de estimação, nos conte também como tem feito para cuidar dos bichinhos.

E, você tem se cuidado? Muitas pessoas tem aproveitado esse momento em casa para realizar consertos e tarefas que costumam ser adiadas, mas muitos acidentes têm acontecido, como cair da escada, do telhado, escorregar, se cortar. Que dicas você pode dar para a realização dessas tarefas domésticas sem se machucar?

Conte para gente tudo isto:  pode  através de um vídeo, áudio, texto, desenho, recortes de revista/jornal, alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

É uma tarefa individual, apenas para ser compartilhada através do nosso contato institucional Educandário Eurípides.

A tarefa da Atividade Virtual deve ser enviada para o número (19)99436.1552 até dia 06 de julho (segunda-feira)Contamos com sua participação.

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3 (empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

Atividade Virtual – Administrativo e Operacional – Semana 4 – Parte 1

Olá, Amigos Colaboradores!

Uma das formas de contágio do Coronavírus é o contato com superfícies e objetos contaminados (como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.) E também com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse.

Veja qual a sobrevida do vírus em várias superfícies:

  • aço inoxidável – 3 dias;
  • plástico – 3 dias;
  • papelão – 1 dia;
  • cobre – 4 horas,

Assim, para desinfetar essas superfícies a limpeza deve abranger todos os possíveis locais que podem estar contaminadas com o Coronavírus presente, incluindo o chão, corrimão, interruptores de luz, superfícies de móveis, chaves, embalagens de produtos, etc.

No caso de utensílios e objetos, a limpeza com água e sabão é eficiente para a descontaminação do Coronavírus. Quando essa limpeza não é possível, é necessário, então, o uso de desinfetantes, que podem ser o álcool etílico nas formas líquido e em gel a 70%, além de hipoclorito de sódio.  

Fonte: Portal Fiocruz

Agora, conte para nós que produtos você tem utilizado em casa! Nessa atividade você nos ajuda com dicas e até mesmo exemplificando o que não deve ser feito na higienização de casa. Pense também sobre o seu local de trabalho: como você deverá se conduzir para manter a higiene neste ambiente que você frequenta todos os dias?

Seu depoimento é muito importante! Pode ser um vídeo, um áudio, texto, desenho, recortes de revista/jornal, alguma maneira que demonstre que você entendeu a importância dessa atividade.

Essa é uma tarefa individual, apenas para ser compartilhada através do nosso contato institucional Educandário Eurípides.

A tarefa da Atividade Virtual deve ser enviada para o número (19)99436.1552 até dia 06 de julho (segunda-feira)Contamos com sua participação!

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes

Essa atividade foi produzida em parceira com a CN3 (empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes). Para saber mais sobre a CN3 clique aqui!

Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 3

Olá pessoal!

Depois da caminhada que realizamos com a temática convivência, vulnerabilidades e fortalecimento de vínculos, chegou o momento de registrar o aprendizado e os conhecimentos adquiridos.

Na Primeira Parte da Atividade 3 conhecemos um pouco sobre vulnerabilidades a partir da palestra Convivência, Vínculo e Proteção Social.

Na Segunda Parte pesquisamos um pouco mais sobre o Sistema Único da Assistência Social, o SUAS, para uma reflexão junto a Abigail Torres com a temática Segurança de Convivência e Vínculos como Expressão de Proteção Pública.

Nesse curto espaço de tempo para tanta reflexão, nos preparamos para um mergulho na área que atuamos, a Assistência Social. Nesse processo, podemos molhar os pés, molhar até o umbigo ou corpo inteiro, para conhecer ainda mais a estrutura deste importante sistema.

A tarefa da Terceira Parte da Atividade 3 será um registro por escrito do conhecimento adquirido neste processo, apresentando as informações que ampliaram seu repertório profissional e uma avaliação do bate papo virtual com Abigail Torres realizado no dia 23 de junho.

Na escrita você pode incluir suas anotações, pesquisas, citações de autores que consultou, imagens, artes da reflexão, falas da Abigail, poemas, prosas e poesias, vivência de atividades, depoimentos!

Informamos que esse material será disponibilizado gratuitamente à Abigail Torres para divulgar o trabalho realizado e ampliar os diálogos. Caso não autorize o compartilhamento da sua produção, solicitamos, por favor, nos informar.

Para complementar os estudos, indicamos o caderno Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disponível AQUI:

A produção da Terceira Parte – Atividade 3 deve ser enviada até 03 de julho de 2020 (sexta-feira) para o e-mail da Coordenação Técnica (c.tecnica.ee@ceak.org.br).

 Uma ótima pesquisa para todos!

Qualquer dúvida, nos comunique!

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 2

Olá pessoal!

Como foi conhecer um pouco mais sobre Convivência, Vínculo e Proteção Social com a Abigail Torres?

Esclareceu? Ficou com dúvidas? Surgiram questionamentos?

Enquanto profissionais da área social, faz-se necessário ampliar nossos conhecimentos sobre as Políticas Públicas, especialmente o Sistema Único da Assistência Social, conhecido como SUAS.

“A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social” (FonteGoverno Federal – Ministério da Cidadania, consultado em 15/06/20)

Navegando pelo universo virtual, podemos encontrar algumas informações interessantes sobre a história da Assistência Social no Brasil. Uma rápida consulta nos permite compreender que a Assistência Social não é favor, é DIREITO.

Desta forma, a tarefa da segunda parte da Atividade Virtual 3 é refletir sobre as seguintes questões:

  • Quais vulnerabilidades sociais identificamos neste momento de pandemia?
  • Qual a importância do SUAS frente a essas vulnerabilidades sociais?
  • Qual nosso papel enquanto profissionais da Assistência Social frente a garantia dos direitos?

Faça pesquisas, converse virtualmente com os profissionais da equipe, formule sua reflexão para discuti-la junto com a Abigail Torres no dia 23/06/2020, terça-feira, às 9h30.

Uma ótima pesquisa para todos!

 Qualquer dúvida, nos comunique!

 Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Atividade Virtual – Pedagógica – Semana 3

Olá Amigos,

ainda sobre o livro Margarida Friorenta”, de Fernanda Lopes de Almeida, da Editora Ática, propomos, para essa semana, uma roda de conversa, que esteja relacionada ao livro, resgatar este momento e fazer uma reflexão sobre a história.

Momento da Atividade:

Realizar um vídeo, como se estivesse uma roda, e contar um pouco sobre o livro, em referência ao que o outro sente.

 DICA IMPORTANTE:

*Organize um ambiente legal, um horário tranquilo, dentro do que for possível, para realização do mesmo.

Descrição da Atividade:

Para a realização desse vídeo, procure um lugar tranquilo, que você possa descrever sobre a releitura do livro Margarida Friorenta. Utilize o mesmo link. Clique aqui!

Obs. Lembre-se! Essa é uma atividade individual, sendo profissional e institucional, entre o funcionário e a Direção Educacional Creche Mãe Luiza.

***Envie sua produção por e-mail: d.educacional.cml@ceak.org.br  ou pelo WhatsApp (19) 9 9429-2783, até 19/06/2020

Regina Morais – Diretora Educacional – Creche  Mãe Luiza

Atividade Virtual – CCII e DIP – Semana 3 – Parte 1

Cara Equipe!

Iniciamos nossas atividades virtuais explorando nossos sentimentos e experiências com filme e música. Diante do isolamento social que continua, vamos avançar um pouco mais em nosso ambiente de trabalho virtual, fazendo uma ponte entre nossos vínculos e o quanto estamos vulneráveis na atual situação, capacitando-nos ainda mais para exercer nosso papel na área social.

Orientações para a Atividade Virtual com o tema: Vulnerabilidades e vínculos

Vamos relembrar… Segundo o dicionário de sinonimos.com.br online:

  • Vulnerabilidade: qualidade do que é vulnerável, delicadeza, destrutibilidadade, fragilidade, fraqueza, indefensibilidade, insegurança, instabilidade.
  • Vínculos: elo, amarra, ligação, conexão

Segundo Abigail Torres, uma das autoras do Caderno Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, MDS, 2013) os sinônimos dessas duas palavras abrangem o cotidiano que trabalhamos e vivenciamos, vamos conferir?

Como ponto de partida propõe-se o entendimento de convivência e vínculos como um atributo da condição humana e da vida moderna, que se dá entre sujeitos de direito que se constituem a medida que se relacionam (BRASIL, MDS, 2013, p. 17).

Para a vulnerabilidade:

 Não se encontra uma definição que vocalize as diversas áreas do conhecimento, atribuindo um sentido unívoco à vulnerabilidade, apesar de existir um relativo consenso, em termos genéricos, de que ela é o resultado da confluência da exposição aos riscos, da incapacidade de resposta e da inabilidade de adaptação (VIGNOLI, 2002, p. 95). Nessa acepção, a vulnerabilidade pode ser uma condição dos atores frente a acontecimentos adversos de variadas naturezas: ambientais, econômicas, fisiológicas, psicológicas, legais e sociais, ao mesmo tempo em que pode ser uma abordagem para a análise de diferentes tipos de riscos e de respostas, de ofertas de assistência, ocorridas em sua materialização (BRASIL, MSD, 2013, p. 27).


TAREFA: Como é um assunto fundamental para o desenvolvimento das ações junto aos participantes das atividades do Educandário Eurípedes, vamos adentrar neste reflexão a partir dos estudos da Dra. Abigail Silvestre Torres.

Nessa Primeira Parte da Atividade 3, indicamos assistir até 19 de junho (sexta-feira), a palestra Convivência, Vínculo e Proteção Social.

Para acessar clique aqui!

Fonte: Página Facebook do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

#FICADICA: anote as dúvidas, curiosidades e possíveis perguntas sobre a fala da Dra. Abigail 😉

Bom encontro com Abigail!

Qualquer dúvida, nos comunique!

Luiz Mendes – Coordenador Técnico – Educandário Eurípedes

Produção da Atividade 3: Luiz Mendes e Alzira Praxedes

OBS.: Essa é uma tarefa de cunho profissional e institucional, sendo utilizada entre o funcionário e a Coordenação da Área.

Informativo Virtual – Projeto Renascer – Sobre o Aleitamento Materno

Será que você já parou para pensar que o leite materno pode trazer vários benefícios à saúde? Infelizmente algumas mães não conseguem produzir leite materno e precisam de doação.

O leite é produzido de acordo com o que o bebê mama e a cada mamada. Assim, as mães que têm gêmeos também conseguem produzir leite suficiente para os dois bebês. Importante destacar que também é recomendável que as mamães aumentem o consumo de água e de sucos de fruta naturais.

Não existe leite fraco. O leite materno é o melhor alimento para os bebês devido tanto às suas propriedades nutricionais em quantidade e qualidade ideais, como também a suas propriedades imunológicas, protegendo contra infecções respiratórias, diarreias, promovendo saúde e permitindo um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Até as mães desnutridas são capazes de produzir um leite de qualidade.

O leite humano é o alimento ideal e mais completo para o bebê e deve ser oferecido de forma exclusiva até os seis meses de idade (ou seja, não há necessidade de oferecer água, sucos ou chás) e de forma complementar com outros alimentos a partir dos seis meses até os dois anos ou mais. Caso o bebê esteja perdendo peso, ou tenha alguma dificuldade com a amamentação, procure apoio e suporte para amamentar no Banco de Leite Humano.

Não existe tempo de mamada. O bebê é quem decide quanto tempo vai durar cada mamada. O leite do final da mamada contém maior quantidade de gordura, fazendo o bebê ganhar peso e ficar saciado.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Qualquer quantidade de leite pode ajudar. 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para doar e fazer a diferença.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais.

Banco de Leite Humano Centro de Lactação da Maternidade de Campinas

Avenida Orozimbo Maia, 165 Vila Itapura – CAMPINAS , SP

Fone: (19) 3306-6039  com hora marcada – realiza coleta domiciliar

Fonte: CN3 – Consultoria em Nutrição (Empresa parceira para orientação e consultoria na alimentação das crianças atendidas pela Creche Mãe Luiza, e jovens e adultos dos projetos assistenciais do Educandário Eurípedes)

Gestão Administrativa Educandário Eurípedes